Nossa Cidade

Cinema e buffets estão entre as atividades que poderão retornar em Hortolândia

Para quem está com saudade de ir ao cinema ou ouvir música ao vivo, a Prefeitura de Hortolândia tem uma ótima notícia. Com a redução contínua e progressiva no número de infectados com a COVID-19, foi publicada, nesta sexta-feira (02/10), uma nova portaria que permite a retomada dessas atividades e dos serviços de buffets. Confira o documento na íntegra clicando aqui.
 
A Portaria também altera as condutas sanitárias a serem adotadas pelos cultos, práticas e celebrações religiosas. Segundo o documento, o tempo para realização destas atividades, no âmbito presencial, foi ampliado de 1h30 para o período máximo de 2 horas de duração.
 
Os buffets de eventos adulto ou infantil, ficam autorizados a retornar suas atividades, respeitando a lotação máxima de 40% da sua capacidade. Entre os protocolos de higiene previstos para a reabertura, estão: controle de acesso ao espaço com aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e o distanciamento entre as mesas de pelo menos 1,5 metros. Os brinquedos de uso coletivo deverão permanecer fora de operação. Essas atividades poderão ser realizadas num período máximo de oito horas, encerrando suas atividades às 22 horas.
 
Já a novidade para quem gosta de música ao vivo é que fica permitida a execução de produções artísticas e culturais, nos locais já liberados para funcionamento como bares e restaurantes, desde que o público permaneça sentado.
 
Para o retorno das atividades no cinema, a Administração Municipal preparou um Protocolo Sanitário específico para ser implantado e garantir a segurança dos frequentadores e funcionários. Entre as adequações necessárias estão a lotação máxima de 50% da capacidade, a utilização do maior número possível de entradas para permitir maior distanciamento entre as pessoas e a demarcação das áreas de fluxo e filas, informando a distância mínima que deverá ser adotada de 1,5 metros. Confira todas as diretrizes, contidas no Anexo III do documento, clicando aqui.
 
Para tanto, é preciso que estes locais atendam integralmente os protocolos sanitários de higiene, previstos no Plano São Paulo do Governo do Estado e nas Portarias e Decretos Municipais. Todas estas novas autorizações não se aplicam à locação de imóveis residenciais para eventos, como chácaras, que devem permanecer com suas atividades suspensas.
 
A publicação da Portaria Conjunta SMG SMS SMDETTI SMPUGE nº 15, de 01 de outubro 2020, começa a valer a partir da data de sua publicação e visa atualizar os protocolos e adequar as regras de funcionamento dos estabelecimentos comerciais existentes no município para que exista um equilíbrio econômico-sanitário permanente na cidade.
 
Hortolândia está na “Fase de Modulação 3 – Amarela” do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo, que permite a abertura de bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias de esporte, conforme estabelecido em Decretos e Portarias Municipais. 
 
Orientação ao comércio durante a pandemia
A Prefeitura de Hortolândia criou, em março, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus para avaliar, propor e colocar em prática medidas de prevenção à disseminação da COVID-19.
 
A Operação de Orientação sobre o Coronavírus nos comércios tem se intensificado, a cada dia. Desde 21 de março, equipes da Administração Municipal percorrem a cidade, de domingo a domingo, das 9h às 22h.
 
De acordo com a Secretaria de Segurança, foram orientados e fiscalizados mais de 3,2 mil estabelecimentos, durante a pandemia, até agora. O trabalho orientativo, para conter a disseminação do vírus, é realizado em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Guarda Municipal, pelo Setor de Fiscalização e pela Vigilância Sanitária.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo