Nossa Cidade

Detran/SP reforça campanha da Prefeitura pela segurança no trânsito

Ações da mobilização Maio Amarelo, de orientação a condutores, vão até o dia 31 deste mês

Em Hortolândia, as ações do movimento Maio Amarelo, de educação para o trânsito, ganharam reforço, nesta segunda-feira (15/05). Agentes de Mobilidade Urbana da Prefeitura e representantes do Detran/SP estiveram, nas imediações do IASP (Instituto Adventista São Paulo), no Parque Hortolândia, e também no cruzamento das avenidas Santana e Brasil, no Jd. Amanda, para orientar motoristas, sobre a importância das escolhas no trânsito, da “Atenção pela Vida”, tema de reflexão deste ano.

Anuncio


Por cerca de uma hora, as equipes entregaram aos bons condutores a “Multa Legal”, notificação de respeito às leis de trânsito e contribuição para um trânsito mais seguro. Além disso, também distribuíram panfletos da campanha #FocaNoTrânsito, lembrando algo vital: segundo dados do Infosiga/SP, 94% dos acidentes com morte são causados por falha humana, como imprudência e distração. Exemplos desta combinação desastrosa são o uso de celular ao volante, a ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir, o “furar” o sinal vermelho e a falta de cinto de segurança.

Multa legal”

Até agora, a Secretaria de Mobilidade Urbana já distribuiu aproximadamente 2.000 “Multas Legais”, parabenizando a quem respeita as normas de segurança. Além dos agentes de mobilidade, duas “personagens” decisivas no trânsito (o “Anjo da Guarda” e a “Morte”) abordam os motoristas, ressaltando a importância de, ao dirigir, evitar o celular, transportar crianças no banco de trás e respeitar a faixa de pedestres.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio Pereira, Hortolândia registrou em 2016 25 mortes no trânsito, duas a mais que o total de homicídios. Uma das metas da Prefeitura é reduzir à metade este índice até 2020, acompanhando a meta da ONU (Organização das Nações Unidas). “Nesta campanha, nossa intenção não é autuar, mas fazer o motorista respeitar as leis de trânsito. Educar de maneira positiva e alertar quem está desrespeitando sobre os riscos envolvidos. Assim, as pessoas vão se sensibilizando. É a mudança de comportamento que torna o trânsito melhor”, afirma.

Dados do Denatran de 2016, enviados à Mobilidade Urbana, informam que há 102.512 veículos emplacados na cidade e, segundo estudo da Secretaria de Transportes Metropolitanos de 2015, na RMC (Região Metropolitana de Campinas), Hortolândia tem 142.896 viagens em veículos individuais/dia.

Maio Amarelo

Além de palestras voltadas aos motoristas da Câmara Municipal e também da Prefeitura, o Maio Amarelo promove, nesta quarta-feira (17/05), às 18h30, “Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana” e o I Seminário de Segurança Viária de Hortolândia, no dia 26 deste mês, das 8h30 às 17h.

O Maio Amarelo é realizado em vários países. No Brasil, o movimento é promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) voltada ao tema, e apoiado pelos municípios. Segundo o site do Movimento, “a intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada”.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo