Nossa Cidade

Confira o que muda no funcionamento de academias, postos de combustíveis e serviços funerários em Hortolândia

A partir de agora, academias e centros de ginástica, postos de combustíveis e prestadores de serviços funerários seguem novas regras de funcionamento, em Hortolândia. A Prefeitura publicou, nesta terça-feira (15/09), no Diário Oficial do Município, novas permissões da fase de flexibilização, que alteram condutas sanitárias a serem adotadas nestes locais. As novas medidas entram em vigor a partir da publicação e fazem parte do processo de retomada responsável e consciente das atividades, em razão da diminuição do número de casos de COVID-19 no município.

Academias e centros de ginástica poderão liberar a utilização de chuveiros e vestiários para os alunos, segundo a Portaria Conjunta SMG/ SMS/ SMDETTI/ SMPUGE nº 14. Os proprietários devem seguir orientações e protocolos de higiene já estabelecidos no “Plano São Paulo”, como a disponibilização de álcool em gel e higienização do local.

Anuncio


Postos de combustíveis, de acordo com o Decreto nº 4.574, poderão adotar o horário de funcionamento regular previsto em alvará. Anteriormente, estes estabelecimentos estavam com o funcionamento permitido até às 22 horas.

Já com a publicação da Portaria Conjunta SMG/ SMS/ SMDETTI/ SMPUGE nº 13, fica alterado o tempo máximo de velório para quatro horas, contadas retroativamente do horário marcado para o sepultamento. A realização dos velórios deverá ocorrer no período das 7h às 17h30 de cada dia e a realização dos sepultamentos deverá ocorrer das 9h às 17h30 do mesmo dia.

Hortolândia está na “Fase de Modulação 3 – Amarela”, etapa de flexibilização que permite a liberação de demais setores para a retomada das atividades. A Administração Municipal acompanha as determinações de enquadramento de fase e segue todos os protocolos e as determinações do Governo do Estado, apontados no “Plano São Paulo”.

Orientação ao comércio durante a pandemia

A Prefeitura de Hortolândia criou, em março, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus para avaliar, propor e colocar em prática medidas de prevenção e disseminação da COVID-19.

A Operação de Orientação sobre o Coronavírus nos comércios tem se intensificado, a cada dia. Desde 21 de março, equipes da Administração Municipal percorrem a cidade, de domingo a domingo, das 9h às 22h.

De acordo com a Secretaria de Segurança, foram orientados e fiscalizados mais de 3,2 mil estabelecimentos, durante a pandemia, até agora. O trabalho orientativo, para conter a disseminação do vírus, é realizado em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Guarda Municipal, pelo Setor de Fiscalização e pela Vigilância Sanitária.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo