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Colóquio debate uso de tecnologia em sala de aula e nova Base Nacional Curricular

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Cerca de 300 profissionais da rede municipal de educação participaram, na noite desta segunda-feira (04/11), do I Colóquio de Ciência e Tecnologia, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, no auditório Profª Andréa M. Borelli, no Remanso Campineiro. O prefeito Angelo Perugini, que é professor, e a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, deram as boas-vindas à palestrante convidada, Profª Drª Maria Inês Fini, fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), doutora em Ciências – Educação, pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho e especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior.

A convidada abordou o tema “A Sociedade digital e os desafios da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”.A BNCC é “um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”, segundo o site do MEC (Ministério da Educação).

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“É preciso reaprender e voltar a aprender. Aqui temos professores e doutores e estamos com a máxima humildade para aprender de novo. Queremos renovar tudo aquilo que queremos. Nós vamos reaprender de novo, vamos buscar de todas as formas uma maneira de nos manter atualizados. Esta conversa de hoje a noite será para nós um desafio de não parar nem desanimar. Parabéns a vocês que tiraram uma noite de lazer para vir aqui aprender mais um pouquinho, rediscutir, reformar e reconstruir. Vamos sair daqui com mais vontade de aprender muito mais”, afirmou Perugini.

O grande número de inscritos surpreendeu os organizadores e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia já anunciou que pretende fazer outras formações sobre o tema. “O colóquio oportunizou uma excelente reflexão sobre a BNCC e toda a parte pedagógica que desenvolvemos nas escolas, envolvendo a tecnologia. A maioria dos professores e gestores, pessoas com mais idade, não se desenvolveram na escola ou na faculdade nesta era digital que estamos vivendo. A Secretaria de Educação tem que investir na formação para que possamos discutir a concepção de educação e os conceitos das relações das crianças com todo o aparato tecnológico e tenhamos uma visão de que a tecnologia veio para facilitar o nosso dia a dia. É uma ferramenta de trabalho, de estudo. Não é algo para ficar fora da escola. A escola tem que aprender a se relacionar com os tablets, os celulares, as buscas no Google, para que isso possa contribuir para que as crianças aprendam mais, se relacionem melhor com o conhecimento, possam fazer pesquisas que contribuam com o aprendizagem e, no caso dos professores, com o processo de ensino nas escolas. Foi nesse sentido que o colóquio promoveu um debate, envolvendo a BNCC, porque o currículo está em discussão no Brasil todo e nós temos que envolver toda a parte tecnológica nesta discussão”, afirmou a secretária Sandra Fagundes Freire.

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Maria Inês Fini destacou a invasão da microeletrônica e do chamado “big date” (grande volume de dados) na atualidade, em diversas áreas como a economia e o universo escolar; o surgimento de uma geração interativa, com o uso crescente da tecnologia no Brasil e o celular como o principal dispositivo de acesso (97%) no país. Diante deste cenário, a palestrante defendeu a reinvenção da escola. “A destruição do modelo atual tem que ser criativa e devastadora. A escola tem que manter sua relevância para se manter viva”, afirmou ela. Entre as mudanças na estrutura do currículo, apontou: Educação Integral, Competências e habilidades em lugar de simples memorização; além de competências cognitivas também a socioemocionais como responsabilidade da escola; metodologias ativas; organização em áreas e não disciplinas; e bilinguismo pra valer.

A pedagoga apontou também mudanças no conceito de aprendizagem, o que significa mudar o ecossistema e incluir novas vozes. Esta mudança implica na resolução de problemas como princípio organizador da aprendizagem; em alunos protagonistas com crescente autonomia e autogestão do próprio conhecimento; e na ênfase na aprendizagem e desenvolvimento. “Aprender é desenvolver estruturas de inteligência (processos mentais ou competências e habilidades) para compreender e interpretar, com crescente autonomia de pensamento e ação, o mundo em que vivemos”, explicou ela.

Quem é Maria Inês Fini

A Profª Drª Maria Inês Fini é fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde atuou de 1972 a 1996, exercendo cargos como docente, pesquisadora e funções administrativas e de representação. É doutora em Ciências – Educação, pedagoga, professora e pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior.

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Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

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Parque socioambiental no Jardim São Bento

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem da calçada. Além disso, foram instalados guardas-corpos ao redor da lagoa, visando garantir a segurança dos frequentadores.

Todas essas melhorias fazem parte de um amplo conjunto de ações integrantes do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que visa promover o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.

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O prefeito Zezé Gomes ressaltou a importância do novo parque para a comunidade do Jardim São Bento, destacando que a entrega oficial está prevista para coincidir com as celebrações do 33º aniversário de Hortolândia, comemorado em maio. “Que a comunidade do Jd. São Bento possa aproveitar bem esse lugar, que já está ficando muito lindo”, comentou o prefeito.

Com essas iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso em proporcionar espaços públicos de qualidade, que promovam o lazer, o bem-estar e a integração social dos moradores. O novo Parque Socioambiental representará mais um importante ponto de encontro e convívio para a população de Hortolândia.

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Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

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Sala Cine-Teatro

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da Escola Augusto Boal, na rua Casemiro de Abreu, s/nº, no Jardim Amanda.

O Cine-Teatro ocupa o antigo auditório da Escola de Artes Augusto Boal, que passou por um processo de revitalização e reforma. O objetivo da intervenção foi torná-lo um espaço mais confortável para sessões de cinema e encenações teatrais. O local recebeu serviços de pintura interna e externa, além de melhorias na alvenaria.

Melhorias na Sala Cine-Teatro

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Uma das mudanças significativas foi a construção de uma rampa de acessibilidade para cadeirantes, o que ampliou a capacidade do espaço para acomodar de 100 a 120 pessoas.

Além disso, o Cine-Teatro foi modernizado com a instalação de aparelhos de climatização, luminárias de LED e uma cabine de projeção. O ambiente também recebeu carpete e cortinas novas, proporcionando um ambiente mais agradável e aconchegante.

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De acordo com a Secretaria de Cultura, o novo espaço será utilizado não apenas para sessões de cinema e peças teatrais, mas também para atividades relacionadas aos cursos livres e técnicos oferecidos pela Escola de Artes. A população terá acesso ao Cine-Teatro mediante solicitação, que deverá ser feita por meio de uma ficha disponível neste LINK. Após preenchimento, a solicitação será avaliada pela Secretaria de Cultura.

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Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

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data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data da prova já pode ser conferida. Com um total de 541 inscrições confirmadas, candidatos estão se preparando para concorrer às 108 vagas oferecidas pela instituição.

O pagamento da taxa de inscrição é um dos requisitos fundamentais para participar do processo seletivo, e os candidatos já estão se preparando para as provas, sendo que os locais de realização dos exames serão divulgados em breve neste LINK.

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As vagas oferecidas pelo polo de Hortolândia abrangem três eixos principais: Computação, Licenciatura e Negócios e Produção. Entre os cursos disponíveis estão Engenharia de Computação, Pedagogia, Administração, e muitos outros.

Confira quando será a data da prova para o Vestibular

A prova do vestibular será presencial e está marcada para o dia 26 de maio, com abertura dos portões às 12h. Os locais de exame serão disponibilizados no site da FAT Vestibulares a partir das 15h do dia 21 de maio. O gabarito oficial será divulgado em 6 de junho, enquanto o resultado final sairá em 25 de junho.

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Para mais informações sobre o processo seletivo da Univesp, os interessados podem entrar em contato com o Polo da Univesp Hortolândia pelos telefones (19) 3865-3038 ou pelo e-mail [email protected].

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