Nossa Cidade

Combate ao Aedes aegypti chega ao Recanto do Sol e Jd. Primavera

 

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta sexta-feira (16/03), controle químico do mosquito Aedes aegypti no bairro Recanto do Sol. A ação consiste em pulverizar inseticida, por meio de nebulização, nos quintais das casas, a fim de eliminar os mosquitos, que causam doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Além do Recanto do Sol, o Jd. Primavera recebeu ação de combate ao Aedes, com orientação de moradores casa a casa. Neste ano, Hortolândia registra um caso positivo de Dengue. Não há confirmação de casos de Chikungynia ou Zika.

Anuncio


As ações de combate ao mostuito causador destas doenças é atribuição da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses). Na nebulização, o inseticida usado é seguro para humanos e animais domésticos, mas bastante eficaz no combate aos insetos. Já na ação de conscientização, com visitas casa a casa, os agentes de zoonoses questionam o morador se há pessoas com febre na casa, com manchas pelo corpo ou outros sintomas que possam indicar uma das doenças. Além disso, os moradores são orientados sobre como evitar os criadouros do Aedes aegypti.

Ralos devem ficar protegidos com tela. Já os vasos de plantas e vasilhas de alimentação de animais precisam ficar livres der água. Brinquedos podem ser guardados em local fechado, assim como baldes e outros objetos. Atenção especial deve ser dada aos vasilhames, pneus e outros itens que tem uso menos frequente e podem servir para o mosquito se procriar. Com a colaboração de todos, é possível evitar uma epidemia na cidade.

Para conscientizar a população sobre a importância de manter casas, quintais e terrenos livres de criadouros do Aedes aegypti, a Prefeitura lançou, em 2017, a Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como a Operação Cata Bagulho e o plantio de árvores em terrenos antes ocupados por lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que, mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública, como estas doenças.

Teste rápido

As unidades de saúde do município já contam com os testes rápidos para diagnóstico de Dengue, Chikungunya e Zika. A Prefeitura de Hortolândia recebeu 12 mil testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde e fez a distribuição dos kits com pipeta para amostra de sangue e líquido reagente entre as USFs (Unidades de Saúde da Família), as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Hospital Municipal Mário Covas. Pacientes com sintomas suspeitos há mais de seis dias que procurarem as unidades de saúde serão indicados para o exame, com solicitação médica.

Com uma gota de sangue será possível saber, em 20 minutos, se a pessoa tem uma destas doenças, o que agiliza o tratamento e recuperação do paciente, além de nortear a necessidade de investigar outras patologias, caso o teste rápido dê resultado negativo. Até então, pacientes com suspeita de Dengue, Chikungunya e Zika tinham a doença confirmada ou descartada por meio de exame de sangue convencional, o que demorava, pelo menos, oito dias para ficar pronto. Mesmo com a realização do teste rápido, o exame de sangue continuará a ser realizado.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo