Nossa Cidade

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com programação especial

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (05/06), foi celebrado em Hortolândia por meio de atividades especiais. Desenvolvidas por diversas secretarias, as ações mobilizaram a cidade, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Entre elas está o plantio simultâneo de mudas em 11 pontos da cidade. Um deles aconteceu no Parque Socioambiental Chico Mendes, no Remanso Campineiro, e contou com a presença de participantes do CCIM (Centro de Convivência da Melhor Idade), crianças e jovens de entidades e escolas de Hortolândia, do prefeito Antônio Meira e do secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio Silva, entre outras autoridades.

A data foi marcada também pela Caminhada Ecológica, com integrantes do Espaço Bem-Estar, Virada Ambiental nas escolas municipais e visita de alunos ao Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), para executar um plantio no local.

Anuncio


Segundo o Prefeito Antônio Meira, o objetivo do plantio é transformar a cidade em um local mais arborizado e melhor para a vida das pessoas. “Há estudos científicos que indicam que, para cada ser humano, devem existir sete árvores. Hoje estamos plantando mais de 1.300 mudas, mas, nosso objetivo é plantar muito mais. Com isso, garantimos, ao mesmo tempo, melhora na qualidade de vida e embelezamento da cidade”, destaca.

O secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio Silva, lembra ainda que é necessário despertar a consciência da população para a importância da arborização, do uso racional da água e o descarte de resíduos feito corretamente. “Nosso objetivo é mostrar que uma ação pode transformar nosso município. O ser humano faz parte do meio ambiente e, desta forma, não estamos apenas plantando árvores, mas consolidando nosso papel de cidadão”, afirma.

Para os frequentadores do Centro de Convivência da Melhor Idade, Dolores Mon Çalmo e João Alberto, as árvores não só melhoram o ambiente, mas também oferecem sombra, um bom local de descanso. “Cada árvore que se planta melhora nossa vida e o ar que respiramos”, diz Dolores.

A aluna de Lian Gong, Graça Mendes, e sua instrutora, Jacira Fratia, concordam com a melhora na qualidade do ar proporcionada pelas árvores. “Todo o planeta deveria adotar essa atividade de plantio”, declaram.

Ao todo, durante o evento foram plantadas mais de 1.300 mudas por toda a cidade, entre espécies nativas e exóticas. Dentre elas, o Ipê, Jatobá, Aroeira Salsa e Aroeira Pimenteira.

Conscientização, exercício e educação

Os integrantes do Espaço Bem-Estar, órgão da Secretaria de Governo, também marcaram presença na comemoração. Caminhando desde a praça do local, no Jd. Santa Clara do Lago, até a Av. Joaquim Marcelino Leite, no Jd. Interlagos, 50 participantes contribuíram com o plantio simultâneo, depositando mudas ao longo do canteiro central da avenida.

A Virada Ambiental, pertencente ao Programa Semana da Água 2014, realizado pela Secretaria de Educação, em parceria com o Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), também incluiu os alunos de Hortolândia na programação. Com oficinas, palestras e atos simbólicos, o projeto, que acontece todo ano, desenvolve ações de conscientização sobre a água nas escolas da rede municipal.

O parque escola Creape não ficou de fora da comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. No período da manhã, cerca de 60 alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Viva Mais realizaram uma visita monitorada às dependências da unidade. A atividade teve ainda a presença de estudantes do curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, uma parceria entre a Prefeitura e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Após uma apresentação sobre resíduos e a importância das árvores, todos os estudantes visitaram o espaço Reciclasa e participaram do plantio de 25 mudas próximo ao viveiro do local. Entre as espécies nativas e frutíferas cultivadas estão Ipê, Gabiroba, Umbuseiro, Pitangueira, Acerola e Romã.

“Nosso objetivo é despertar um novo olhar para o meio ambiente, para que compreendam a necessidade de preservação”, diz a bióloga Ângela Ghiraldelli, do Creape.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo