Nossa Cidade

Consumo consciente reduz em 20% gastos com contas da Prefeitura de Hortolândia

Uso de luz, água e telefone deve ser controlado, tanto no local de trabalho quanto em casa

consumo consciente da prefeitura de hortolandia

Anuncio


A adoção de medidas simples de consumo consciente, realizadas em todos os prédios da Prefeitura de Hortolândia, já tiveram resultado, com redução de 20% em contas de consumo, como água, luz e telefone fixo. Desde o início deste ano, a Secretaria de Governo atua na conscientização de servidores para que a economia faça parte dos hábitos diários, tanto no ambiente de trabalho quanto em casa. “O consumo consciente deve ser um costume em todos os locais com o objetivo de mantermos um desenvolvimento sustentável. A economia é secundária, resultado disso”, destacou a secretária de Governo, Renata Belufe.

A proposta da Prefeitura de Hortolândia é que os servidores utilizem os recursos de modo justo, sem desperdício. Para isso, estão sendo confeccionados lembretes em forma de adesivos, que serão fixados em pontos estratégicos. Próximo aos interruptores, o funcionário será lembrado de desligar as luzes quando for o último a sair, por exemplo.

Nos banheiros do Paço Municipal, as torneiras têm fechamento automático, o que já colabora para o consumo consciente da água. Mas é preciso evitar desperdício ao utilizar as torneiras das copas, abrindo a água somente no momento do enxágue. Quanto ao uso do telefone, recentemente a Prefeitura implantou um sistema de senhas, onde cada servidor faz uso de um código para realizar ligações externas. O objetivo é incentivar o funcionário a manter um controle das ligações realizadas, a fim de que o aparelho de telefone seja usado moderadamente.

“Fazemos este controle em todos os prédios público, como escolas, unidades de saúde, secretarias que não funcionam no prédio principal, e no próprio Paço Municipal. Nos locais onde identificamos aumento exagerado nas contas de consumo, enviamos um comunicado de alerta”, afirmou Renata. Cerca de 250 prédios em uso pela Prefeitura participam do projeto de conscientização, que envolve 4.750 servidores.

“O resultado tem sido positivo. A grande maioria dos servidores aderiu ao consumo consciente, o que é importante não só no local de trabalho. De janeiro a setembro, registramos 20% de redução nas contas de consumo. Mas nossa meta é, até dezembro, ter uma economia de 30%”, avaliou a secretária.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo