Nossa Cidade

Crianças viram “motoristas” em atividade de educação para o trânsito

Alunos da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), João Carlos do Amaral Soares, no Jardim Nova Hortolândia, viraram “motoristas” durante a atividade educativa promovida pela escola para encerrar a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25/09). Numa rua fictícia, produzida dentro da escola, com sinalização de trânsito e semáforo, os alunos “dirigiram” carros de brinquedos, confeccionados pelos estudantes e suas famílias.

A brincadeira foi realizada na escola, após cinco dias de atividades educativas e de conscientização para um trânsito mais seguro. “Os alunos desenvolveram, em suas casas, junto com suas famílias, esses carros para realizarmos a última atividade educativa desta Semana Nacional do Trânsito. Aqui na escola, nós pintamos o chão, como se fosse uma rua, e também semáforos, criando uma espécie de circuito, onde os alunos viraram motoristas. A brincadeira tem o intuito de ensinar as crianças a começarem, desde cedo, respeitar as leis do trânsito”, explicou a coordenadora pedagógica da escola, Eliane Assis Valim Santos.

Anuncio


De acordo com Eliane, desde o dia 18 deste mês, aproximadamente 500 alunos, desde o berçário até o ensino fundamental, participaram de todas as atividades educativas. Foram feitas rodas de conversas, apresentados vídeos e canções, sempre com o objetivo de enfatizar a importância do respeito no trânsito para melhorar a segurança viária.

“Quando ensinamos as crianças a respeitarem as leis de trânsito, estamos pensando no motorista e também no pedestre do futuro. O trânsito mais seguro daqui uns anos será feito por essas crianças que estão participando destas atividades educativas agora”, explica o secretário de Mobilidade Urbana da prefeitura, Atílio André Pereira.

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Durante a Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura realizou o passeio ciclístico “Vem de Bike” para comemorar o Dia Nacional Sem Carro, além de ações de conscientização, com a panfletagem em ruas, os pedágios educativos, a Operação Cavalo de Aço e o Café na Passarela, realizados em parceria com a concessionária Rodovias do Tietê, além de trabalhos educativos em escolas e no Centro da Melhor Idade. 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo