Nossa Cidade
Comissão seleciona classificados no 2o Festival de Música da Prefeitura

A Comissão de Pré-seleção do 2o. Festival de Música “Educando para o Talento”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, divulgará, nesta sexta-feira (03/05), a lista dos candidatos classificados para disputar as etapas eliminatórias, em cinco regiões. Neste ano, 159 alunos cantores, em 22 escolas da rede municipal, se inscreveram na disputa, segundo informação divulgada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Na primeira edição, houve 300 inscritos, porém em 14 escolas. Para os organizadores, dois fatores são considerados muito positivos em 2019: o maior número de escolas participantes, assim como o maior envolvimento da comunidade. O Festival faz parte das comemorações do aniversário de 28 anos de Hortolândia.
Durante a triagem, conforme prevê o edital, a Comissão observará quatro critérios: material sonoro audível, identificação clara, inscrição de única música e conteúdo temático. Serão pré-selecionados para as Eliminatórias 15 participantes por período (manhã/tarde), totalizando 30 participantes por região. Ao todo, são cinco as regiões.
As apresentações dos selecionados começarão na segunda-feira (06/05) e se estenderão por quatro dias, encerrando-se na quinta-feira (09/05). Os primeiros alunos cantores a se apresentar serão os da Região I, no auditório da Emef Prof.ª Maria Célia Cabral Amaral, localizada na Rua Augusto dos Anjos, 1275, no Jardim Amanda II, das 8h às 11h e das 14h às 17h (veja cronograma completo abaixo).
Estudantes do 1o ao 9o ano, matriculados na rede municipal de ensino, participarão do Festival. A Comissão de Pré-seleção é formada por 13 integrantes, dentre elas professores de música, supervisores escolares e coordenadores pedagógicos do CFPE “Paulo Freire” (Centro de Formação dos Profissionais em Educação). O objetivo do Festival é incentivar, desenvolver e aprimorar a cultura musical, valorizando os jovens cantores existentes dentro da escola, de acordo com a coordenadora pedagógica Selma Epifania da Silva Santos, integrante da comissão organizadora do evento.
Após as apresentações eliminatórias, abertas à comunidade, em especial a familiares e colegas de classe, haverá a etapa Semifinal, que se estenderá de 13 a 16 de maio, das 8h as 11 e das 14h as 17h, no palco 2 do espaço do Rodeio de Hortolândia, com apresentações pela manhã e à tarde. A grande final será no dia 17 de maio, das 8h às 12h. Nesta data, serão definidos e premiados os candidatos vencedores, do 1o ao 4o lugar. Os vencedores ganharão troféus ou medalhas e se apresentarão no Palco 2 do Rodeio de Hortolândia 2019.
“Nosso Festival de Música, já na segunda edição, contribui de forma significativa para nossa rede municipal de ensino, porque temos professores concursados, aula de música prevista em todo o nosso projeto de educação integral, exatamente porque nós priorizamos a integralidade da criança. Temos a educação integral não só pensando no horário de permanência da escola, em horário ampliado, mas na qualidade deste tempo que a criança fica na escola. E o festival de música vem para abrilhantar todo o trabalho que é feito de música com as crianças durante o ano e motivar as crianças para quem tiver um talento especial para a música tenha espaço, não só dentro da escola, mas na cidade e também possa pensar em ampliar isso para o futuro. Nossa intenção é sempre valorizar a criança no seu talento natural. Isso contribui de forma significa para a aprendizagem, porque crianças motivadas e felizes na escola aprendem cada vez melhor”, afirma a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Mara Fagundes Freire.
Confira as datas e os locais das apresentações nas etapas Eliminatórias:
06/05, segunda-feira – Região I: Jd. Amanda
Hora: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Local: Emef Prof.ª Maria Célia Cabral Amaral, Rua Augusto dos Anjos, 1275, Jardim Amanda II
07/05, terça-feira – Região II:Central
Hora: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Local: Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim, Rua Maria de Lourdes C. Cancian, 92, Remanso Campineiro
08/05, quarta-feira -Região III: Jd. Nova Hortolândia
Hora: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Local: Emef Caio Fernando Gomes Pereira, Rua Aurora P. Tanachi, 995, Jd. Nossa Senhora Auxiliadora
09/05, quinta-feira – Regiões IV e V: Jd. Novo Ângulo e Jd. Rosolen
Hora: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Local: Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior, Rua Adail Alves Silva, 525, Jd. Novo Ângulo
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Coronavírus Hortolândia: 7050 casos confirmados, 6709 curados e 195 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(21) mostra que o município teve 7050 casos confirmados, 6709 curados e 195 óbitos.
Casos confirmados: 09 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 14 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 121 em isolamento domiciliar.
Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 05 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1113 em isolamento domiciliar.
9020 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Nossa Cidade
Prefeito de Hortolândia é eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, acaba de se tornar presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Ele e o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, eleito vice-presidente, estarão à frente do colegiado durante um ano, podendo o mandato ser renovado por igual período.
Perugini e Reis foram escolhidos, nesta terça-feira (19/01), durante a primeira reunião do Conselho neste ano, realizada no Hotel Fazenda Duas Marias, em Jaguariúna. Prefeitos e representantes do Estado, que compõem o Conselho da RMC, participaram da eleição. O encontro reuniu 17 dos 20 chefes do Executivo Municipal que compõem o colegiado.
“O papel do presidente é o papel de articulador, de motivador. Eu me disponho a ser o motivador de vocês para que tenha uma região metropolitana bem articulada, com presença forte para negociação com o Governo do Estado e com o Governo Federal”, afirmou Perugini. “Temos que conquistar recursos efetivos e ter uma relação mais proativa com o Governo do Estado. É isso que eu e o Gustavo Reis estamos nos propondo”, completou o prefeito de Hortolândia.
Sobre o Conselho de Desenvolvimento da RMC
O Conselho de Desenvolvimento da RMC é um órgão deliberativo, que trata de reivindicações e projetos conjuntos dos municípios, além de convênios e da utilização de recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da RMC). O fundo é formado pelas anualidades pagas pelas próprias prefeituras e tem na Agemcamp (Agência Metropolitana) o braço executivo para implementar políticas e ações. Os seis membros do Conselho do Fundocamp também foram eleitos na reunião.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Prática esportiva com acompanhamento profissional pode ser realizada mesmo em casa

Mesmo com a suspensão temporária dos treinos habituais e de alto rendimento do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia e das práticas esportivas nos espaços públicos, por tempo indeterminado, para evitar a disseminação do Coronavírus, é importante a realização de atividades que mantenham o movimento corporal e contribuam com a saúde da população.
De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer de Hortolândia, atividades básicas como caminhar ao ar livre e subir escadas em vez de utilizar o elevador, por exemplo, ajudam a deixar o corpo ativo e a saúde em dia. Outras atividades físicas também podem ser realizadas em casa, mas sempre com atenção, auxílio profissional e respeito aos limites de cada um.
“Há uma forma de praticar exercícios em casa utilizando o peso do corpo, por exemplo. Abdominal, flexão e alongamento são algumas das atividades que, se realizadas de maneira correta, 30 minutos por dia, três vezes por semana, contribuem com a saúde do praticante. Antes de começar, o conselho é bom se consultar, mesmo que de maneira online, com um profissional da área de educação física. O limite do corpo deve ser respeitado também. Cada organismo reage à atividade física de uma forma e ao respeitar os limites, as lesões são evitadas”, explica Felipe Belozo, mestre em treinamento esportivo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e gerente de esportes da Prefeitura de Hortolândia.
“Caminhadas e andar de bicicleta são algumas práticas que se realizadas, todos os dias, em um período entre meia hora e uma hora também contribuem muito com a saúde. A internet pode ser perigosa, pois há pessoas que não são capacitadas para realizar treinamentos esportivos. Portanto, pesquisar e se informar antes de seguir treinos de pessoas que não são habilitadas é a principal forma de preservar a saúde”, analisa Belozo.
No início da pandemia, a Prefeitura disponibilizou uma série de vídeos para contribuir com a prática esportiva em casa. Clique nos links abaixo para acompanhar:
https://www.facebook.com/watch/?v=221441512299611
https://www.facebook.com/watch/?v=2320516728242299
https://www.facebook.com/watch/?v=239252604192142
https://www.facebook.com/watch/?v=814279215734290
https://www.facebook.com/watch/?v=2916616978374405
https://www.facebook.com/watch/?v=220930642572331
https://www.facebook.com/watch/?v=917736948660407
De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, os alunos matriculados nas modalidades esportivas de todos os espaços do Projeto Escolinhas Esportivas podem ficar tranquilos: ninguém perderá a matrícula e eles poderão retornar aos treinos normalmente, após a volta das atividades. Quem está na lista de espera também não perderá a vez de realizar a matrícula, quando o serviço voltar.
Confira abaixo os espaços esportivos fechados:
– Campo do Remanso Campineiro (Em reforma)
– Campo do Adelaide
– Campo do Poliesportivo
– Campo do Rosolen
– Campo do Caic (Jd. Amanda)
– Campo da Confibra (Construção de arquibancada em andamento)
– Campo Society do Jd. Adelaide
– Ginásio Poliesportivo Victor Savala
– Academia Municipal “Jaime Pereira”
– Poliesportivo “Nelson Cancian”
– Centro de Especialidades em Artes Marciais “Eliel Gomes”
– Centro de Treinamento em Ginástica Artística “Yasmin Geovana Santos Bonfin”
– Espaço Cantuário
– CIF Santa Clara
– “Estação Cidadania de Esportes – Deputado Luiz Lauro Filho”
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

-
Brasil4 semanas atras
Trabalhador pode solicitar saque de R$ 1.045 do FGTS até quinta-feira
-
Empregos3 semanas atras
IBM Hortolândia está com mais de 140 vagas de emprego em aberto
-
Policial4 semanas atras
Homem é morto a ‘tijoladas’ na cabeça em Hortolândia
-
Policial4 semanas atras
Mãe arremessa bebê ao chão e acaba detida por policiais militares no Jardim Amanda; avó foi quem acionou a polícia
-
Nossa Região1 semana atras
Ônibus do Nova América bate em estação de transferência em Campinas
-
Nossa Região5 dias atras
Jovem morre prensado por caminhão em Campinas
-
Nossa Cidade2 semanas atras
Família procura por jovem desaparecida
-
Policial3 semanas atras
Jovem que era morador de Hortolândia é morto a tiros em Campinas