Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Descarte correto de resíduos pela população evita presença de escorpiões

Redação

Publicado

em

Fazer o descarte correto de resíduos traz vários benefícios para a saúde pública. Além de ajudar a manter a cidade limpa, esta ação evita a presença de animais peçonhentos. Um deles é o escorpião. É por este motivo que a Prefeitura de Hortolândia orienta a população sobre o descarte adequado de resíduos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) do município.

A médica veterinária da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, Tosca de Lucca Benini Tomass, reforça para que os moradores façam sua parte. “É importante que a população se conscientize e não faça o descarte de entulho em áreas e vias públicas. O acúmulo de entulho serve de abrigo para os escorpiões”, salienta Tosca.

Nesta semana, uma equipe da UVZ esteve na região do Terras de Santa Maria, onde monitorou armadilhas de escorpião colocadas em galerias subterrâneas de águas pluviais e rede de esgoto. As armadilhas consistem em placas de espuma ondulada, presas próximas do acesso às galerias, locais onde os escorpiões se escondem durante o dia. O trabalho é feito para verificar a presença de escorpiões na região. De acordo com a veterinária, o monitoramento indicou que a situação está estável, não tendo sido detectado aumento da presença dos animais.

Ainda durante o monitoramento, a UVZ constatou a presença de entulho em uma calçada do bairro, que recentemente foi limpa pela Prefeitura. A veterinária alerta que os moradores não descartem entulho em áreas e vias públicas para evitar a presença de escorpiões.

Segundo a profissional, os moradores devem adotar medidas para que os escorpiões não entrem em suas casas. Dentre as medidas estão colocar telas e grelhas em ralos e não acumular materiais de construção e entulho em áreas externas da casa. Outra medida importante que a especialista recomenda é evitar o uso de inseticidas comuns para matar os escorpiões. Estes produtos podem deixá-los mais agitados e, com isso, aumenta-se o risco de provocar um acidente com picada.

Ainda nesta semana, a UVZ realiza o monitoramento de armadilhas na região do Jardim Ricardo. O órgão também colocou armadilhas nas regiões do Remanso Campineiro e Jardim Santa Emília. De acordo com a veterinária, o órgão fará o monitoramento destas regiões onde foram colocadas as armadilhas durante um ano. Tosca explica que o órgão recebeu grande quantidade de reclamações de moradores destas quatro regiões sobre a presença de escorpiões. Em razão disso, a UVZ já realizou lá trabalho de orientação casa a casa, inclusive em residências onde os moradores relataram ter encontrado escorpiões, mas que não informaram a UVZ.

ARMADILHAS

No final do ano passado, a UVZ iniciou o trabalho para detectar a presença de escorpiões em galerias subterrâneas de águas pluviais e de esgoto. A presença de escorpiões nas armadilhas, semelhantes às usadas agora, confirmou a suspeita da UVZ de que estes animais mudaram de hábitos na área urbana.

A veterinária Tosca de Lucca Benini Tomass explica que o período mais propício para a reprodução do escorpião começa em agosto. “Porém, é no período chuvoso que encontramos mais escorpiões, pois eles são desalojados dos seus abrigos pelas águas das chuvas”, alerta Tosca. Caso a população encontre escorpião na região onde mora, deve entrar em contato com a UVZ por meio dos telefones 3897-3312 e 3897-5974.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos.

Casos confirmados: 10 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 143 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 08 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1200 em isolamento domiciliar.

9066 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias. 

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.

Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.

Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

Redação

Publicado

em

Por

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.

O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade18 horas atras

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos...

Nossa Cidade1 dia atras

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de...

Nossa Cidade1 dia atras

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia. O...

Nossa Cidade1 dia atras

Formações voltadas a professores municipais novatos preparam volta às aulas em Hortolândia

Professores da Educação Básica, que ingressaram recentemente na rede municipal de Hortolândia, passam por formações, preparatórias para a volta às...

Policial1 dia atras

Policiais militares detém dupla por comercialização de drogas na Vila Inema, em Hortolândia 

Uma viatura da Polícia Militar em patrulhamento na tarde desta sexta-feira pelo bairro chácaras Coelho, detiveram dois suspeitos na prática...

Nossa Cidade1 dia atras

Última etapa de mutirão de assinaturas de regularização fundiária é neste sábado (23/01)

Para garantir moradia digna para a população, a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares