Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Curso capacitará servidores interessados em progressão funcional

Prefeitura

Publicado

em

Inscrições estão abertas para agentes de infraestrutura que querem fazer progressão para a especialidade motorista de veículos pesados

Depois de retomar as atividades da Escola de Gestão Pública de Hortolândia (EGPH), a Prefeitura prossegue com o trabalho para proporcionar aos servidores a possibilidade da progressão de carreira, uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini. Um exemplo disso é a abertura das inscrições para a capacitação de motorista de veículos pesados. Os interessados podem se inscrever, até o dia 11 de agosto, na Escola de Gestão Pública de Hortolândia, órgão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, que fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. A inscrição também pode ser feita pelo e-mail

Publicidade

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


. A capacitação é para servidores efetivos no cargo de “Agente de Infraestrutura” interessados em fazer a progressão para a especialidade de motorista de veículos pesados.  

Os requisitos obrigatórios para os servidores interessados em se inscrever para a capacitação são os seguintes: estar em exercício efetivo do cargo há mais de 5 anos, ter Ensino Fundamental completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “D” ou “E”, e não ter nenhuma limitação permanente determinada pela Divisão de Saúde Ocupacional (DSO) para desempenhar a função. 

A capacitação, prevista para começar no dia 3 de setembro, terá carga total de 84 horas-aula. Os participantes terão aulas, com duração de 3h, duas vezes por semana. O término da capacitação está programado para o dia 10 de dezembro. A capacitação será na EGPH. Serão abordados temas como educação no trânsito, legislação do trânsito, direção defensiva, mecânica básica, noções de primeiros socorros, relacionamento interpessoal, autoestima e controle em situações de crise ou tensas, dentre outros. Após o término das aulas, os participantes farão provas teórica e prática. 

“Ao término da capacitação, os servidores aprovados que obtiverem aproveitamento de 70%, no mínimo, vão fazer parte do Banco de Capacitados para progressão funcional no cargo de motorista de veículo pesado”, explica o diretor da EGPH, Carlos Maldonado. Ele informa, ainda, que existem quatro tipos de progressão para servidores: funcional, por mérito, por titulação e incentivo à titulação.

Mais informações sobre a capacitação podem ser obtidas pelo telefone 3965-1423, ramais 6947 ou 6953, ou pelo e-mail

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


. A edição do Diário Oficial Eletrônico em que foi publicado o edital da capacitação, contendo o requerimento que deve ser entregue no ato da inscrição, pode ser acessado por meio do link https://publicacoesmunicipais.com.br/eatos/#visualizador;p=62029;src=s. 

MÉRITO

Para também proporcionar aos servidores a progressão por mérito, a EGPH iniciou, neste mês, a capacitação para gestores das secretarias municipais. Após a capacitação, eles serão responsáveis pela implantação, nas unidades das suas respectivas secretarias, do Programa de Avaliação de Desempenho, que possibilitará ao servidor fazer a progressão por mérito. De acordo com Maldonado, existem 1.200 pedidos de progressão de servidores.

A progressão funcional faz parte do Plano de Carreira dos Servidores, implantado nos governos anteriores do prefeito Angelo Perugini, que ficou parado entre 2013 e 2016.

A secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano, destaca que a Prefeitura tem retomado a análise dos pedidos de progressão de carreira. “Trabalhamos firmes para dar mais agilidade à análise dos pedidos para aplicar a progressão. Isso será feito conforme com a disponibilidade orçamentária do município. O objetivo é fazer a aplicação em blocos de servidores com o mesmo cargo”, explica Ieda.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Gestores da Prefeitura participam de curso sobre arborização e poda do programa estadual “Município VerdeAzul”

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jd. Terras de Santo Antonio

A Prefeitura de Hortolândia cumpre mais uma etapa importante para obter a certificação do programa estadual “Município VerdeAzul”. Um grupo de cinco gestores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, incluindo a secretária Eliane Nascimento Oliveira, participou do Curso Básico de Arborização e Poda, ministrado por um profissional do programa, nesta quinta-feira (24/09).

A atividade foi online em virtude pandemia do Coronavírus para evitar aglomeração. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a participação no curso contará pontos para o município na edição deste ano do programa.

Publicidade

No curso foram abordados os seguintes assuntos: Piloto Floresta Urbana, Cadastro e Inventário de Arborização Urbana, Épocas de Poda, Adubação de Cobertura, Tutoramento, Desbrota, Tipos de Poda e Podas Erradas, Coroamento, Capina, Irrigação e Importância da Calçada Verde e do “Espaço Árvore”. A atividade foi ministrada pelo engenheiro agrônomo do programa, José Walter.

Para a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Danielle Pereira Nececkaite Sant’Anna, o curso é importante por oferecer atualização de conhecimentos técnicos. Dentre os temas abordados, a engenheira destaca a importância do plantio de espécies arbóreas nativas. 

Outro tema destacado pela especialista é o chamado “Espaço Árvore”. De acordo com a engenheira, o programa estadual estipula que o plantio de árvores em novos loteamentos na cidade deve ser feito dentro do “Espaço Árvore”, que é um tipo de calçada verde.

“O plantio deve ser feito com critério nesse espaço. O objetivo é proporcionar infiltração de água e ar no solo, contribuindo para o desenvolvimento da árvore”, explica Alynne. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a implantação do chamado “Espaço Árvore” dentro dos novos loteamentos na cidade ainda está em andamento.

PROGRAMA “MUNICÍPIO VERDEAZUL”

Em 2019, pela segunda vez, Hortolândia foi certificada pela qualificação no Programa “Município VerdeAzul”, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A cerimônia de premiação foi em março deste ano. Lançado em 2007, o programa estadual apoia e estimula, nos municípios paulistas, a realização de ações na área de meio ambiente.

Em 2019, Hortolândia obteve 66,11 pontos, ficando na 133ª posição do ranking, integrando o grupo das 62 cidades qualificadas por alcançarem notas entre 60 e 79,9. Outras 92 cidades receberam certificação por atingirem notas acima de 80 pontos. Ao todo, 613 cidades paulistas participaram da edição que avaliou os programas e as ações ambientais durante o ano de 2019.

Segundo o site do programa, o PMVA busca “estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo”. Deste modo, o ranking ambiental, além de nortear a formulação de políticas públicas, é utilizado na outorga de premiações regulares, tais como o “Certificado Município VerdeAzul”, concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 (oitenta) pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada Ciclo, e ao Interlocutor respectivo. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP)”.

Conheça as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental do Programa “Município VerdeAzul”:

1. Município Sustentável

2. Estrutura e Educação Ambiental

3. Conselho Ambiental

4. Biodiversidade

5. Gestão das Águas

6. Qualidade do Ar

7. Uso do Solo

8. Arborização Urbana

9. Esgoto Tratado10. Resíduos Sólidos

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Final de semana terá nova etapa de operações contra aglomeração de pessoas e perturbação ao sossego em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza, neste final de semana, mais uma etapa do trabalho de conscientização e fiscalização contra a aglomeração de pessoas e a perturbação do sossego em espaços públicos e privados, em todas as regiões da cidade.

A GM e o Setor de Fiscalização participam, da noite desta sexta-feira a domingo (25 a 27/09), da Operação Saturação, que acontece desde o início da pandemia do Coronavírus. O objetivo é evitar a disseminação da doença e orientar o comércio para o funcionamento regular das atividades.

Publicidade

Segundo a Secretaria de Segurança, no final de semana passado, foi registrada uma aglomeração com aproximadamente 400 pessoas no Jardim Amanda, além de outros focos nos jardins Nossa Senhora Auxiliadora e Boa Esperança. Ao todo, foram aplicadas duas multas de perturbação do sossego e recolhidos um veículo e uma motocicleta. O ponto positivo do final de semana passado foi o registro do menor número de ocorrências ligadas à aglomeração de pessoas e perturbação do sossego, desde o início da pandemia. As equipes da Administração Municipal atenderam, na ocasião, 14 chamadas.

Hortolândia permanece na “fase amarela” do Plano São Paulo de reabertura gradual e consciente das atividades, do Governo Estadual. Deste modo, continua proibida a realização de festas clandestinas, com aglomerações, em espaços públicos e privados, além de ações que perturbem o sossego dos munícipes.

“Desde janeiro, foram registradas 2.476 ocorrências ligadas à perturbação do sossego e aglomeração de pessoas. De março até agora, desde quando começou a pandemia do Coronavírus, foram 2.083 atendimentos”, explica a comandante da Guarda Municipal, Michele Cardena.

Uso de pipas com cerol será multado

De acordo com a Secretaria de Segurança, as ações da GM para combater o uso de cerol em pipas também continuam já que contribuem para a queda do número de aglomeração de pessoas nas ruas, nos finais de semana. Os agentes da força de segurança da Administração Municipal intensificarão o trabalho para evitar esta situação.

Caso alguém seja flagrado usando cerol, o munícipe será multado em R$ 100,00. Se for menor de idade, os pais serão responsabilizados. A multa irá para o Sistema Tributário Municipal de Multas, por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do infrator.

Como denunciar

O munícipe que flagrar todas estas situações pode denunciar os infratores. Eles podem ser levados à delegacia. Denúncias que caracterizem aglomeração de pessoas ou perturbação de sossego podem ser feitas à corporação, a qualquer hora do dia ou da noite, pelo telefone 153 ou 08000-111-580.

Os responsáveis por organizar festas clandestinas podem ser multados em até R$ 5.000,00, segundo as leis de perturbação do sossego. O local da confraternização poderá ser lacrado, alerta a Secretaria de Governo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Setembro Amarelo tem atividade lúdica no CAPS-Vida e no Hospital Municipal de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Para marcar o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Hortolândia promoveu, nesta quinta-feira (24/09), uma atividade musical voltada a servidores e pacientes atendidos pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)-Vida, bem como a funcionários do Hospital Municipal “Mário Covas”.

Com o tema “Unidos pela vida: formar para agir”, a atividade teve um caráter de troca de experiências e de sensibilização sobre a questão do suicídio. “Por meio do cantar e da música, realizamos essa atividade de vivência para proporcionar um momento de interação entre os participantes. O resultado foi positivo. De uma forma lúdica, cada pessoa pôde expressar sua experiência relacionada à questão do suicídio”, explica a coordenadora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Leici Santana. A atividade foi ministrada pelo enfermeiro e gestor de saúde mental do Hospital Ouro Verde de Campinas, Serge Tshiwaka.

Publicidade

Neste ano, em razão da pandemia, para evitar aglomeração e a disseminação do Coronavírus, a Secretaria de Saúde ficou impossibilitada de realizar uma programação mais abrangente, salienta a coordenadora. Em razão disso, as atividades do Setembro Amarelo ficaram restritas aos servidores e profissionais da área de saúde mental. 

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Jd. Terras de Santo Antonio Jd. Terras de Santo Antonio
Nossa Cidade13 segundos atras

Gestores da Prefeitura participam de curso sobre arborização e poda do programa estadual “Município VerdeAzul”

A Prefeitura de Hortolândia cumpre mais uma etapa importante para obter a certificação do programa estadual “Município VerdeAzul”. Um grupo...

Nossa Cidade4 minutos atras

Final de semana terá nova etapa de operações contra aglomeração de pessoas e perturbação ao sossego em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia realiza, neste final de semana, mais uma etapa do trabalho de conscientização e fiscalização contra a...

Nossa Cidade7 minutos atras

Setembro Amarelo tem atividade lúdica no CAPS-Vida e no Hospital Municipal de Hortolândia

Para marcar o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Hortolândia promoveu, nesta quinta-feira (24/09), uma atividade...

Esportes5 horas atras

Etapa noturna da Copa F-Racers de Kart tem disputas acirradas

Mais de 50 pilotos travaram duelos emocionantes num traçado misto, com pontos mais rápidos e outros mais travados Os 55...

Policial5 horas atras

Agentes penitenciários apreendem drogas no CPP Hortolândia

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que houve duas apreensões no Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia (CPP), enviados...

Nossa Cidade6 horas atras

Construção da Emei Jd. Novo Ângulo está em fase final

Já esta na final as obras da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Novo Ângulo, em construção pela Prefeitura...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares