Nossa Cidade

Combate à Dengue contará com apoio da sociedade civil

O trabalho de combate à Dengue ganhará reforço a partir deste mês, com a formalização de um novo plano de combate a doença. O documento, elaborado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, dá diretrizes para as próximas ações preventivas, com objetivo de conter o avanço da doença. A principal novidade é a participação da sociedade civil organizada no processo de mobilização e conscientização da comunidade.

De acordo com a secretária de Saúde, Rosana Nascimento da Silva, as associações de moradores, os conselhos municipais, as igrejas e outros grupos que representam a população serão preparados para divulgar em encontros regionais quais hábitos auxiliam na prevenção da doença. “A Dengue não é um problema apenas da Prefeitura, mas sim uma situação social. Além das ações realizadas pela Administração Municipal, como os arrastões, a sociedade civil organizada deve auxiliar na divulgação junto à comunidade local de como a população pode colaborar para diminuir o número de pessoas infectadas”, destacou Rosana.

Anuncio


A secretária de Saúde destacou ainda que o novo plano prevê a participação das demais secretarias municipais nas ações de combate à Dengue. “As ações podem ser sugeridas e realizadas por todos os órgãos da Prefeitura, sempre sob a supervisão da Vigilância Epidemiológica. Combater à Dengue é dever de todos”, ressaltou.

Conselho de Saúde

Um dos principais parceiros da Prefeitura na mobilização da sociedade civil organizada é o Conselho Municipal de Saúde. De acordo com o presidente do órgão, Darci Pinheiro de Oliveira, a responsabilidade pela prevenção da Dengue deve ser compartilhada por toda a população. “A atuação do Conselho Municipal de Saúde é fiscalizar e auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas. Esta parceria com a Administração Municipal para o combate à Dengue é uma ação inédita em Hortolândia. O Conselho tem auxiliado inclusive, na convocação de representantes de igrejas, associações de bairro e outros conselhos”, destacou Oliveira.

Combate à Dengue

Entre as ações realizadas pela Prefeitura para combater a doença estão os arrastões aos finais de semana para conscientização da população e retirada de criadouros do mosquito transmissor da doença. Durante a semana, acontece a ação casa a casa para orientação da população sobre como combater a Dengue, palestras em escolas, unidades de saúde e empresas com o objetivo de divulgar as formas de prevenção, além de videoconferências para profissionais da saúde se atualizarem sobre a doença.

A Prefeitura também mantém encontros semanais do grupo Sala de Situação de Dengue, com a participação de representantes de diversos setores públicos, onde todos os índices da doença são divulgados e discutidos para o desenvolvimento de ações estratégicas.

Desde o início deste ano, as USFs (Unidades de Saúde da Família) estão realizando consultas para diagnóstico e acompanhamento de pessoas com Dengue, agilizando o atendimento dos casos suspeitos. Até o ano passado, este atendimento era atribuição das equipes de UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Entre as orientações sobre como evitar a Dengue, estão manter quintais livres de entulho ou outros materiais que possam acumular água, proteger garrafas e outros objetos da chuva, guardar brinquedos em local coberto, drenar a água das lajes, limpar calhas periodicamente, tampar caixas d’água e tambores, entre outras medidas.

Neste ano, Hortolândia registra 5.487 casos positivos de Dengue neste ano. Combater a dengue é dever de todos.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo