Connect with us

Nossa Cidade

Contação de histórias ensina valores e noções de boa convivência a alunos da rede municipal

Nesta terça-feira (22/10), prefeito Antonio Meira abriu série de cerimônias de entrega de livros da ação pedagógica “Escola legal é escola que respeita todos

Educação faz entrega de livro do Projeto Escola Legal

Anuncio

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, realiza, na próxima quinta-feira (31/10), às 13h30, a segunda cerimônia de entrega de livros da ação pedagógica “Escola legal é escola que respeita todos”. O evento acontece na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Nova Europa, localizada na Rua São Luis, 276. A ação envolve todas as 54 escolas da rede municipal, procurando fortalecer, nos cerca de 20 mil estudantes, o hábito da leitura e a assimilação de valores como boa convivência, respeito ao próximo e às diferenças.

Na tarde desta terça-feira (22/10), o prefeito Antonio Meira participou, na Emef Armelinda Espúrio da Silva, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, da abertura da primeira das sete cerimônias da ação pedagógica. Além da contação de histórias, a medida inclui a formação de profissionais da educação, reuniões com pais e entrega de livros às bibliotecas escolares e aos estudantes. O evento reuniu na quadra coberta da escola dezenas de crianças, pais e responsáveis, profissionais e gestores educacionais, e as secretárias municipais Cleudice Baldo Meira (Educação) e Renata Belufe (Governo).

“Por que tem regras na escola? Por que as regras de casa às vezes são diferentes das da escola? Por que não devemos xingar o colega?”, perguntou às crianças a secretária Cleudice. A partir de questões simples, do dia a dia, ela buscou explicar aos estudantes presentes a importância da ação pedagógica na vida escolar e familiar de cada um. “Somos diferentes não só na aparência, mas também na personalidade. E estes livros que vocês vão receber mostram isso, que precisamos pensar antes de falar e aprender a conviver com os demais, para não sermos como o dragão que cospe-fogo”, destacou a primeira-dama.

Advertisement

Os 36 mil livros da coleção “Pode ou não pode”, que já são usados em atividades no ambiente escolar, serão entregues aos alunos do Jardim I da Educação Infantil e de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental no final do ano. As bibliotecas das 54 unidades escolares também estão recebendo as coleções, sendo que os exemplares usados pelos professores vêm acompanhados de guia de orientação sobre como usar o material.

A coleção escrita pela Profª Drª Luciene Regina Paulino Tognetta, publicada pela Editora Adonis, é composta por quatro livros. Dois deles – “As cinco saias” e “Casa de vó e de vô” – são voltados à Educação Infantil e os demais – “Doidera de galo à toa” e “Cospe fogo o dragão” – ao Ensino Fundamental.

Os livros abordam temas como autonomia, regras, respeito às diferenças, limitações e valorização da aprendizagem de cada criança. A ação integra o programa “Hortolendo: uma cidade que lê”, política pública de formação de leitores e acesso aos livros do município de Hortolândia, por meio de parceria entre as secretarias de Educação e Cultura.

Ler é tudo de bom
O casal Valdemir Oliveira e Camila de Amorim, pais da aluna Hadassa de Amorim Santos, de 9 anos, aprovou a iniciativa da Secretaria de Educação. “Isso é muito bom para o desenvolvimento da criança. Hoje, em meio a tanta tecnologia, é necessário ler um livro, pensar e refletir com mais atenção em assuntos tão importantes, como regras e valores”, disse a mãe.

Advertisement

Nós incentivamos nossa filha a ler. Compramos livros, gibis e viemos hoje aqui para prestigiar essa atitude da Prefeitura”, afirmou Valdemir. “Não é só ganhar mais um livro, é saber que, na escola, nossa filha tem livro, biblioteca e projetos de leitura. Fico muito satisfeito. Eu e minha esposa gostamos muito do Hortolendo. Espero que, em breve, tenha outro”, comentou o pai da menina.

“Ler é tudo de bom!”, afirma Hadassa. “Costumo ler mais de três livros por semana. Gosto muito de ir à biblioteca da escola, que está muito legal. Costumo ler antes de dormir”, diz a menina.

Segundo a diretora da escola, Renata Cruz, “a ação veio acrescentar o trabalho que a escola faz, de incentivo à leitura. São livros com histórias variadas, que transmitem valor. O material é muito bom e as figuras, riquíssimas. Vai estimular ainda mais, de forma lúdica, a imaginação das crianças”, avalia.

A secretária Cleudice Meira destacou ainda a importância do papel dos profissionais da educação para o êxito da ação. “Esta escola já realiza um trabalho muito importante em relação à contação de histórias, que envolve a todos os profissionais. É um trabalho que incentiva o gosto pelo livro e pela leitura. Esta é a nossa responsabilidade: a formação de novos leitores”, esclarece.

Advertisement

Parceria família-escola

No discurso aos presentes, a vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe, destacou o papel da parceria entre pais e profissionais da educação. “É o mais importante. Quem tem que educar são os pais, com a ajuda da escola. Isto às vezes se perde. Com a contação de histórias, é possível resgatar valores que ensinam a respeitar os amigos, ouvir pai e mãe, obedecer os professores”, destacou. “Que vocês possam, com estas histórias, adquirir conhecimentos e, através dos livros, aprender valores”, afirmou a vice-prefeita.

“Estamos realizando um trabalho voltado às pessoas da nossa cidade, para que todas as crianças e os adultos tenham a oportunidade de realizar seus sonhos. A escola é a porta aberta para o desenvolvimento pessoal e profissional. Aqui, com estas histórias, crianças, vocês aprendem valores importantes, entendem que fazem parte de uma sociedade, como cidadãs e munícipes”, afirmou o prefeito Antonio Meira.

Confira abaixo o cronograma das cerimônias de entrega:

Advertisement

Terça-feira, 22 de outubro, às 13h30
Emef Armelinda Espúrio da Silva
Av. João Coelho, 10, Jd. N. Senhora de Fátima

Quinta-feira, 31 de outubro, às 13h30
Emef Jardim Nova Europa
Rua São Luis, 276, Jd. Nova Europa

Sexta-feira, 8 de novembro, às 7h30
Emef Profª Helena Futava Takahashi
Rua da Confibra, 55 – Jd. Campos Verdes

Terça-feira, 12 de novembro, às 13h30
Emef Profª Lílian Cristiane Martins de Araújo
Rua 02, 325, Jardim Estefânia

Advertisement

Terça-feira, 19 de novembro, às 7h30
Emef Renato Costa Lima
Rua Santos Dumont, 45, Jd. Amanda I

Segunda-feira, 25 de novembro, às 13h30
Emef Villágio Ghiraldelli
Rua Gabriel C. Camargo, 60, Jd. Villagio Ghiraldelli

Quarta-feira, 27 de novembro, às 7h30
Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior
Rua Adail Alves Silva, 525, Jd Novo Ângulo

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia.

Advertisement


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

terreno abandonado terreno abandonado
Policial36 minutos ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial48 minutos ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região1 hora ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade2 horas ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial3 horas ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

mega-sena mega-sena
Nossa Região13 horas ago

Aposta de Campinas leva mais de 5 milhões na Mega-Sena 2717

Nesta quinta-feira, 25 de abril, os olhares dos apostadores se voltaram para São Paulo (SP), onde foi revelado o tão...

julia zanatta julia zanatta
Brasil13 horas ago

Comparação entre SC e Maranhão gera controvérsia na política

A deputada federal Júlia Zanatta foi recentemente alvo de críticas após comparar os estados de Santa Catarina e Maranhão em...

Advertisement
cinema

Populares