Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Com aulas online, Educação de Jovens e Adultos forma mais de 100 alunos

Prefeitura

Publicado

em

Com muita emoção e dedicação, 134 alunos da rede municipal se formam, nesta segunda-feira (27/07), na EJA (Educação de Jovens e Adultos), modalidade de ensino oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Hortolândia. Com a suspensão das aulas presenciais, medida adotada para conter a disseminação do Coronavírus, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia adotou, desde o dia 23 de março, meios remotos que possibilitaram a continuidade dos estudos.

Os mais de cem alunos que completaram o nono ano do Ensino Fundamental, por meio da EJA, neste semestre, receberão o certificado de conclusão. Para evitar aglomerações, na retirada dos históricos escolares, que permitirão a continuidade dos estudos no Ensino Médio, os gestores entrarão em contato com os alunos para organizar a entrega, agendando data e horário. Para a prevenção, será necessário comparecer utilizando máscara de proteção, higienizar as mãos com álcool em gel, manter distanciamento social e levar a própria caneta. Neste período de aulas presenciais suspensas, as escolas estão abertas das 9h às 15h.

Para dar continuidade às aulas, os gestores e professores das escolas foram fundamentais para auxiliar na condução deste processo. A modalidade de Educação de Jovens e Adultos é uma  aprendizagem desafiadora, que necessita de aulas mais práticas e dinâmicas, pois os alunos trabalham durante o dia e estudam à noite. Por isso, oferecer aulas online, para os profissionais, exigiu ainda mais criatividade.

Para a assistente de direção da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, Dairce de Oliveira Iembo, este ano o trabalho foi de extrema dedicação da equipe dos professores e da gestão escolar. “Nós buscamos atingir todos os alunos, através do uso do blog, do WhatsApp, ligações e, também, disponibilizando aos alunos atividades impressas. Fizemos uma força-tarefa para as avaliações, disponibilizando na escola, para os alunos que podiam vir retirar, e levamos até as casas dos idosos ou dos que não tinham como vir buscar. Para o segundo semestre, vamos intensificar ainda mais este trabalho. Nosso foco é atender 100% dos nossos alunos”, ressaltou a gestora.

Para os profissionais da Educação, o desafio de ensinar de maneira remota aos alunos da EJA foi um tempo de descoberta e reinvenção. Para o professor de Língua Portuguesa, da Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim, Jefferson Barbosa de Souza está sendo gratificante saber que seus alunos estão bem e poder aprender e inovar.

“Um ponto positivo durante esse período foi a possibilidade de nos reinventarmos e aprendermos a usar novas ferramentas, principalmente as tecnológicas, também utilizando novos métodos de ensinar e aprender na Educação de Jovens e Adultos. Nós tivemos que sair da nossa zona de conforto, para conseguir engajar e transmitir novos conhecimentos aos alunos, e, acima de tudo, manter o contato e saber que o nosso aluno está bem e se cuidando em casa”, disse o professor.

Este ano, por conta da COVID-19 e do distanciamento social, os alunos não terão o evento de solenidade tradicional, realizado em cada semestre, mas o sentimento que fica é ainda de muita alegria e vitória. Para a aluna Mônica Coelho Costa, da Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim, essa fase de fazer as aulas em casa foi difícil, mas o amor pelos estudos e a vontade de aprender e de continuar, alcançando até o diploma  do Ensino médio e de nível superior é ainda maior.

“Retornar os estudos foi a melhor coisa que eu fiz. Na verdade, a escola era como estar numa segunda casa e lá encontramos pessoas que farão parte das nossas vidas para sempre. Me fez muito bem voltar aos estudos. Até com a minha timidez ajudou, me soltei mais. Sou uma nova pessoa. Eu agradeço aos professores e a todos os demais funcionários, que trabalham para concretizar nossos sonhos”, disse Mônica que tem 48 anos e é autônoma.

A EJA é voltada a pessoas, a partir de 15 anos, que não puderam completar os estudos na idade adequada. As aulas apresentam conteúdos que vão do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. O objetivo é fazer jovens e adultos voltarem à sala de aula, de forma gratuita, para que ampliem os horizontes pessoais e profissionais. O segundo semestre da EJA, para os novos alunos matriculados e para os que darão continuidade aos estudos, as aulas iniciam a partir desta terça-feira (28/07).

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, foi tempo de reaprender e utilizar a tecnologia para o ensino a distância neste período difícil da pandemia. “Eu parabenizo a equipe da Educação, gestores, professores e cada aluno que se dedicou e teve garra de não desistir e sim persistir, sabendo que os estudos são valiosos na construção de uma sociedade mais justa, com ênfase na qualidade cultural, econômica, social e educacional”, destacou.

Veja abaixo as escolas municipais que oferecem a EJA:

Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira – Rua Aurora P. Tanachi, 995, Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, telefone: 3819-6093

Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – Rua Lealdo José dos Santos, 170, Jd. Sumarezinho, telefone: 3809-2010

Emef Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim – Rua Maria de Lourdes Cangleriane Cancian, 92, Remanso Campineiro, telefone: 3865-2844Emef Jd. Amanda I (CAIC) – Av. Graciliano Ramos, 698, Jd. Amanda, telefone: 3897-6055

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Sinalização de solo na UBS do Jardim Amanda

Portal Hortolândia

Publicado

em

Mais uma etapa de reforço e implantação de sinalização de solo foi realizada pela Prefeitura de Hortolândia, na manhã desta quinta-feira (22/10). O trabalho foi concluído na avenida Brasil, no Jardim Amanda, em frente à UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro e no estacionamento interno da unidade de saúde.

No lado externo, a via recebeu pintura de restrição de estacionamento e permissão de estacionamento apenas para as ambulâncias. Na parte interna, foi sinalizada a proibição do estacionamento em lugares onde não há vagas para veículos.

“A iniciativa é necessária para evitar o estacionamento de veículos em locais que impeçam ou atrapalhem a saída das ambulâncias. Pedimos a colaboração dos usuários da unidade de saúde e também da população que estaciona os veículos na via próxima à UBS para respeitar a sinalização e contribuir para o fluxo das ambulâncias”, solicita o diretor de Operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares