Nossa Cidade

Começa vacinação de profissionais da Educação em Hortolândia

Começou, nesta segunda-feira (12/04), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, a vacinação dos profissionais da Educação em Hortolândia. Neste primeiro dia, foram imunizados somente os que têm 60 anos ou mais, previamente cadastrados e com agendamento validado pelo Estado e pelo município, vinculados tanto às redes públicas de ensino (federal, estadual e municipal), quanto à particular, desde a creche até o Ensino Médio.

A vacinação, que vai das 8h às 12h e das 13h às 17h, começou após o Governo de São Paulo incluir o segmento entre os grupos prioritários. Nesta terça-feira, chega a vez dos profissionais com idade entre 55 e 59 anos. O cronograma de atendimento, nesta primeira etapa, se estende até quinta-feira (15/04), por faixas etárias (veja abaixo). Ao posto de atendimento é preciso levar documento de identidade com foto e CPF, bem como o QRCode emitido quando do agendamento, holerite, comprovante de residência e, quando houver, o cartão cidadão do SUS.

Anuncio


Um dos primeiros a ser vacinado, em Hortolândia, foi o auxiliar de serviços gerais do Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini”, Gérson Antônio dos Santos, de 60 anos. “Sinto um alívio. Eu gostaria que não só eu estivesse tomando hoje essa vacina, mas que todas as pessoas que eu gosto e conheço estivessem tomando também. Mas eu creio que vamos chegar lá, ainda. É uma alegria muito grande estar tomando essa primeira dose da vacina e torcendo para que seja um efeito positivo para estar imunizando o povo brasileiro”, afirmou o servidor, que já trabalha na Administração Municipal há mais de 20 anos, a maioria deles na rede municipal de educação.

A servidora Sonia Regina Leite, de 60 anos, que atua como apoio escolar na Emeb Josias da Silva Macedo, também chegou cedo ao posto de vacinação, trazendo alimentos para a campanha “Vacina contra a Fome”, promovida pelo Governo do Estado e apoiada pela Prefeitura. “A gente está se cuidando, mas tem muitos passando necessidade, muitos sem emprego. É importante ajudar. Estou ansiosa, porque, por eu ter mais de 60 anos, passei praticamente quase o ano passado todo em casa, por ser do grupo de risco. Estou ansiosa para voltar”, afirmou sorrindo, animada.

Para a professora Evelyn Maria de Moraes, do Jardim I B da Emeief (Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Leni Pereira Prata, de 62 anos, tomar a vacina hoje “representa alívio e esperança de continuar a vida depois da pandemia. Voltar a interagir com as pessoas, com as crianças. Enfim, voltar a trabalhar presencialmente com meus alunos e ver o progresso deles. Poder rir, apertar, abraçar, brincar e tantas outras coisas que, neste momento, não podemos fazer, pois estamos isolados e com medo”, comenta ela.

“É superimportante essa primeira fase estar iniciando e nosso propósito é, em breve, ter toda a nossa rede vacinada, para termos uma retomada das atividades mais segura, mais eficiente e com mais qualidade”, avalia o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. “Nós entendemos que a escola, a rede municipal de educação pública, é uma mola propulsora da sociedade civil. Quando temos nossos profissionais da educação, que atuam ali na linha de frente, vacinados, em um momento como esse, nós garantimos às famílias, aos pais, aos alunos, uma segurança maior. A escola aberta, funcionando, mesmo que os alunos ainda não estejam vacinados e que demore um tempo ainda, em razão da idade e dos critérios que o Governo tem adotado, tendo os nossos profissionais vacinados, isso contribui muito para a retomada das atividades e do processo de aprendizagem”, afirma o secretário.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, profissionais cujo cadastro foi validado após o dia 12 de abril serão vacinados na sexta (16/04), caso haja doses disponíveis. A unidade escolar deverá informar à Secretaria a quantidade até o dia 14 deste mês.

Além dos professores, a medida beneficiará também diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, secretários da escola, cuidadores, merendeiras, serviços gerais e faxineiras. A vacinação é feita por equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira o cronograma de atendimento dos profissionais da Educação:

12/04 – 60 anos ou mais

13/04 – 55 a 59 anos

14/04 – 50 a 54 anos

15/04 – 47 a 49 anos

“Vacina contra a Fome”

Para quem quer praticar a solidariedade neste momento grave da pandemia do Coronavírus, Hortolândia adere à campanha “Vacina contra a fome”, do governo estadual, para arrecadar alimentos que serão destinados a pessoas cuja situação socioeconômica foi agravada pela pandemia. O objetivo é incentivar o público-alvo que será vacinado contra a COVID-19 a doar alimentos não perecíveis que compõem a cesta básica, dentre os quais arroz, feijão, leite em pó, entre outros.

Em Hortolândia, a doação de alimentos pode ser feita no ponto de vacinação instalado no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Prefeitura, localizado na rua Euclides Pires de Assis, 200, Remanso Campineiro. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, com os alimentos arrecadados serão montados kits para entrega a mais de 400 famílias em vulnerabilidade social cadastradas nos quatro CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) do município.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo