Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Coleta seletiva será suspensa a partir desta terça-feira (31/03)

Prefeitura

Publicado

em

 

As medidas de prevenção e combate ao Coronavírus, adotadas pela Prefeitura de Hortolândia, avançam. A partir desta terça-feira (31/03), a coleta seletiva de resíduos estará suspensa, por tempo indeterminado, no município. A iniciativa das secretarias de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável segue as recomendações do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), do qual Hortolândia faz parte, e visa proteger a saúde daqueles que trabalham com o recolhimento dos materiais recicláveis, considerando o período de permanência do vírus na superfície dos itens coletados.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as cooperativas de reciclagem também irão interromper o trabalho, por prazo indeterminado. “Durante este período, os materiais recicláveis devem ser descartados no mesmo saco dos resíduos orgânicos. É importante que cada morador descarte no dia e período correto para que os sacos não se rasguem, oferecendo risco de contaminação aos trabalhadores. Estamos somando esforços para proteger a todos do Coronavírus. Por isso, a permanência dos profissionais que cuidam da limpeza da cidade é fundamental. É importante que todas as pessoas respeitem e valorizem esta exposição, atendendo às recomendações necessárias para evitar a proliferação e contaminação deste vírus”, orientou o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Além da coleta seletiva porta a porta, oferecida em 32 bairros e em 13 condomínios da cidade, também fica suspensa aquela feita por meio de LEVs (Locais de Entrega Voluntária). “Neste período, os LEVs serão removidos dos locais, mas os PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) permanecerão em funcionamento, das 8h às 12h”, orientou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,  José Nazareno Zezé Gomes.

“É importante que, no período desta pandemia, o trabalho de coleta de recicláveis também seja evitado, porque o vírus é resistente e pode estar alojado nos resíduos. É preciso ter muito cuidado no transporte, manejo e triagem destes objetos, considerando que, por causa da pandemia, não está havendo comercialização dos materiais e o acúmulo poderá causar riscos à saúde da população”, preveniu Nazareno Gomes, orientando catadores e recicladores.

Orientação

Se você não tem confirmação positiva para a COVID-19, nem ninguém em casa com sintomas da doença:

·       Máscaras e luvas devem ser descartadas com o lixo comum (não-reciclável);

·       Descarte os resíduos de forma regular (coleta seletiva);

·       Não há necessidade de precauções adicionais

·       Respeite os dias e horários de coleta.

 

Se você está em isolamento domiciliar por suspeita ou confirmação para a COVID-19 ou convive com alguém nesta situação:

·       Não separar o lixo, ou seja, descartar tudo junto;

·       Colocar os resíduos em sacos resistentes e descartáveis, fechados com lacre ou nó, quando o saco tiver até 2/3 (dois terços) de sua capacidade; é importante não enchê-lo até a borda, deixando espaço para fechar sem se contaminar;

·       Utilizar dois sacos (um dentro do outro), resistentes e descartáveis, de modo que os resíduos fiquem acondicionados em sacos duplos;

·       Os sacos devem ser fechados e identificados, de modo a não causar problemas para o trabalhador da coleta, nem para o meio ambiente;

·       Respeitar os dias e horários da coleta.

·       Paciente que reside em condomínio precisa informar sua condição ao síndico ou ao responsável pelas medidas de segurança e higiene do coletor ou funcionário destinado à função.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4499 casos confirmados, 4302 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta segunda-feira(26) mostra que o município teve 4499 casos confirmados, 4302 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 35 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 04 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 06 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 121 em isolamento domiciliar.

5369 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Previsão de chuva e queda nas temperaturas para o fim da semana

Portal Hortolândia

Publicado

em

Nesta segunda-feira (26) a temperatura mínima registrada pelo Cepagri (Unicamp) em Campinas foi de 15,4ºC às 6:40. Apesar da formação de algumas nuvens rasas já nas primeiras horas da manhã. A temperatura máxima prevista é de 32C.

A previsão para a terça-feira (27) é de nebulosidade variável, com maior cobertura de nuvens no período da tarde. Essas nuvens devem se desenvolver verticalmente, formando nuvens mais profundas, e provocar pancadas de chuva de forma isolada a partir da tarde. As temperaturas ficam entre 20 e 31ºC.

A tendência para a quarta-feira (28) é de predomínio de sol e temperaturas entre 18 e 32ºC. Entre a quinta e a sexta-feira são esperadas chuvas mais volumosas, devido à passagem de uma frente fria, que deverá provocar uma queda nas temperaturas entre o final de outubro e o início de novembro.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Rua do Jd. São Sebastião ganha reforço na sinalização de solo

Portal Hortolândia

Publicado

em

A rua Alecrim, no Jardim São Sebastião, recebeu, nesta segunda-feira (26/10), uma nova etapa do trabalho de reforço e implantação de sinalização de solo, realizado pela Prefeitura de Hortolândia. Toda a extensão da via foi repintada com faixas duplas amarelas contínuas, além de faixas de pedestres, faixas de retenções e paradas obrigatórias. Na via, ainda foram implantadas e pintadas duas lombadas. O trabalho da Secretaria de Mobilidade Urbana continua em outros locais nos próximos dias, uma vez que é realizado diariamente em diversas regiões da cidade.

“Temos de melhorar a segurança viária na cidade. A implantação e o reforço da sinalização de solo contribuem com pedestres e motoristas, além de evitar acidentes. Precisamos da colaboração de todos para que circulem nos limites corretos de velocidade de cada via da cidade e respeitem as leis de trânsito”, solicita o diretor de Operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

imagem ilustrativa

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares