Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Com contação de histórias, Pq. Dorothy prepara-se para receber Hortolendo

Prefeitura

Publicado

em

O domingo de sol ficou mais alegre para quem visitou o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A manhã de histórias e magia reuniu dezenas de pessoas ao lado da Casinha Sustentável. Atentas, crianças, jovens e adultos acompanharam o 2º evento preparatório para o Hortolendo 2019, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. A atividade é parte integrante da programação oficial deste ano, que tem como tema escolhido: “Leitura em Movimento”. A ação foi realizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e  Desenvolvimento Sustentável.  

A 9ª edição do Hortolendo está cheia de novidades, dentre elas geladeiras literárias em espaços públicos, sapateiras com livros nos ônibus e ações de contação de histórias em escolas municipais, praças e parques da cidade. A grande festa literária, que marca a política pública municipal de incentivo à leitura, acontecerá no terceiro domingo de outubro (20/10), no Parque Dorothy, localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 462. Anteriormente, acontecia no Parque Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago, que está interditado. 

Publicidade

A contação deste domingo (22/09) foi semelhante à anterior — entre um causo e outro, o professor Gilmar Gilson Faria, da Emeb Interlagos, tocou no violão cantigas de roda e outras canções folclóricas. A convite da coordenadora pedagógica responsável, Solange Cachimiro, quatro contadoras voluntárias se apresentaram: três educadoras e uma coordenadora pedagógica que concluíram o curso de contação de histórias para profissionais da educação. Em meio ao público estavam os secretários Sandra Fagundes Freire (Educação, Ciência e Tecnologia) e José Nazareno Zezé Gomes (Meio Ambiente e  Desenvolvimento Sustentável).

Além de oferecer opção de cultura e lazer aos frequentares do parque, a ação visa mobilizar toda a comunidade, sobretudo a do entorno, proporcionando momentos de convivência e aprendizado. “As ações do Hortolendo estão acontecendo e são bem significativas, envolvendo a comunidade, as famílias, para que, cada vez mais, a população hortolandense tenha prazer na leitura e sinta a leitura como lazer, entretenimento, cultura, mais busca pelo conhecimento. A contação de histórias também tem esse resgate cultural da história de vida de cada um. Assim, o Hortolendo vai tornando prática todas as suas atividades, envolvendo cada vez mais a população para que ela tenha, cada vez mais, qualidade de vida, visão no futuro e a valorização da sua própria cultura”, afirma a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Inscritos em concurso cancelado do Hortoprev têm até o dia nove para pedir devolução da taxa de inscrição

Portal Hortolândia

Publicado

em

Inscritos no concurso público nº 001/2020 do Hortoprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Hortolândia), cancelado em razão da pandemia do Coronavírus, têm até o dia nove deste mês para solicitar o reembolso da taxa de inscrição (confira o passo a passo abaixo). A organização do concurso é de responsabilidade da Fundação Vunesp. O concurso é regido pelo Edital de Abertura de Inscrições nº 001/2020, publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município de Hortolândia, em 31 de janeiro deste ano.
 
O Hortoprev é a autarquia responsável pelo recolhimento, gestão e aplicação das contribuições previdenciárias dos servidores públicos ativos e inativos do município.
 
Cancelamento
Segundo a autarquia, o cancelamento ocorre em razão do panorama mundial da pandemia do Coronavírus, declarada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), desde 11 de março de 2020. A decisão pauta-se na Lei Complementar Federal nº 173, de 27 de maio de 2020, que “estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). Ela alterou a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).  No artigo 8º, fica estabelecida a proibição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da COVID-19, de realizar concurso público, exceto no caso de reposições decorrentes a vagas disponíveis de cargos efetivos ou vitalícios, o que não era o caso.
 
Como solicitar o reembolso:
Para solicitar a devolução da taxa de inscrição, os inscritos terão até as 23h59min, de 9 de outubro de 2020, o que, para tanto, deverão proceder como segue:
 
1. acessar o site https://www.vunesp.com.br/;
2. efetuar o login na “Área do Candidato”;
3. selecionar o projeto “HOPR1901”;
4. clicar em “Alteração da Ficha de Inscrição”;
5. preencher com os dados de quem receberá o crédito, (do candidato ou de outra pessoa por ele definida): nome, CPF, código do banco, agência, conta e dígito, tipo de conta (corrente ou poupança).
 
Os depósitos serão realizados durante os 15 dias úteis após o encerramento do período de solicitação.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Atividades online marcam comemoração ao Dia do Idoso em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Para celebrar o Dia Internacional do Idoso, que acontece nesta quinta-feira (01/10), a Prefeitura de Hortolândia promove, durante toda a semana, uma série de atividades online, disponibilizadas via Whatsapp, aos idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Secretaria de Governo. A programação conta com atividades para a saúde corporal e, também, para matar a saudade da programação realizada nos anos anteriores.
 
O objetivo da ação é comemorar a data, além de oferecer atividades que os mantenham ativos, com aulas de ginástica localizada, ginástica com garrafa pet e uma aula de equilíbrio, essencial para prevenir quedas. As atividades presenciais estão suspensas, medida adotada para conter a disseminação do Coronavírus.
 
Desde 2013, a data era comemorada com a realização da Gincana da Melhor Idade, que contava com atividades esportivas, culturais, relâmpago, extras e de solidariedade. Para relembrar estes momentos de convívio e diversão, também serão encaminhados vídeos com fotos das edições anteriores do evento. No ano passado, cerca de 250 idosos participaram da ação.
 
De acordo com a coordenadora do CCMI, Fernanda Fadiga, o desejo seria comemorar esta data com a realização da Gincana, com muita alegria, barulho, atividades culturais, esportivas e de solidariedade. Mas, o momento é de priorizar a saúde e segurança dos idosos.
 
“Este ano, com a suspensão de nossas atividades, precisamos nos reinventar. Então, fizemos uma retrospectiva de todas as edições anteriores da nossa tradicional Gincana da Melhor Idade, divididos em três vídeos curtos; que foram enviados aos idosos um a cada dia. O objetivo é estimular a memória e promover boas lembranças. Na quinta-feira (01/10), em homenagem ao Dia dos Idosos, enviamos um vídeo com a participação de oito idosos, com mensagens simples, mas fundamentais do que acreditamos ser importante: respeito, saúde, sentimentos, direitos e família”, enfatizou Fernanda.
 
Atualmente com duas unidades, uma no Remanso Campineiro e outra no Jardim Amanda, o Centro de Convivência da Melhor Idade possui cerca de 1.500 idosos cadastrados.
 
Mantenha-se ativo
Para auxiliar os idosos durante a quarentena, além do monitoramento para averiguar a saúde física e psicológica, os integrantes do CCMI participam de grupos de WhatsApp e recebem videoaulas de atividades físicas, mensagens motivacionais, fotos antigas tiradas durante as atividades para relembrar momentos e, assim, matar a saudade.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Abertas inscrições para evento Candidatxs Empreendedorxs do Sebrae

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está com inscrições abertas para o lançamento do evento Candidatxs Empreendedorxs. A atividade será online, no dia 06 de outubro, das 18h30 às 20h30, por meio do aplicativo Zoom.

O debate contará com a participação do palestrante convidado Claudio Veras. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas neste link.
 
O evento visa contribuir com a efetivação de políticas públicas que levem mais prosperidade aos municípios paulistas e divulgar os materiais de apoio disponíveis aos gestores públicos, seja no Executivo ou no Legislativo. Podem participar candidatos das regiões de Campinas, Jundiaí e São João da Boa Vista.
 
O Sebrae elaborou como material de apoio um Guia para Candidatxs Empreendedorxs, para sensibilização em prol do Empreendedorismo, do Desenvolvimento Econômico e Social e da Inclusão Produtiva, para o engajamento e comprometimento de candidatos(as) a Prefeito(a) e Vereador(a) no estado de São Paulo com foco nestas causas para a construção de bandeiras de mandatos e de planos de governo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares