Nossa Cidade

Contação de histórias na praça prepara comunidade para Hortolendo 2019

Cantigas infantis, trava-línguas, parlendas e muita alegria. Foi assim a 3ª contação de histórias, promovida pela Prefeitura, preparatória para o Hortolendo 2019, a grande festa literária marcada para o dia 20 deste mês, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. Nesta sexta-feira (04/10), dezenas de pessoas se reuniram na praça em frente à Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental) Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, mais conhecida como “Bambino”, localizada no Remanso Campineiro. 

Tapetes coloridos, livros pendurados em galhos de arbustos, crianças curiosas para ver que histórias sairiam do baú mágico dos contadores: a coordenadora pedagógica Solange Cachimiro; a educadora Agnes Laudino Batista Damanda, da Secretaria de Mobilidade Urbana; e o professor Gilmar Gilson Faria, da Emeb Interlagos, no violão. A cada trecho da trama, o trio conquistava novos participantes, que acrescentavam uma pitada a mais de sabor ao enredo, na história dos amigos Seu José e Seu Mané.

Anuncio


A dona de casa Viviane Ribeiro, o marido e os filhos, Emanuel, de 4 anos, e Lívia, de 1 ano, assistiam a tudo, animadamente. “Como mãe, estou gostando muito. Sei que, quando chegarmos em casa, vão querer fazer tudo o que veem aqui. Acho muito bom sair um pouco da escola e ir à praça, junto com a família. É um passeio bom. Interagem todos, crianças e família”, afirma ela, que nunca foi ao Hortolendo.

A dona de casa Crislene Cristina Ribeiro, de 35 anos, ao contrário, já participou de duas edições da festa literária. Passou a se interessar pela política pública municipal de incentivo à leitura, após o nascimento do filho, Tailer Miguel, de 2 anos. “Gosto desta interação, da criatividade das crianças na escola, das atividades lúdicas. Acho muito importante promover esta interação entre a família, a escola e as crianças, para mostrar que estamos juntos”, ressalta ela. 

Leitura em Movimento

O 9º Hortolendo tem como tema “Leitura em Movimento”. A festa literária será no Parque Dorothy, no dia 20 deste mês, a partir das 10h. Anteriormente, a celebração acontecia no Parque Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago, que está com o setor administrativo interditado. 

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as contações de história, em diversos locais da cidade, visam sensibilizar e atrair toda a comunidade para a festa literária deste mês. A meta é, ainda neste ano, realizar atividades semelhantes em outras regiões de Hortolândia, como o Jd. Amanda e o Jd. Nova Hortolândia.

“As ações do Hortolendo estão acontecendo e são bem significativas, envolvendo a comunidade, as famílias, para que, cada vez mais, a população hortolandense tenha prazer na leitura e sinta a leitura como lazer, entretenimento, cultura, na busca pelo conhecimento. Assim, o Hortolendo vai tornando prática todas as suas atividades, envolvendo a população para que ela tenha mais qualidade de vida, visão no futuro e valorize sua própria cultura”, afirma a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire.

SERVIÇO:

Hortolendo 2019 – festa literária

Data: domingo (20/10)

Hora: das 10h às 17h

Local: Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, na Rua Manoel Antônio da Silva, 462, Jd. Nossa Senhora de Fátima

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo