Nossa Cidade

Crianças, gestantes e puérperas devem ser vacinadas contra Gripe

 

Nesta quarta-feira (02/05), a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, vírus causador da Gripe, começa a atender crianças com idade entre seis meses e cinco anos, gestantes e puérperas (mães com bebês de até 45 dias), que são integrantes dos grupos de risco para a imunização. Desde a última semana, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades de saúde da Família) oferecem a proteção gratuita, que iniciou pela imunização de idosos com 60 anos ou mais, além de profissionais da saúde, públicos que continuam a ser vacinados até o final da campanha. Na próxima segunda-feira (09/05), será a vez de iniciar a vacinação de professores e pacientes com doenças crônicas, sendo que para este último grupo, é necessário que a pessoa apresente declaração médica com recomendação da vacina. A vacina está disponível das 8h às 15h. É preciso levar carteira de vacinação à unidade de saúde, para que a dose seja anotada corretamente. A meta é vacinar, pelo menos, 90% do público alvo.

Anuncio


Você sabia que as crianças são as principais transmissoras do vírus? De acordo com o informe técnico da campanha, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a ampliação da vacinação deste grupo prioritário é uma das medidas mais eficientes para reduzir a circulação da Gripe na comunidade em geral. “As crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão dos vírus na família e na comunidade, sendo que podem eliminar os vírus por até três semanas”, diz o informe. No caso dos bebês com menos de seis meses de idade, a proteção é garantida por meio da vacinação da gestante e da mãe no pós parto.

A pequena Lorena, de um ano e 11 meses, já foi vacinada na campanha deste ano. A mãe da menina, Joseane Soares de Castro, de 43 anos, observa com atenção as vacinas obrigatórias do calendário vacinal, em especial, a oferecida na campanha contra Gripe. No ano passado, Lorena ficou internada oito dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para tratar uma síndrome respiratória. “Tudo começou com uma gripe simples. Mas, de uma hora pra outra, ela teve dificuldades respiratórias. A suspeita foi Influenza. Fizemos o tratamento, que se arrastou além da alta hospitalar. Agora ela está bem, mas eu não descuido. É muito importante proteger nossas crianças com a vacina”, alerta a mãe.

Os casos de influenza podem ser causados pelo vírus do tipo H1N1, H3N2 e B, principalmente. “A vacina é trivalente, e protege contra três tipos de vírus. A cada ano, a dose é desenvolvida com tipos diferentes do vírus em relação ao ano anterior, uma vez que eles sofrem mutações. Além disso, a vacina é inativada, ou seja, ela não contém vírus vivo. Portanto, não há riscos da pessoa desenvolver a doença através da imunização”, afirma a enfermeira da Prefeitura de Hortolândia, Angela Marçal Paião.

Transmissão

A transmissão da Gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos, que após contato com superfícies contaminadas pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. O contágio é elevado principalmente em ambientes fechados, como dentro de casa, nas creches, escolas, igrejas e escritórios.

“A Secretaria de Saúde recomenda à população dos grupos de risco que busque as unidades de saúde para se proteger através da vacina. Além disso, pessoas de todas as idades devem manter hábitos simples, mas que ajudam a evitar o contágio pelo vírus Influenza: lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz a boca ao tossir e espirrar e manter ambientes sempre arejados”, orienta a secretária de Saúde de Hortolândia, Odete Carmem Gialdi.

No caso de sintomas gripais, a pessoa deve ser encaminhada à unidade de saúde para avaliação médica. O tratamento deve começar preferencialmente nas primeiras 48 horas, para reduzir tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da infecção.

Fique atento à data de vacinação para aos grupos de risco:

23/04 – idosos e trabalhadores da Saúde

02/05 – crianças com idade entre seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas (mães com bebês de até 45 dias)

09/05 – professores e pacientes com doenças crônicas

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo