Connect with us

Nossa Cidade

Comarca de Hortolândia recebe três novas unidades judiciais

reuniaoOnline

O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, nesta quinta-feira (8), as 2ª e 3ª Varas Cíveis e a 2ª Vara Criminal da Comarca de Hortolândia. Na ocasião também foi inaugurado prédio que abrigará quatro setores do Poder Judiciário. O presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, participou do evento on-line, transmitido ao vivo pelo canal oficial do TJSP no YouTube, e recebeu o título honorário de “Cidadão Hortolandense”, outorgado pelo Poder Legislativo pelos relevantes serviços prestados à cidade.

As varas cíveis atendem causas de família, consumidor, compra e venda, danos morais, contratos, cobranças e muitas outras. Já as criminais julgam crimes e outras infrações tipificados no Código Penal brasileiro e nas demais leis, de acordo com a Constituição Federal. Serão responsáveis pelas novas unidades os juízes Cinthia Elias de Almeida (2ª Vara Cível), Marta Brandão Pistelli (3ª Vara Cível) e Christiano Rodrigo Gomes de Freitas (2ª Vara Criminal).

Anuncio

No início da solenidade foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao prefeito Angelo Augusto Perugini, falecido na última quinta-feira (1º), vítima da Covid-19, e a todas as pessoas que perderam suas vidas, bem como aos seus familiares.

Em sua fala, o presidente Pinheiro Franco destacou que “a necessidade do aumento e da especialização de varas é patente, não só para dar celeridade, mas para permitir um julgamento ainda melhor e mais técnico, lembrando, sempre, que a atividade do juiz é destinada ao cidadão e, por essa razão, é preciso que tenha talento, conhecimento, mas acima de tudo sensibilidade e humanidade, lembrando que a solução deve ter em mente as partes”, afirmou. Após citar o caminho histórico percorrido pela cidade até sua emancipação, Pinheiro Franco falou da importância da comarca no cenário Judiciário do estado e exaltou “os magistrados locais, que possuem reconhecida competência, dignificando o Poder Judiciário bandeirante”.

Advertisement

Nas palavras da juíza diretora do fórum de Hortolândia e titular da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal, Juliana Ibrahim Guirao Kapor, “o Poder Judiciário de Hortolândia está recebendo uma estrutura condizente com o tamanho de sua cidade e população”. Segundo ela, para levar Justiça adequada à população “é necessário uma estrutura condizente, o que está acontecendo neste ato”.

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil, o presidente da 234ª Subseção da OAB de Hortolândia, Marcello Valk de Souza, relembrou que o presidente Pinheiro Franco visitou a comarca, quando ocupava o cargo de corregedor-geral da Justiça, e recomendou que se priorizasse a tramitação, apreciação e aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 044/16, que dispunha sobre a criação das varas hoje instaladas.

A promotora de Justiça Renata Brandão Lazzarini, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, também enalteceu a iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo, “que olhou e enxergou o cidadão de Hortolândia”.

Para o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, a ampliação do fórum representa o crescimento e o desenvolvimento da cidade e se reflete nas necessidades de aprimorar a estrutura de atendimento às demandas jurídicas, garantindo os direitos fundamentais dos cidadãos. “É essencial, neste momento de enfrentamento de pandemia e dos desafios com a economia, o respeito às leis e a defesa dos direitos fundamentais, pois sem Justiça não há paz e sem paz não há desenvolvimento”, enfocou.

Advertisement

“Esta é uma gigantesca vitória”, falou o deputado estadual Barros Munhoz, que na ocasião representava o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari. Já o deputado federal Vanderlei Macris enfatizou que “há 30 anos, desde a emancipação, conseguimos construir essa potência que é Hortolândia. O Judiciário, que dá uma demonstração clara de altivez, não poderia estar afastado da construção do futuro da cidade”, acrescentou, com conhecimento de causa já que foi escrevente do Poder Judiciário por cerca de 10 anos. “É um passo importante para a comunidade de Hortolândia.”.

Hortolândia – A comarca faz parte da 4ª Região Administrativa Judiciária – Campinas, que tem Wagner Roby Gidaro como juiz diretor, e integra a 53ª Circunscrição Judiciária – Americana, tendo como coordenador o desembargador Elói Estevão Troly e como coordenador adjunto o desembargador Antonio Claret de Almeida.

Atualmente há 62.935 ações em andamento no Judiciário local. Apenas em fevereiro foram recebidos 1.143 novos processos (dados de fev/2021). Com a especialização de varas, as antigas unidades serão renomeadas e os processos redistribuídos de forma equitativa. Ao todo, serão três varas cíveis, duas criminais, uma Vara do Juizado Especial Cível e Criminal e o Setor de Execuções Fiscais. A cidade possui 222.186 habitantes (IBGE/17).

No prédio anexo – cedido pela municipalidade com espaço de 1.878m–também inaugurado hoje, funcionarão quatro setores: Setor de Execuções Fiscais (SEF); Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc); Setor Técnico (psicólogos e assistentes sociais); e Seção Administrativa de Distribuição de Mandados (SADM).

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade1 hora ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

sp101 sp101
Nossa Região2 horas ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

concurso concurso
Brasil6 horas ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil7 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região8 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes19 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade22 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Advertisement
cinema

Populares