Nossa Cidade

Confira a programação gratuita de teatro neste sábado

Apresentação da peça “Aqui Trem! Histórias da Ferrovia” será neste sábado (15/08); “Mulher-Peixe” e “O Planeta Lilás” são outras atrações da mostra neste dia

Lembranças de uma ferrovia entram em cena no primeiro espetáculo de Rua da 4ª Mostra Nacional de Teatro “Na Lona 2015”. “Aqui trem! Histórias da Ferrovia” tem apresentação gratuita e aberta ao público neste sábado (15/08), às 10h, no Centro de Memória de Hortolândia “Professor Leovigildo Duarte Júnior”, na antiga Estação Ferroviária Jacuba. O órgão, pertencente à Secretaria de Cultura, fica na Rua Rosa Maestrello, nº 2, na Vila São Francisco.

Anuncio


Outra atração para este dia é o espetáculo “O Planeta Lilás”, livre para toda a família, e a peça “Mulher-Peixe”, indicada para maiores de 14 anos. Ambos serão apresentados no Teatro Casa de Joana, localizado na Av. São Francisco de Assis, s/nº, na Vila Real Continuação.

Embarque na história

No espetáculo “Aqui trem! Histórias da ferrovia”, o “Grupo ô, minha gente” pede que a platéia deixe o trem passar. A peça traz ao público histórias e depoimentos de moradores do interior paulista sobre a já desativada ferrovia da cidade de Jacareí.

Dividido em três histórias elaboradas por meio de trabalho de pesquisa e criação colaborativa, o espetáculo é encenado em linguagem popular, com a simplicidade do espírito do teatro de rua. Com duração de 50 minutos, a peça é uma viagem cheia de comicidade e emoção. Além de ter participado de festivais e projetos no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, a obra foi premiada no Festival Nacional de Teatro de Taubaté em 2013.

Com foco na pesquisa de manifestações da cultura popular, de rua e circo, o “Grupo Ô, Minha Gente”, de São Paulo – SP, foi criado em 2005. A companhia trabalha com linguagem diversificada, unindo o universo da cultura popular às linguagens artísticas, de forma harmoniosa e simples. Para isso, entre seus instrumentos estão a dança, a música, a contação de histórias, o uso de pernas de pau e técnicas circenses. O resultado são trabalhos interativos para crianças e adultos, muitos deles apresentados em espaços públicos, centros culturais, mostras e festivais.

Universo de cores

“O Planeta Lilás”, de “Zezé Produções”, traz à vida a obra homônima do escritor e cartunista Ziraldo. A peça mostra a viagem do Bichinho que, cansado de viver solitário no seu Planeta Lilás, resolve construir um foguete e conhecer o universo. O personagem conhece o Branco, o Preto, as Cores, a Ideia, as Letras e o Ponto Final. Ao fim da aventura, Bichinho percebe que seu planeta é uma flor violeta, guardada dentro de um livro.

A novidade do espetáculo fica por conta do uso de projeções para criar personagens virtuais que contracenam com o elenco real. A obra, divertida e ao mesmo tempo educativa, é baseada no livro “O Planeta Lilás” e os personagens elementos que o compõem: o “Branco” (da página), o “Preto” (da tinta), a “Ideia”, as “Cores”, as letras e a pontuação. “O Planeta Lilás” recebeu diversas indicações para o Prêmio Mambembe e a APETESP (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo). A peça tem duração de 50 minutos e será exibida às 15h, no Teatro Casa de Joana.

Produtores, diretores e adaptadores da montagem, Zezé Fassina e Carlos Arruda (Puruca), já realizaram quatro espetáculos com a assinatura de Ziraldo: O “Planeta Lilás”; “A Bela Borboleta”; “O Bichinho da Maçã” e “Bonequinha de Pano”, sendo a última escrita pelo próprio Ziraldo especialmente para ser dirigida por Puruca e interpretada por Zezé. A equipe já recebeu três prêmios Maria Clara Machado no Rio de Janeiro, esteve em todos os estados brasileiros e até no Japão, apresentando peças em oito cidades do País para filhos de imigrantes brasileiros.

Água e reflexão

No espetáculo “Mulher-Peixe”, do grupo “Engasga Gato”, Mané Profecia anuncia o dilúvio na televisão. Isso é o bastante para Mulher-Peixe organizar sua vida em torno do final iminente. Enquanto isso, a personagem lamenta a falta de água em seus encanamentos, passa por momentos tragicômicos de sua infância e trava uma luta pela sobrevivência com o gato da vizinha. Entre suas memórias reais-imaginativas e sonhos, Mulher-Peixe deve tomar uma decisão: segurar nas mãos do Cria-Dor, se agarrando ao mito de Noé e embarcando, ou ser levada pela enxurrada. A peça tem duração de 50 minutos e é inadequada para menores de 14 anos. A apresentação gratuita é às 20h, no Teatro Casa de Joana.

“Mulher-Peixe” é uma obra do grupo “Engasga Gato”, de Ribeirão Preto. A equipe foi criada em 2007. O objetivo da companhia é desenvolver processos artísticos em diferentes segmentos no campo cultural, sempre com um ponto em comum: o aprofundamento do trabalho do ator. Em 2012, “Engasga Gato” foi premiado pela Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria “Grupos com sede fora do circuito tradicional/comercial”.

Na Lona 2015

A mostra “Na Lona 2015” acontece de 12 a 22 de agosto e é realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, pelo Centro Cultural Casa de Joana e pela Cia de Teatro São Genésio. Ao todo, o evento traz 21 apresentações teatrais gratuitas à população, que ocorrem em escolas e espaços públicos da cidade, e no Centro Cultural Casa de Joana.

Prêmio Teatro

Os 21 participantes da mostra “Na Lona” foram selecionados após vencerem o “Prêmio Teatro em Hortolândia 2015”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Ao todo, foram 158 grupos e companhias teatrais inscritas. Além das equipes brasileiras, entre os selecionados está uma equipe da Argentina. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro, no valor de R$ 3.550,00.

Centro de Memória

Local que abriga parte da história de Hortolândia, o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Júnior” foi inaugurado em 2014. Além de exposições permanentes e temporárias, o órgão possui Biblioteca de Referência, laboratórios audiovisual, cartográfico e fotográfico digital.

O Centro de Memória é aberto à visitação pública de terça a sexta-feira, das 9h às 16h45. O espaço também abre no último final de semana de cada mês, das 9h às 17h. Para agendar visitas e obter mais informações, basta entrar em contato pelo número 3865 2678.

SERVIÇO:

Espetáculo de Rua:

O quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “Aqui Trem! Histórias da Ferrovia”

Classificação: Livre

Quando: sábado (15/08), às 10h

Onde: Centro de Memória de Hortolândia “Professor Leovigildo Duarte Júnior” – Rua Rosa Maestrello, nº 2, Vila São Francisco.

Espetáculo Livre:

O quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “O Planeta Lilás”

Classificação: Livre

Quando: sábado (15/08), às 15h

Onde: Teatro Casa de Joana – Av. São Francisco de Assis, s/nº, Vila Real Continuação (anexo ao Supermercado Pague Menos)

Espetáculo Adulto:

O quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “Mulher-Peixe”

Classificação: 14 anos

Quando: sábado (15/08), às 20h

Onde: Teatro Casa de Joana – Av. São Francisco de Assis, s/nº, Vila Real Continuação (anexo ao Supermercado Pague Menos)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo