Connect with us

Nossa Cidade

Coleta seletiva porta a porta começa nesta quarta-feira (21/03)

imagem 84

 

Se você mora no Parque Ortolândia e no Jd. Firenze, atenção. A Prefeitura de Hortolândia começa, nesta quarta-feira (21/03), a prestar o serviço de coleta seletiva, porta a porta, que representará mais facilidade e comodidade aos munícipes desta região. A cerimônia de lançamento do projeto será às 9h, na praça Vereador José Costa Camargo, na Rua Pastor Germano Ritter, no Parque Ortolândia. Após isso, o caminhão da Horto Ambiental, empresa parceira responsável pela coleta do lixo no município, começa a circular, recolhendo resíduos reaproveitáveis, como papel, vidro, plástico e metal.

Anuncio

A orientação é que os moradores disponibilizem os materiais no próprio dia da coleta seletiva, antes das 8h, horário a partir do qual os resíduos começam a ser coletados. “Todo o material precisa estar ensacado e, se houver descarte de vidro quebrado, este deve estar embalado para não oferecer risco aos coletores e aos catadores na Cooperativa”, salientou o engenheiro do Horto Ambiental, José Baldino Vasconcelos.

Após esta etapa piloto, a meta é atender toda a cidade, gradativamente. O objetivo do prefeito Angelo Perugini com o projeto é promover na cidade uma grande transformação cultural, de modo que cada cidadão repense não apenas a relação com o descarte de materiais, mas a própria maneira de viver em casa e em sociedade. A proposta de Perugini é que cada morador de Hortolândia se torne um educador ambiental.

Advertisement

“Nosso foco é mudar a cultura do nosso povo, o jeito de as pessoas pensarem sobre a cidade e o lixo, porque existe consolidada uma mentalidade assim: eu não tenho a ver com a cidade, com meu vizinho. O problema é da Prefeitura. Mas como morador eu tenho a ver com a minha casa e não só com ela. Queremos que cada morador se torne um educador, dentro da própria casa. Não queremos ser meros catadores de lixo, mas ter uma nova cultura, um novo jeito de olhar a vida, de viver e organizar a vida. Educar toda a cidade, envolvendo pessoas e empresas. Precisamos envolver a todos. Fazer as pessoas cuidarem da própria casa. Se aumentar a coleta de recicláveis, mas não mudar a cabeça das pessoas, não atingiremos nosso objetivo”, afirmou o prefeito à equipe responsável pela implantação do projeto.

Para mobilizar a todos, Perugini pensa, inclusive, em criar o “Dia da rua mais bonita” e promover uma grande gincana que premie os munícipes que melhor cuidem do lugar onde vivem. A Prefeitura tem realizado palestras e criou uma Comissão com membros do poder público, de entidades parceiras e da comunidade local, a fim garantir maior adesão à nova modalidade de coleta seletiva de recicláveis. As ações de educação ambiental procuram mostrar como é importante separar o material reaproveitável do resíduo orgânico e que a coleta seletiva, na modalidade domiciliar, representará mais facilidade e comodidade às pessoas.

Outro ponto importante destacado por Perugini e pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, é a importância de o munícipe higienizar os materiais e reduzir o volume das embalagens, antes de ensacá-las para descarte. “Este material não pode estar contaminado, nem com mau cheiro, senão não poderá ser reaproveitado pela Cooperativa”, ressaltaram. Representantes da Cooperativa Águia de Ouro, entidade parceira no projeto, apontaram que a medida é fundamental para o êxito do projeto, assim como a percepção de que reciclável, a rigor, não é “lixo”, mas material reaproveitável por outras pessoas, destaca a coordenadora Áurea Bueno.

Saiba como aderir à coleta seletiva

Advertisement

Empresas, escolas, igrejas e outros grupos interessados em receber palestra gratuita sobre o tema podem agendar visita da equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo telefone 3845-1149, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para colaborar com a coleta seletiva porta a porta é muito simples. Na hora de descartar o lixo, o morador deve separar tudo o que pode ser reaproveitado como papel, vidro, plástico e metal. O material reciclável deve ser colocado em um mesmo saco ou recipiente para ser recolhido pelo caminhão da coleta seletiva, que passará na porta da casa do morador, uma vez por semana. Em breve, a Prefeitura divulgará o dia da coleta seletiva nos bairros que receberão o serviço. 

“Ao separar os materiais, o munícipe reduz o volume de lixo enviado ao aterro sanitário, trazendo economia aos cofres públicos. Ao economizar, o município aumenta o investimento em áreas primordiais para o desenvolvimento, como saúde e educação. A coleta seletiva protege o meio ambiente e prolonga a vida dos aterros sanitários, gerando emprego e renda a recicladores. Essas ações fortalecem a Cooperativa de Reciclagem da cidade, e torna o município mais saudável para todos”, afirma a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

Agenda Verde

Advertisement

A coleta seletiva porta a porta é uma ação do Programa Agenda Verde, criado para envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. Além das palestras de conscientização ambiental e do plantio de árvores, a Agenda Verde recolheu desde sua implantação, em março do ano passado, aproximadamente 12 mil toneladas de lixo e entulho descartados irregularmente pelas ruas de Hortolândia.

“A cidade ganha em todos os aspectos com a implantação deste projeto. Separar materiais recicláveis e dar a destinação correta a eles é uma ação de cidadania. Ao cuidarmos do nosso meio ambiente, tornamos a cidade mais saudável e com mais recursos para investimentos em outras áreas”, observa o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes.

A coleta seletiva já existe em Hortolândia, por meio de equipamentos públicos e gratuitos, como os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis) e dos LEVs (Locais de Entrega voluntária). Esta nova versão, porta a porta, iniciará de forma simples, de modo a facilitar a triagem entre resíduos orgânicos e recicláveis por parte do morador. 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes6 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade10 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade11 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade12 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região13 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial17 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial18 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares