Nossa Cidade

Coleta seletiva domiciliar começa nesta quinta no Sumarezinho e Rosolen

 

Se você mora no Jd. Rosolen, no Jd. Santa Izabel e no Jd. Sumarezinho, atenção. A partir desta quinta-feira (19/07), a Prefeitura de Hortolândia inicia a coleta seletiva de materiais recicláveis, porta a porta, no seu bairro. Na região do Rosolen, no período da manhã; no Sumarezinho, à tarde. Participar e contribuir com o meio ambiente é muito fácil. Basta separar os itens reaproveitáveis do lixo orgânico comum. Antes de descartá-los, é preciso lavar embalagens, eliminando restos de produtos, e embrulhar vidros quebrados e objetos pontiagudos para evitar acidentes com os catadores. Na coleta seletiva, são recolhidos materiais metálicos, plásticos, vidros e papel/papelão. Todos estes itens podem ser reunidos num mesmo saco plástico ou caixa para coleta.

Anuncio


Esta é a segunda etapa do projeto de ampliação do serviço disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Na primeira etapa, iniciada na quarta-feira passada (11/07), outros três bairros foram contemplados: Jd. Novo Cambuí, Jd. das Figueiras e Jd. São Sebastião, onde a coleta é realizada às quartas-feiras, à tarde. Pela manhã, no mesmo dia, ela acontece no Pq. Ortolândia e no Jd. Firenze, onde foi realizado o projeto-piloto de coleta domiciliar. 

Com o projeto de expansão, ao todo 24 bairros de Hortolândia passarão a contar com coleta seletiva porta a porta (veja lista abaixo). Isso significa que o número de famílias atendidas saltará de cerca de três mil para 20 mil e que aproximadamente 20% dos 114 bairros do município receberão o serviço. 

Para a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a coleta seletiva representa um avanço na cidade, trazendo benefícios muito além da área ambiental. “A importância da separação dos resíduos vai desde a geração de emprego e renda aos impactos ao meio ambiente, à economia aos cofres públicos, à limpeza da cidade e à qualidade de vida, considerando que o acúmulo de resíduos descartados de forma incorreta atrai insetos e consequentemente doenças”, avalia a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

Divulgação da coleta seletiva continua

Para preparar a comunidade para a expansão do serviço, a Prefeitura realiza ação de educação ambiental nos bairros que serão beneficiados pela ampliação. Até quinta-feira (19/07), ele acontece na área beneficiada pela segunda etapa de expansão. Entre 19 e 24 deste mês, as equipes estarão no Jd. Adelaide, Terras de Santo Antônio, Jd. Santa Esmeralda e Chácaras Assay. 

O panfleto distribuído explica o que é a coleta seletiva e orienta sobre o que fazer para descartar corretamente os materiais recicláveis (veja abaixo o que descartar).

Agenda Verde

A coleta seletiva integra o programa Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria, criado pela Administração Municipal para envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. A ação promove palestras de conscientização ambiental e plantio de árvores. Além disso, recolheu desde sua implantação, em março do ano passado, a maio deste ano, aproximadamente 14 mil toneladas de entulho e resíduos inservíveis, descartados pelas ruas de Hortolândia.

A coleta seletiva acontece de dois modos: de maneira voluntária e feita porta a porta. Para a coleta seletiva voluntária a Prefeitura disponibiliza nos bairros dois tipos de equipamentos: os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e outros recicláveis) e os LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis). Existem ao todo 19 equipamentos já implantados, de modo permanente – sete PEVs e 12 LEVs.

Confira os novos bairros que receberão a coleta seletiva, porta a porta:

11/07, quarta-feira –  Jd. Novo Cambuí, Jd. das Figueiras e Jd. São Sebastião

19/07, quinta-feira –  Jd. Rosolen, Jd. Santa Izabel e Jd. Sumarezinho

24/07, terça-feira – Jd. Adelaide, Terras de Sto. Antonio, Sta. Esmeralda e Chácaras Assay

30/07, segunda-feira – Jd. N. Sra de Fátima, Jd. Ricardo, Jd. N. Sra de Lourdes, Chácaras Fazenda do Coelho, Jd. São Benedito, Jd. Viagem, Jd. Sto. Antônio, Jd. N. Sra. da Penha, Jd. Sta. Cândida

10/08, sexta-feira – Pq. Gabriel, Pq. São Miguel, Remanso Campineiro

Veja que material separar para a Prefeitura recolher:

Papel/papelão – jornais, revistas, cadernos, embalagens longa vida, caixas de papelão, cartazes, dentre outros.

Vidro – Garrafas, copos, vidros de conserva, potes e embalagens.

Plástico – Canos e tubos, baldes, garrafas plásticas (PET), sacolas plásticas, brinquedos, embalagens de produto de limpeza e de higiene pessoal.

Metal – Tampas de garrafas, latas de alumínio, panelas, talheres, materiais de ferro, alumínio, cobre e outros metais.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo