Nossa Cidade

Confira como auxiliar o aluno a realizar as tarefas da escola na fase de ensino remoto

Além dos novos cuidados com a saúde e a prática do isolamento social, a pandemia do Coronavírus trouxe para dentro de casa um desafio a mais. Afinal, a cada dia, diversas famílias precisam aprender a conciliar as habituais tarefas domésticas com as rotinas da escola e do escritório. Tudo junto e misturado, em um mesmo ambiente. Como ajudar crianças e jovens a manterem o foco, se envolverem e efetivamente aprenderem com as tarefas disponibilizadas, durante a fase remota de ensino?

Para auxiliar os cerca de 26 mil estudantes da rede municipal, que estão estudando à distância, a Prefeitura de Hortolândia apresenta a seguir sugestões e recomendações úteis aos pais e responsáveis, apresentadas por profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Anuncio


Ensino Fundamental e EJA

Segundo a coordenadora do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, Márcia Gonçalves, para as turmas do Ensino Fundamental, é muito importante que o aluno, principalmente a criança, conte com o acompanhamento de algum responsável, nos momentos de estudos. Para tanto, apresenta as seguintes dicas de como auxiliá-los nesta tarefa:

1 – Organize um espaço silencioso, ou seja, sem TV, distrações ou pessoas transitando no local preparado para a realização das tarefas;

2 – É muito importante ter uma rotina nos horários para estudo;

3 – Faça as atividades conforme a rotina que o seu professor enviar;

4 – Converse com seu filho (a) sobre o conteúdo estudado e as dificuldades encontradas;

5 – Parabenize seu filho (a) quando terminar a atividade do dia e o deixe brincar;

6 – Incentive seu filho (a) a falar das dificuldades em realizar as tarefas, a fazer perguntas ao professor no momento da interação;

7 – Se perceber muita dificuldade na criança em relação às atividades, entre em contato com o professor ou com a escola;

Caso o aluno esteja cursando o Ensino Fundamental II, ou seja do 6º ao 9º ano, ou a EJA (Educação de Jovens e Adultos), é necessário organizar um momento para fazer um lanche e, quando terminar as tarefas, realizar uma atividade manual. Estudantes da EJA já inseridos no mercado de trabalho, precisam atentar para um aspecto importante: ao chegarem em casa, é necessário que se prepararem para iniciar os estudos, tendo estes como prioridade. Entre as tarefas de uma disciplina e outra, recomenda-se dar uma pausa e depois retomar com a próxima disciplina.

“Sabemos que o ensino remoto possui grandes desafios para todos, sejam os profissionais da educação, pais e responsáveis, mas principalmente para os alunos que tiveram suas rotinas alteradas. Por isso, é importante dar mais atenção a eles e experimentar métodos e dicas diferentes que possam contribuir para a melhor aprendizagem dos conteúdos e realização das atividades. A melhor das dicas é você estar do lado do aluno, criar ambientes e estar junto incentivando a todo momento. Ouse, crie situações que vão fortalecer o aprendizado da criança, ainda que seja em casa”, recomenda o diretor de Ensino Fundamental, José Luís Menegoro.

Educação Infantil

Para os pequeninos, que ainda estão em turmas de Educação Infantil, a abordagem é diferente. Nesta etapa, “as aprendizagens se dão a partir das interações e brincadeiras e, é através das experiências, da observação e das vivências que as crianças são estimuladas a se desenvolverem de forma natural e saudável”. Portanto, durante o isolamento social, “é importante que os familiares e responsáveis possam mediar a interação escola e criança, estabelecendo uma rotina como horário para acordar, realizar as refeições, cuidados de higiene, atividades lúdicas e dormir que são essenciais para os pequenos, pois colabora para que cresçam mais confiantes e independentes”, ressaltam as profissionais ouvidas para esta reportagem: a diretora do Departamento de Educação Infantil, Simone Locatelli; a professora formadora do Centro de Formação, Sirlene Maria da Silva Del Bem; e a coordenadora pedagógica da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) José Natalino Fonseca, Fernanda Cristina Jorge Cavalcante.

As educadoras disponibilizam ainda as seguintes dicas:

1-        É importante também manter o vínculo afetivo com a escola, interagindo com os professores e educadores infantis, acessando o Portal “Educação na rede:  Hortolândia, terra de Saberes”, as propostas de atividades sugeridas, bem como através de outras mídias;

2-        Dentro da rotina, oportunizar momentos em que a criança possa brincar e interagir com a família com brincadeiras como: estátua, corre cutia, esconde-esconde, pular corda, faz-de-conta, chutar bola, fazer bolinha de sabão, pescar objetos com a peneira, folhear revistas, quebra-cabeça, jogo da memória entre outras.

3-        Outro recurso que as famílias poderão utilizar em momentos que proporcionam alegria e aprendizagem são as cantigas, pois possibilitam o desenvolvimento da audição, do ritmo, do movimento, do equilíbrio, da linguagem oral e da memória.

4-        Contar histórias, realizar pequenas experiências, cuidar das plantas no quintal, organizar uma sessão cinema, montar uma cabana no meio da sala, fazer uma receita são mais algumas sugestões de atividades realizáveis com as crianças nesse momento, em que, para se cuidar, é preciso ficar em casa.

Aulas remotas

Desde o início da pandemia do Coronavírus, as 58 escolas da rede municipal de Hortolândia estão com aulas presenciais suspensas, disponibilizando atividades por meio do Espaço “Educação na Rede”, hospedado no site oficial da Prefeitura. Estudantes com dificuldade de acesso à internet e a computadores retiram na escola atividades impressas.

Tendo em vista a flexibilização do Plano São Paulo e a reabertura gradual, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia elaborou protocolo sanitário, prevendo a retomada das aulas presenciais, em formato híbrido, a partir de junho deste ano.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo