Nossa Cidade

Cinto de segurança reduz em até 75% risco de morte em acidente

Você sabia que apenas 50,2% da população têm o hábito de usar o cinto de segurança no banco traseiro? A utilização deste equipamento é uma obrigação que cabe tanto aos motoristas quanto aos passageiros do veículo. Por isso, manter um trânsito seguro é responsabilidade de todos. O uso do cinto é um dos temas abordados pela Prefeitura de Hortolândia durante as palestras de conscientização realizadas pelos agentes do Departamento de Mobilidade Urbana.

 Nesta sexta-feira (18/09), data em que se inicia a Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura lança a Campanha “Um trânsito em paz é a gente que faz”, com atividades educativas até o dia 25. A programação completa pode ser conferida abaixo. A proposta é mobilizar motoristas, ciclistas e pedestres para a responsabilidade compartilhada. Estudo da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) mostra que o uso do cinto de segurança pelo motorista e passageiro do banco da frente reduz o risco de morte em 45%. No banco traseiro, a redução é de até 75%.

Anuncio


 A dona de casa Bruna Viviane Almeida, de 19 anos, moradora do Condomínio Ypê Rosa, em Hortolândia, ensina ao filho Douglas, de dois anos e meio, desde cedo, a importância do uso do cinto de segurança. “A gente o coloca na cadeirinha, mas ele é um pouco resistente em ficar lá, sentadinho. Então, eu e meu marido ensinamos que se a polícia notar vai brigar com a mamãe e com o papai. Daí, ele obedece”, explica Bruna.

 “Além disso, a gente sempre usa o cinto de segurança, seja no banco da frente ou no banco traseiro. Vi uma reportagem explicando que o maior risco de acidentes é nos percursos pequenos. Por isso, assim que a gente sai de casa, já aperta o cinto”, afirma a dona de casa.

Ações educativas

 Para levar orientação à população sobre o uso de cinto de segurança e outras dicas sobre trânsito seguro, a Prefeitura de Hortolândia realiza uma série de palestras para públicos diversos. Cerca de 2,6 mil pessoas já acompanharam a ação educativa. Além disso, em 2014, 2,5 mil crianças do Ensino Fundamental da rede municipal de Hortolândia participaram do concurso de desenho “Educação para o Trânsito”. Os agentes do Departamento de Mobilidade Urbana também realizam Blitze educativa em diversos pontos da cidade, orientando motoristas flagrados em situação irregular.

 

Dicas de como usar o cinto de segurança corretamente:

 

ü  Ao entrar no veículo, coloque o cinto se segurança imediatamente, para não se esquecer;

ü  Peça que todos os passageiros usem o cinto também, tanto no banco dianteiro quanto traseiro;

ü  Quando o veículo estiver em movimento, mantenha o banco de forma que o cinto de segurança fique sobre o ombro e nunca perto da face ou pescoço;

ü  No caso do cinto abdominal, este deve ter uma pequena folga de aproximadamente três centímetros.

 

Semana Nacional do Trânsito:

 

Sexta-feira (18/09)

Entrega de folhetos e adesivos: rua Luiz Camilo de Camargo, esquina com a rua José Camilo de Camargo

 

Segunda-feira (21/09)

Palestra: Educação de Trânsito

Público alvo: servidores motoristas

Terça-feira (22/09)

Palestra: Educação de Trânsito

Público alvo: alunos do Ensino Fundamental do Iasp (Instituto Adventista São Paulo) e Colégio Objetivo

 

Quarta-feira (23/09)

Palestra: Educação de Trânsito

Público alvo: frequentadores do Centro de Convivência da Melhor Idade (Jd. Amanda) e Colégio Objetivo

 

Quinta-feira (24/09)

Palestra: Educação de Trânsito

Público alvo: jovens alistados

 

Sexta-feira (25/09)

Entrega de folhetos e adesivos: rua Luiz Camilo de Camargo, esquina com a rua José Camilo de Camargo

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo