Connect with us

Nossa Cidade

Cirurgias por vídeo são realidade no Hospital Municipal

Cirurgias video

Equipamento de videolaparoscopia em cirurgias possibilita recuperação mais rápida do paciente e menos risco de infecção

Anuncio

O Hospital Municipal recebeu, nesta segunda-feira (24/07), um novo equipamento de videolaparoscopia, que possibilita a realização de cirurgias guiadas por vídeo. O equipamento já havia sido utilizado de forma experimental em junho. Com o sucesso apresentado na ocasião, a máquina passa a fazer parte do centro cirúrgico da unidade. Essa é mais uma melhoria implantada no hospital pela OS (Organização Social) APGP (Associação Paulista de Gestão Pública), empresa contratada pela Prefeitura, em maio, para cuidar da gestão das unidades de urgência e emergência do município. A Prefeitura realiza uma série de reportagens para mostrar como essas melhorias tem impactado de forma positiva na vida dos pacientes.

O equipamento de videolaparoscopia possibilita que cirurgias de vesícula e hérnia, por exemplo, sejam realizadas sem cortes, o que significa menor tempo de internação, recuperação mais rápida do paciente e menos chance de infecção. O médico realiza duas incisões, uma de cada lado do abdome do paciente, por onde entra, de um lado, uma câmera, e do outro, o instrumento cirúrgico.

De acordo com o médico cirurgião do hospital, Henrique Araújo Kalbermatter, a qualidade de imagem proporcionada pelo equipamento permite a realização de procedimentos com mais segurança, se comparado à cirurgias convencionais. “A primeira cirurgia foi experimental, para avaliarmos a qualidade do equipamento. Tudo atendeu bem nossas expectativas e, agora, este tipo de cirurgia será rotina”, afirmou o médico.

Advertisement

“Além do menor tempo de internação, a cirurgia guiada por vídeo proporciona uma recuperação muito mais rápida do paciente. Em uma semana, ele está apto a retomar sua rotina de trabalho, desde que não faça um esforço físico grande”, destacou Kalbermatter. Com as cirurgias realizadas com corte no abdome, o paciente ficava afastado do trabalho por, no mínimo 15 dias. Além disso, o pós-operatório demandava mais cuidados e maior tempo de internação.

Outra vantagem é a rotatividade de leitos. Se antes, um paciente operado ficava internado até cinco dias, agora, este tempo será reduzido para no máximo dois dias de recuperação. O hospital já investe, inclusive, na criação de um ambulatório de Hospital Dia, com quatro leitos, dedicado à pacientes que realizam cirurgias de pequeno porte e têm condições de receber alta em menos de 24 horas. As macas já foram compradas e, conforme a administração do hospital, os leitos devem entrar em operação na próxima semana.

Centro cirúrgico

No início deste ano, a Prefeitura realizou manutenção em duas salas do centro cirúrgico que estavam desativadas desde o ano passado. As instalações estavam com o foco cirúrgico (lâmpada localizada sobre a mesa de operação) e o aparelho de ar condicionado danificados. Além disso, em uma destas salas, a maca cirúrgica, ou mesa de operação, apresentava falha no acionamento eletrônico. Em janeiro, a Secretaria de Saúde constatou os problemas e solicitou o reparo, que foi concluído em fevereiro.

Advertisement

Atualmente, o centro cirúrgico tem em funcionamento quatro salas de cirurgia: duas para cirurgia geral, sendo uma para procedimentos eletivos e outra para atendimento de emergência; uma para partos normal e cesárea; e uma para exames de endoscopia e colonoscopia, que necessitam de instalações específicas para serem realizados.

Cuidando do hospital

 

A Prefeitura trabalha com o objetivo de colocar a saúde para funcionar. Ao assumir a Administração Municipal, em janeiro, o governo do prefeito Angelo Perugini encontrou o Hospital Municipal de forma precária: macas, equipamentos e diversas instalações precisavam de manutenção, estoques estavam desabastecidos e o prédio apresentava problemas estruturais, entre outros problemas constatados.

Advertisement

Desde então, uma força tarefa tem cuidado de quem cuida da gente: novos serviços no hospital e a reestruturação do atendimento garantem mais organização e segurança na realização dos procedimentos. A compra de novos equipamentos possibilitaram a ampliação do número de leitos de 66 para 73. Além disso, mudanças estruturais, reformas internas e a modernização do centro cirúrgico, como a chegada do equipamento de videolaparoscopia, são outras ações que já estão acontecendo e fazendo a diferença no dia a dia dos pacientes.

“Queremos que a saúde funcione. Apesar de todos os investimentos e esforços, sabemos que ainda há muito o que melhorar. Trabalhamos de maneira incansável para que os pacientes tenham o melhor cuidado possível, com agilidade, conforto e segurança. Para isso, precisamos cuidar do Hospital. Vamos acompanhar de perto o trabalho da OS no Hospital, nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) e no Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para garantir à população um serviço de saúde de qualidade”, enfatizou o prefeito.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

terreno abandonado terreno abandonado
Policial16 minutos ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial28 minutos ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região1 hora ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade2 horas ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial2 horas ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

mega-sena mega-sena
Nossa Região13 horas ago

Aposta de Campinas leva mais de 5 milhões na Mega-Sena 2717

Nesta quinta-feira, 25 de abril, os olhares dos apostadores se voltaram para São Paulo (SP), onde foi revelado o tão...

julia zanatta julia zanatta
Brasil13 horas ago

Comparação entre SC e Maranhão gera controvérsia na política

A deputada federal Júlia Zanatta foi recentemente alvo de críticas após comparar os estados de Santa Catarina e Maranhão em...

Advertisement
cinema

Populares