Nossa Cidade

Cheiro mau de Hortolândia será discutido por vereadores

O mau cheiro em várias regiões da cidade de Hortolândia e as reclamações constantes dos moradores foram discutidas pelos vereadores durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Hortolândia nesta terça-feira (28 de maio). Durante as conversas foi proposta a convocação de uma reunião com a Cetesb pra discutir ações para solucionar o problema que afeta muitos bairros e incomoda moradores.
O tema foi provocado pela Moção de Apelo à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) visando solucionar o problema do mau cheio, apresentada pelo vereador Ananias José Barbosa (PSDB). Durante a discussão do documento, o presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), sugeriu que fosse convocado um representante da Cetesb para debater o problema, o que foi acordado prontamente por todos os parlamentares.

Ao usar a tribuna, Ananias comentou sobre a situação que atinge praticamente todas as regiões da cidade. “O mau cheiro é persistente, faz muito tempo que esta Casa de Lei vem discutindo este assunto buscando amenizar os problemas. A Moção visa buscar uma ação efetiva da Cetesb para encontrar e solucionar o caso, pois ela tem a capacidade de avaliar se o odor forte na cidade pode causar danos à saúde da população, como ânsias e vômitos”, explicou.

Anuncio


Outros vereadores também discutiram o assunto, o vereador Valdecir Alves Pereira, o Nego (SDD), comentou sobre o forte cheiro na região do Jardim Amanda na noite de segunda-feira. “Eu estava em uma reunião e várias pessoas me chamaram a atenção para o mau cheiro. O caso já foi até matéria de jornal na região”, comentou.

A poluição dos córregos e lagoas da cidade foi citada pelo vereador João Pereira da Silva, o professor João Pereira (PR). “Já discutimos o caso da lagoa do Santa Clara e também há problemas no córrego do Santa Clara, na região do Parque Chico Mendes. O mau cheiro da água é muito forte, não sabemos se é de alguma empresa ou conjunto habitacional, mas há despejo irregular neste córrego. E também temos o caso do Jardim Amanda que sofre com a granja de Sumaré. Nossa cidade não pode conviver com uma situação destas, o progresso chegou, mas não podemos aceitar tudo isso”, frisou.

Casos de ligações clandestinas de esgoto foram relatadas pelo vereador José Nazareno Gomes, o Zezé (PT). Ele afirmou que esteve em vários pontos da cidade e constatou que a população está usando a rede de águas pluviais para despejar ilegalmente o esgoto das casas, e que é preciso haver uma fiscalização para acabar com este tipo de irregularidade. “Fizemos algumas vistorias com a Sabesp e com a secretaria de Meio Ambiente e vimos casos de esgoto a céu aberto. Também acompanhei um caso de esgoto jorrando na pista, no Jardim Nossa Senhora de Fátima e a Sabesp entupiu a rede para evitar que continuasse o problema. Vários moradores tiveram problemas pois fizeram ligações clandestinas e com o fechamento do encanamento, o esgoto retornou para dentro das casas”, argumentou.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia

FONTE: Câmara Muncipal Hortolândia

{fcomment}

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo