Nossa Cidade

Com ciclovia e calçada para pedestre, ponte da Rua Flamboyant será entregue no segundo semestre

ponte-flamboyant
Nesta quinta-feira (06/03), o prefeito Antonio Meira visitou a obra de construção da ponte de ligação entre o Parque dos Pinheiros e o Jardim Carmem Cristina. A estrutura terá acesso por meio da Rua Flamboyant, em frente ao Plantão Policial do município. Segundo o cronograma da obra, a via fica pronta até julho, sendo que a ponte será liberada ao tráfego de veículos no início do segundo semestre.
Esta ponte será uma importante ligação da região central com os bairros da área do Jardim Carmem Cristina. Hoje, o acesso acontece pela ponte próxima ao Posto Ilha. O trecho já apresenta congestionamentos em horários de pico, o que indica a necessidade de mais acessos entre os bairros.
“A Mobilidade Urbana é prioridade no nosso governo. Com esta nova ponte, vamos oferecer mais uma opção aos motoristas, que poderão trafegar tanto pela estrutura antiga quanto por esta nova via, que será aberta nos próximos meses. Nossos projetos de abertura de novas ruas, construção de pontes e outros investimentos em mobilidade asseguram o direito de ir e vir das pessoas. À medida que nossa cidade cresce, avançamos também na abertura de novos caminhos”, destacou Meira.
Ponte com pista dupla e ciclovia
A ponte terá 63,30 metros de extensão por seis metros de largura. A estrutura conta com pista dupla, sendo que de um dos lados ficará uma ciclovia e do outro uma calçada para pedestres. Os acessos à ponte serão pela Rua Flamboyant, no Parque dos Pinheiros, e pela Rua Cerejeiras, no Jardim Carmem Cristina. Atualmente, são realizadas as fundações da ponte, parte mais demorada devido à estrutura reforçada. A obra recebe investimento estimado em R$ 2,080 milhões.
“Vamos finalizar esta ponte até o mês de julho. Com certeza, logo no início do segundo semestre, a via estará liberada para a passagem de veículos”, afirmou o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis. Com a entrega da obra, a ponte antiga continuará ativa. A proposta é que a nova via seja utilizada pelos motoristas que vem da Avenida da Emancipação e seguem em direção ao Jardim Nova Europa, pela direita, acessando a Rua Sabina Baptista Camargo. Já os motoristas que forem no sentido Jardim Minda, à esquerda, poderão trafegar pela antiga ponte, acessando a Rua Nossa Senhora do Carmo.
Esta obra e diversas outras ações de reestruturação do sistema viário, em andamento em Hortolândia, estão previstas no Plano Diretor de Sistema Viário. O projeto completo do Plano, elaborado com a participação da comunidade, prevê pontes e viadutos em diversos pontos da cidade, além de avenidas marginais, rotatórias e ciclovias que vão integrar as regiões e facilitar o ir e vir das pessoas pelos próximos 20 anos.
Avenida da Emancipação
O prefeito também vistoriou as obras de paisagismo e iluminação nos canteiros da avenida da Emancipação. O trabalho segue acelerado. No local, Meira observou o plantio de grama e a finalização das calçadas de concreto intertravado. Também já foi finalizada a etapa de aterramento dos dutos para irrigação. O trecho receberá, ainda, plantas ornamentais. O diferencial desta obra, no entanto, serão as luminárias de energia solar, que complementarão o novo visual da principal entrada da cidade. As ações de paisagismo e iluminação serão finalizadas nas próximas semanas.
FONTE: Pref.Hortolândia
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo