Nossa Cidade

Diagnóstico precoce agiliza tratamento de pacientes com HIV

Desde o início do mês, todas as unidades de saúde de Hortolândia participam da Campanha “Fique Sabendo”, com a realização de teste rápido para detecção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como o HIV, vírus causador da Aids. O objetivo é diagnosticar novos casos com rapidez, o que colabora para o tratamento precoce dos pacientes. Quando uma pessoa recebe resultado positivo no teste rápido, ela passa a ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar do CEI (Centro especializado em Infectologia), antigo AMDAh (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), onde recebe atendimento médico, psicológico e retira gratuitamente os medicamentos necessários para o tratamento. Na última semana, com a intensificação da testagem, foram realizados 1.315 testes rápidos para HIV, com dois resultados positivos.

Os testes rápidos que auxiliam no diagnóstico de HIV ficam prontos em menos de 30 minutos. O profissional de saúde colhe uma pequena amostra de sangue da pessoa, através de uma picada na ponta do dedo. Em contato com produto reagente é possível saber se a pessoa está infectada com o vírus causador da Aids. Os testes têm sigilo garantido. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para atendimento imediato no CEI. Atualmente, há 386 pacientes com HIV em tratamento na unidade.

Anuncio


Apesar da Campanha “Fique Sabendo”, os testes rápidos são oferecidos em todas as UBS, em qualquer época do ano. Nesta época do ano, no entanto, a ação é reforçada em razão do Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro. O vírus HIV é causador da Aids, doença caracterizada por infecções oportunistas que afetam a saúde da pessoa infectada, que apresenta baixa imunidade. “Oferecemos todo suporte e tratamento gratuito. Por isso, é importante que as pessoas realizem o teste rápido pelo menos uma vez por ano, pois só assim é possível iniciar o tratamento o quanto antes”, enfatiza a coordenadora do CEI, Sandra Duarte.

Além dos testes rápidos de HIV, a Campanha “Fique Sabendo” intensifica a testagem de Sífilis, Hepatite B e C. Na última semana foram detectados oito casos de Sífilis, um de hepatite B e Três de Hepatite C. Os pacientes também são acompanhados no CEI.

Serviço

A unidade de referência no município para acompanhamento e tratamento de pacientes com ISTs é o CEI. O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real. Não é necessário encaminhamento médico para procurar atendimento no local.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo