Nossa Cidade

Começa campanha de adoção de árvores, no Terras de Santo Antonio

Prefeitura e CPFL têm 1.500 mudas disponíveis para população

Começou, nesta quinta (13/07), pelo Jd. Terras de Santo Antonio, a campanha de adoção de árvores, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. Pela manhã, 12 agentes ambientais visitaram residências sem árvores na calçada a fim de propor aos moradores que adotem uma muda. Até agora, pelo menos 52 moradores aceitaram a proposta. O trabalho no bairro será retomado nesta sexta-feira (14/07) e, em breve, será realizado também no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A meta é promover a adoção de 1.500 mudas de espécies compatíveis com a fiação elétrica.

Anuncio


Durante a abordagem, os servidores apresentam o projeto Arborização+Segura, realizado em parceria com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), que prevê o plantio planejado de mudas de árvores em calçadas do município. A quem aceita a proposta, é pedido que assine o Termo de Adoção de Árvores, em que a pessoa se compromete a cuidar da muda plantada em frente a sua casa até que esta tenha condições de viver com autonomia. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, são muitos os benefícios de ter uma árvore na calçada, dentre eles, a redução do calor, a absorção de ruídos, a valorização do imóvel por sua qualificação ambiental e paisagística e a contribuição para o equilíbrio psicossocial do homem, por meio da aproximação com o meio natural.

A Secretaria ressalta ainda que, com o projeto, a arborização no município será mais segura, tranquila e eficiente, pois, com planejamento, será possível adequá-la, tanto nos bairros antigos, quanto nos bairros novos. Além de ações de plantio, o projeto Arborização+Segura prevê ainda podas e retiradas de árvores que oferecem risco à fiação elétrica, bem como destinação correta de resíduos decorrentes destas intervenções.

A assinatura do termo de parceria entre a Prefeitura e a CPFL Paulista aconteceu no dia 22 de junho. Hortolândia é a 11ª cidade da área de atuação da CPFL Paulista, e a maior delas, onde o termo de parceria foi firmado. Com 82 mil unidades consumidoras, a cidade registra, em dias claros, até 15% de quedas de energia motivadas por árvores. Este número sobe para até 60% em dias de chuva, segundo a companhia.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo