Nossa Cidade

Coleta seletiva porta a porta começa no dia 21 de março

 

A coleta seletiva, porta a porta, tem dia certo para começar em Hortolândia: 21 de março. Na próxima quarta-feira, a partir das 8h, o caminhão da Horto Ambiental, empresa parceira da Prefeitura, responsável pela coleta do lixo no município, começa a circular pelas ruas do Parque Ortolândia e do Jd. Firenze, recolhendo resíduos reaproveitáveis, como papel, vidro, plástico e metal. Nesta sexta-feira (16/03), debaixo de uma frondosa árvore, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, o prefeito Angelo Perugini reuniu-se com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, e os demais membros da equipe responsável pela implantação do projeto-piloto para afinar com o grupo a principal diretriz da ação: promover na cidade uma grande transformação cultural, de mentalidades, de modo que cada cidadão repense não apenas a relação com o descarte de materiais, mas a própria maneira de viver em casa e em sociedade. A proposta é que cada morador de Hortolândia se torne um educador ambiental.

Anuncio


“Nosso foco é mudar a cultura do nosso povo, o jeito de as pessoas pensarem sobre a cidade e o lixo, porque existe consolidada uma mentalidade assim: eu não tenho a ver com a cidade, com meu vizinho. O problema é da Prefeitura. Mas como morador eu tenho a ver com a minha casa e não só com ela. Queremos que cada morador se torne um educador, dentro da própria casa. Não queremos ser meros catadores de lixo, mas ter uma nova cultura, um novo jeito de olhar a vida, de viver e organizar a vida. Educar toda a cidade, envolvendo pessoas e empresas. Precisamos envolver a todos. Fazer as pessoas cuidarem da própria casa. Se aumentar a coleta de recicláveis, mas não mudar a cabeça das pessoas, não atingiremos nosso objetivo”, afirmou o prefeito. Para mobilizar a todos, Perugini pensa, inclusive, em criar o “Dia da rua mais bonita” e promover uma grande gincana que premie os munícipes que melhor cuidem do lugar onde vivem.

Após a início da coleta seletiva porta a porta, a meta é atender toda a cidade, gradativamente. Para divulgar o projeto e orientar a população sobre a prestação do serviço, a Prefeitura tem realizado palestras e criou uma Comissão com membros do poder público, de entidades parceiras e da comunidade local, a fim garantir maior adesão à nova modalidade de coleta seletiva de recicláveis. As ações de educação ambiental procuram mostrar como é importante separar o material reaproveitável do resíduo orgânico e que a coleta seletiva, na modalidade domiciliar, representará mais facilidade e comodidade às pessoas.

Outro ponto importante destacado por Perugini e pelo secretário Zezé Gomes foi a importância de o munícipe higienizar os materiais e reduzir o volume das embalagens, antes de ensacá-las para descarte. “Este material não pode estar contaminado, nem com mau cheiro, senão não poderá ser reaproveitado pela Cooperativa”, ressaltaram. Representantes da Cooperativa Águia de Ouro, entidade parceira no projeto, apontaram que a medida é fundamental para o êxito do projeto, assim como a percepção de que reciclável, a rigor, não é “lixo”, mas material reaproveitável por outras pessoas, destaca a coordenadora Áurea Bueno.

Representante da Horto Ambiental, o engenheiro José Baldino orientou que a população deve disponibilizar os materiais para coleta antes das 8h, no próprio dia da coleta seletiva no bairro. “Todo o material precisa estar ensacado e, se houver descarte de vidro quebrado, este deve estar embalado para não oferecer risco aos coletores e aos catadores na Cooperativa”, salientou.

Saiba como aderir à coleta seletiva

Empresas, escolas, igrejas e outros grupos interessados em receber palestra gratuita sobre o tema podem agendar visita da equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo telefone 3845-1149, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para colaborar com a coleta seletiva porta a porta é muito simples. Na hora de descartar o lixo, o morador deve separar tudo o que pode ser reaproveitado como papel, vidro, plástico e metal. O material reciclável deve ser colocado em um mesmo saco ou recipiente para ser recolhido pelo caminhão da coleta seletiva, que passará na porta da casa do morador, toda quarta-feira, a partir das 8h da manhã.

“Ao separar os materiais, o munícipe reduz o volume de lixo enviado ao aterro sanitário, trazendo economia aos cofres públicos. Ao economizar, o município aumenta o investimento em áreas primordiais para o desenvolvimento, como saúde e educação. A coleta seletiva protege o meio ambiente e prolonga a vida dos aterros sanitários, gerando emprego e renda a recicladores. Essas ações fortalecem a Cooperativa de Reciclagem da cidade, e torna o município mais saudável para todos”, afirma a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

Agenda Verde

A coleta seletiva porta a porta é uma ação do Programa Agenda Verde, criado para envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. Além das palestras de conscientização ambiental e do plantio de árvores, a Agenda Verde recolheu desde sua implantação, em março do ano passado, aproximadamente 12 mil toneladas de lixo e entulho descartados irregularmente pelas ruas de Hortolândia.

“A cidade ganha em todos os aspectos com a implantação deste projeto. Separar materiais recicláveis e dar a destinação correta a eles é uma ação de cidadania. Ao cuidarmos do nosso meio ambiente, tornamos a cidade mais saudável e com mais recursos para investimentos em outras áreas”, observa o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes.

A coleta seletiva já existe em Hortolândia, por meio de equipamentos públicos e gratuitos, como os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis) e dos LEVs (Locais de Entrega voluntária). Esta nova versão, porta a porta, iniciará de forma simples, de modo a facilitar a triagem entre resíduos orgânicos e recicláveis por parte do morador.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo