Nossa Cidade

Crianças de 6 meses a 5 anos de idade devem tomar vacina contra a Gripe

Cerca de 3,7 mil crianças já estão protegidas; vacinação vai até o dia 2 de junho

A Prefeitura de Hortolândia reforça para a população a importância das crianças de 6 meses até 5 anos de idade tomarem a vacina contra a gripe. As crianças integram um dos grupos de risco para a imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, vírus causador da gripe. De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento foram vacinadas 3.715 crianças, cerca de 29,15% da meta estipulada, que é de 12.745 crianças. A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza termina no dia 1º de junho. O número total de vacinados na cidade até o momento é 19.644 mil pessoas.

Anuncio


A vacina é oferecida gratuitamente, das 8h às 15h, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família). É preciso levar carteira de vacinação à unidade de saúde, para que a dose seja anotada corretamente.

A Secretaria de Saúde ainda informa os pais que não precisam ter medo das crianças receberem a vacina, pois ela é inativada, ou seja, não contém vírus vivo. Portanto, não há riscos da pessoa desenvolver a doença através da imunização.

As crianças são as principais transmissoras do vírus. De acordo com o informe técnico da campanha, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a ampliação da vacinação deste grupo prioritário é uma das medidas mais eficientes para reduzir a circulação da Gripe na comunidade em geral. “As crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão dos vírus na família e na comunidade, sendo que podem eliminar os vírus por até três semanas”, diz o informe. No caso dos bebês com menos de seis meses de idade, a proteção é garantida por meio da vacinação da gestante e da mãe no pós-parto.

Os casos de influenza podem ser causados pelo vírus do tipo H1N1, H3N2 e B, principalmente. A Secretaria de Saúde informa que a vacina é trivalente e protege contra três tipos de vírus. A cada ano, a dose é desenvolvida com tipos diferentes do vírus em relação ao ano anterior, uma vez que eles sofrem mutações.

TRANSMISSÃO

A transmissão da Gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos, que após contato com superfícies contaminadas pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. O contágio é elevado principalmente em ambientes fechados, como dentro de casa, nas creches, escolas, igrejas e escritórios.

No caso de sintomas gripais, a pessoa deve ser encaminhada à unidade de saúde para avaliação médica. O tratamento deve começar preferencialmente nas primeiras 48 horas, para reduzir tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da infecção.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo