Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Comércio de Hortolândia poderá funcionar por oito horas, a partir deste sábado (22/08)

Portal Hortolândia

Publicado

em

A partir deste sábado (22/08), começam a valer novas regras de funcionamento do comércio em Hortolândia, no processo de retomada consciente das atividades econômicas, durante a pandemia. Segundo o novo Decreto Municipal, nº 4.546, de 21 de agosto de 2020, publicado pela Prefeitura, o comércio na cidade terá o horário estendido e poderá funcionar por até 8 horas diárias. Os estabelecimentos devem seguir os protocolos e as orientações, com medidas efetivas para conter a disseminação do Coronavírus. Para ler o documento na íntegra, clique aqui.

Hortolândia está na Fase de Modulação 3 – Amarela, do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo, que permite a abertura de bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias de esporte de todas as modalidades. Com a publicação do novo decreto, a partir deste sábado (22/08), poderão funcionar também atividades presenciais no âmbito da educação não-regulada, isto é, aquela não sujeita à autorização de funcionamento ou avaliação de qualidade pelo Poder Público, como escolas de idiomas, música, informática e cursos livres. Para isso, devem adotar medidas de distanciamento social, higiene e atender, somente, quarenta por cento da lotação máxima permitida no AVCB (Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros), dividida pelo número de salas de aula, podendo funcionar das 9h às 17h.

Publicidade

Segundo o documento, as atividades de agenciamento, corretagem, intermediação de bens imóveis, concessionárias de veículos, escritórios e comércio em geral poderão funcionar das 9h às 17h. Já feiras livres podem funcionar por até oito horas consecutivas.

Academias e estabelecimentos similares poderão optar por exercer suas atividades por oito horas, contínuas ou parceladas, entre 6 horas e 23 horas. Bares, lanchonetes, restaurantes, padarias e estabelecimentos similares poderão proporcionar consumo interno pelo período máximo de oito horas, contínuas ou parceladas, entre 6 horas e 22 horas.

Estabelecimentos dos segmentos de estética, beleza e similares deverão exercer suas atividades no período máximo de oito horas contínuas, no horário das 11h às 19h. Já aos finais de semana, os estabelecimentos poderão, alternativamente, realizar seu funcionamento no período da manhã, das 8 horas às 16 horas ou das 11 às 19 horas.

Todos deverão comunicar à Prefeitura sua escolha e informar na entrada do estabelecimento o horário de funcionamento. Já shopping centers, galerias e estabelecimentos congêneres deverão informar, por ofício dirigido à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o horário de funcionamento pelo período máximo de oito horas, entre 10h e 22h.

O limite máximo de atendimento presencial nos estabelecimentos deve seguir as mesmas orientações, não havendo alterações, assim como o horário de funcionamento dos sistemas “delivery” (pedidos realizados por telefone ou aplicativos e entregues em casa), que podem funcionar 24h, “drive-thru” (quando efetua a compra dentro do carro), funcionando das 10h às 23h e “walk-thru” (quando o cliente vai ao estabelecimento a pé, permanecendo fora do local), das 10h às 18h.

Segundo o decreto, para o funcionamento de bares e restaurantes, o consumo no local somente poderá ocorrer ao ar livre ou em áreas arejadas. Para academias, os protocolos de atendimento devem obedecer à realização de agendamento prévio e hora marcada e só ficam permitidas aulas e práticas individuais, sendo proibidas quaisquer aulas ou práticas em grupo. Já os templos religiosos, devem providenciar assentos e filas com distanciamento mínimo e proibição de atividades com público em pé.

Os protocolos sanitários, entre eles a utilização de máscaras, distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes e comunicação, apropriados para cada atividade tratada no decreto, estão mantidos e devem ser seguidos.

Orientação ao comércio durante a pandemia

A Prefeitura de Hortolândia criou, em março, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus para avaliar, propor e colocar em prática medidas de prevenção à disseminação da COVID-19.

A Operação de Orientação sobre o Coronavírus nos comércios tem se intensificado, a cada dia. Desde 21 de março, equipes da Administração Municipal percorrem a cidade, de domingo a domingo, das 9h às 22h.

De acordo com a Secretaria de Segurança, foram orientados e fiscalizados mais de 3 mil estabelecimentos, durante a pandemia, até agora. O trabalho orientativo, para conter a disseminação do vírus, é realizado em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Guarda Municipal, pelo Setor de Fiscalização e pela Vigilância Sanitária.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Prefeitura readequa trânsito em vias próximas à rua dos Estudantes

Portal Hortolândia

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira (28/09), foi pintada sinalização horizontal e vertical na rua Terezinha Navarro da Silva, em frente à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Santa Clara do Lago, próximo ao local onde o trânsito será readequado. O trabalho foi iniciado na última quinta-feira (24/09), com o reforço da sinalização viária nas ruas Lídia Giroto Navarto e João Paiva, além das Ruas Três e Cinco, na região do Jardim do Bosque.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação na rua Terezinha Navarro da Silva tem o objetivo de preparar o local para quando for concluída a construção de uma rotatória na rua dos Estudantes. A partir daí a via passará a ser “mão-dupla”, ou seja, receber o tráfego nos dois sentidos já que hoje apenas um sentido da via recebe o fluxo do trânsito.

Publicidade

“As adequações no trânsito da região organizam o tráfego, melhoram o fluxo, evitam congestionamentos e excesso de velocidade que podem causar acidentes”, explica o diretor de operações da Secretaria de Serviços Urbanos, José Eduardo Vasconcellos. O serviço continuará nos próximos dias.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento.

O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Alistamento militar vai até quarta-feira (30/09)

Portal Hortolândia

Publicado

em

Termina nesta quarta-feira (30/09) para fazer alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino, que completam 18 anos em 2020. O alistamento pode ser realizado pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/

Outra possibilidade é procurar a Junta Militar de Hortolândia, órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. O órgão fica no prédio do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

Publicidade

Para realizar o alistamento, o interessado deve seguir as instruções fornecidas no site. Os documentos necessários são CPF, certidão de nascimento ou, no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente); comprovante de residência ou declaração assinada; e um documento oficial com fotografia (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.
Departamento de Comunicação

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura realiza trabalho de educação ambiental casa a casa no Parque do Horto

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia reforça o trabalho de educação ambiental em diferentes regiões do município, seguindo os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus. Nesta segunda-feira (28/09), o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza trabalho casa a casa na região do Parque do Horto. Agentes do núcleo visitam residências para orientar os moradores sobre a importância de descartar corretamente os resíduos.  O trabalho será realizado ao longo desta semana.

De acordo com o coordenador do núcleo, Ricardo Zanoni, o trabalho é feito, após ter sido constatada a presença de resíduos na praça localizada na Estrada Municipal Valêncio Calegari, uma das vias de entrada da cidade. “Observamos no local acúmulo de lixo orgânico. Também observamos que muitas pessoas arremessam lixo de dentro dos seus carros quando passam pela via”, salienta o coordenador.

Publicidade

Além da importância de fazer o descarte adequado de resíduos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) do município, o coordenador Ricardo Zanoni salienta que os agentes do núcleo orientam os moradores a evitar colocar o lixo orgânico em frente de suas casas, principalmente nos finais de semana.

“Orientaremos as pessoas que não coloquem esses resíduos em frente de suas casas antes da segunda-feira, que é o dia da coleta de lixo orgânico. É importante que elas mantenham esses resíduos guardados em suas casas até para evitar que sejam remexidos por cachorros e gatos que vivem abandonados nas ruas”, salienta Zanoni.

PEVS

Atualmente, o município conta com 11 PEVs. Em julho deste ano, a  Prefeitura de Hortolândia inaugurou, em parceria com a Caixa Econômica Federal, novos PEVs nas regiões do Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Santa Emília e no Jardim Santa Esmeralda. O horário de funcionamento dos PEVs é de segunda a domingo, inclusive feriados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, com exceção dos PEVs Orestes Ôngaro e Jardim Santiago.

Em razão da pandemia, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que a população só pode utilizar os PEVs para descarte regular com o uso obrigatório de máscara. Estão em fase de construção mais dois PEVs no Jardim Nova Alvorada e no Jardim São Sebastião.

Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa por mês, quantidade que equivale a 1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros.

A Fiscalização Ambiental, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, percorre a cidade para orientar a população sobre como fazer o descarte adequado de resíduos. O descarte irregular de entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa em Hortolândia. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000.

Quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam este crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa “Agenda Verde”, da Prefeitura. O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Confira abaixo a lista dos 11 PEVs existentes no município:

•PEV 1 – Jd. Nossa Senhora Auxiliadora: rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 – Jd.Adelaide: rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 – Parque Gabriel: avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 – Jardim Interlagos: rua Rio Tapajós (antiga rua 5)

• PEV 5 – Vila Real: rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 – Jardim Amanda: rua Augusto dos Anjos, s/nº

• PEV 7 – Orestes Ôngaro: rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

• PEV 8 – Jd. Santiago: rua João Joaquim Calixto, 230

• PEV 9 – Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Manoel Antônio da Silva, 610

• PEV 10 – Jd. Santa Emília: rua Luísa Febrônio Marini

• PEV 11 – Jd. Santa Esmeralda: rua Ágata, s/nº

Em construção:

• PEV 12 – Jd. Nova Alvorada: rua Alcebíades Marques (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé

• PEV 13 –Jd.  São Sebastião: rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Jardim São Sebastião)

LEVs

Já os LEVs são contêineres nos quais a população pode descartar diversos tipos de recicláveis, tais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais. Em virtude da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura retomou a coleta de resíduos por meio dos LEVs em julho deste ano. Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias. Cada contêiner tem capacidade de armazenar 2,5 m³ de recicláveis.Atualmente, a cidade conta com 21 LEVs. Confira abaixo a lista com os endereços destes equipamentos:  

1. LEV Parque Ortolândia – Praça Vereador José Costa Camargo, Rua Pastor Germano Riter – Próximo a Sabesp;
2. LEV Jardim Firenze – Rua Veneza, em frente ao Fórum;
3. LEV Jardim Amanda – Rua Tiradentes, em frente à lagoa
4. LEV Parque Chico Mendes – Rua João Mendes, s/n, Parque Ortolândia
5. LEV Jardim Everest – Rua Pico do Atalaia, 88
6. LEV Lago Da Fé – Av. Wesley Dias Rodrigues, Jardim Alvorada
7. LEV Vila Real – Av. São Francisco de Assis, Praça da Paróquia do Rosário
8. LEV Jardim Santa Esmeralda – Rua Turmalina
9. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Cicero Ramos Meira- Escola Estadual Pastor
10. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Albina Rodrigues Pereira – Praça do Pastel
11. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Armelinda Espúrio da Silva,785, em frente à Emeb Josias da Silva Macedo
12. LEV São Sebastião (Contêiner Metálico) – Rua Pastor Ernesto Roth, 705
13. LEV Jardim Novo Horizonte – Rua Moacir de Souza Campos, em frente à Emef Taquara Branca
14. LEV Palácio das Águas – Rua José Claudio Alves Dos Santos, 585, Remanso Campineiro
15. LEV Câmara Municipal – Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel
16. LEV Centro – Rua Luiz Camilo de Camargo, 630, Remanso Campineiro, Centro
17. LEV Remanso – Rua Alda Lourenço, Remanso Campineiro, na Praça Bambino
18. LEV E.E. Profa. Conceição Aparecida Terez Gomes Cardinales – Rua Visconde do Rio Branco, Jardim Amanda
19. LEV do Remanso das Águas – Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo
20. LEV Creape – Rua Bolívia, 290 – Jardim Santa Clara do Lago II
21. LEV Orestes Ôngaro – Rua Domingos Batista de Souza, Praça ao lado do quiosque – Parque Orestes Ôngaro

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares