Nossa Cidade

“Curtas de Animação” leva a arte de fazer desenho animado para alunos da rede pública

Projeto cultural com oficina do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas acontece entre os dias 15 e 23 de abril em escola de Hortolândia.

Com mais de 40 anos de atuação e mais de 2500 oficinas no currículo por todo o Brasil e vários países do exterior, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (NCAC) segue por mais um ano com o projeto cultural “Curtas de Animação”, agora em sua terceira edição. Realizado em parceria com a Direção Cultura, o projeto tem apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS e patrocínio da empresa ArcelorMittal Gonvarri.

Anuncio


A próxima oficina será com um grupo de alunos da E. E. Profª. Maria Cristina de Souza Lôbo, no Jardim Nova Europa, em Hortolândia, nos dias 15 a 17 e 22 e 23 de abril, das 13h às 17h. Usando a técnica do desenho animado em papel, os participantes irão desenvolver um curta-metragem de autoria coletiva em todas as etapas.

Além de terem contato com algumas produções do NCAC, inicialmente, os  adolescentes selecionados desenvolverão uma pesquisa sobre a história da sua cidade, em busca de sinais culturais e símbolos coletivos que fazem parte da identidade de sua região. A partir destas primeiras ações, os próprios adolescentes farão o roteiro, storyboard, animação, trilha sonora e toda a produção do filme.

Depois de finalizada, a obra será exibida em sessão aberta na escola, e, junto com o making-of, vai virar um DVD. “Essa apresentação final é extremamente importante dentro do projeto. Durante a oficina, os alunos estão envolvidos com os processos, descobrindo as etapas da produção. Portanto é nessa sessão final, ao ver o filme concluído, que eles, de fato, têm a dimensão do trabalho realizado. O impacto de ver seu filme concluído geralmente é cercado de emoção, orgulho e satisfação. Além de ver seu nome nos créditos finais dos filmes, eles vão rever todo o processo, assistindo ao making-of”, explica Mauricio Squarisi, co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

“Nossa maior preocupação nas oficinas, sejam elas para crianças ou adultos, é estimular o encontro da sua identidade gráfica, seu traço próprio, sem modismos, pois é aí que reside a verdadeira característica do artista”, comenta Wilson Lazaretti, que dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas ao lado de Maurício Squarisi.

Este é o terceiro ano que esta escola de Hortolândia integra o projeto “Curtas de Animação”. Em 2018, o resultado foi o curta “Uma grande mulher”, uma homenagem à Maria Cristina de Souza Lôbo, professora que dá nome à escola e foi vítima de feminicídio em 2013. O filme pode ser visto aquihttps://www.youtube.com/watch?v=kbXbfNfbl10.

Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Com direção dos animadores Wilzon Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo já tem mais de 40 anos de estrada. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Até hoje, já foram realizadas mais de 2500 na maioria dos estados brasileiros, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, e em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Dinamarca, Moçambique, Argentina, Croácia, Suécia, entre vários outros.

Em 2017, chegaram aos cinemas os dois primeiros longa-metragens produzidos pelo Núcleo: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país.

Sobre a Direção Cultura

Desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, desenvolve projetos que alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil 

Constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal, maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo, e a Gonvarri Steel Services, empresa líder global na transformação de aço e alumínio no mundo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo