Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Diagnóstico Social da Infância e Juventude de Hortolândia entra em nova fase

Prefeitura

Publicado

em

O Diagnóstico Social da Infância e Juventude da Cidade de Hortolândia, em realização pela Prefeitura de Hortolândia e pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), entra em nova fase, a partir de agora. O projeto visa detectar especificidades, necessidades e potenciais do município para, com base nelas, contribuir com a formulação e execução de políticas públicas para o segmento. Para a elaboração do diagnóstico, o CMDCA conta com o apoio do Instituto CPFL, por meio de doação ao FUMCRIA (Fundo Municipal da Criança e Adolescente).

Publicidade

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a Associação dos Pesquisadores do NECA (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente), sediada na cidade de São Paulo, é a responsável pelo processo de construção do diagnóstico. O trabalho deve ser concluído em outubro deste ano.

Nesta nova etapa, representantes da área educacional, já contatados, participarão de uma entrevista. Neste grupo estão sete escolas infantis, duas do Ensino Fundamental, além de oito escolas participantes do programa Bolsa Creche da Administração Municipal e quatro da EJA (Educação de Jovens Adultos).

Cerca de 70 pessoas que integram a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, além de representantes da sociedade civil, participaram da ação, iniciada no dia dois deste mês. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, todo processo de execução do plano de trabalho é realizado de forma remota, em reuniões virtuais, usando a tecnologia disponível para manter a segurança sanitária e evitar a disseminação do Coronavírus.

“Tudo é realizado de maneira virtual, para evitar a disseminação do Coronavírus. Já foram ouvidos profissionais da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, na primeira etapa. Agora, estamos preparando mais uma etapa, com nossos educadores. Após a realização dela, entraremos em contato com os profissionais da saúde do município. Crianças e adolescentes que fazem parte das ONGs da cidade relacionadas à proteção infantil também participarão. Com a integração de todos, temos o objetivo de atingir o diagnóstico e melhorar cada vez mais nossos programas de assistencialismo, bem como captar as especificidades, necessidades e potenciais do município para, a partir dessa análise, auxiliar na formulação e execução de políticas públicas para esta faixa etária”, explica Átila Paz, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Hortolândia.

“A participação de todos é fundamental para a construção destes diagnósticos e construirmos mais programas que ajudem nossas crianças e adolescentes. Elas são o futuro e devem estar amparadas e protegidas. Com a ajuda de todos, vamos aprimorar e realizar cada vez mais programas para a nossa juventude”, explica o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno.

“Hortolândia avançou muito nas suas políticas públicas com a criação do Comitê e com a possibilidade de realizar esse diagnóstico. Nós estamos envolvendo todas as nossas escolas. Capacitar os nossos gestores é essencial para que estejam preparados para realizar o trabalho de acolhimento e entender as necessidades e particularidades dos nossos alunos. Esse é um passo concreto para a Educação da cidade ficar cada dia melhor”, analisa a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Sandra Fagundes Freire

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Vias do Jardim Rosolem recebem reforço na sinalização de solo

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Jardim Rosolem recebeu, nesta terça-feira (20/10), mais uma etapa dos serviços de reforço e implantação da sinalização de solo, realizados pela Prefeitura de Hortolândia. O trabalho aconteceu entre as ruas Jorgina de Souza Francisca, Ercílio Antônio Meira e Benedito Leite, localizadas próximas ao Supermercado Pague Menos. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, esta ação na região tem o objetivo de oferecer mais segurança ao grande número de pedestres que circulam por estes locais.

Publicidade

Equipes da Administração Municipal reforçaram a pintura das faixas duplas amarelas contínuas, faixas de pedestres e de retenção, lombofaixas, paradas obrigatórias, faixas seccionadas amarelas e alertas como “PEDESTRES” e “DEVAGAR”. O trabalho no bairro e em outras regiões da cidade continua, nos próximos dias.

“Pedimos a colaboração dos motoristas nesta região. Muitos pedestres circulam pelas ruas por ali e, além de redobrar a atenção, os motoristas devem seguir os limites de velocidades e as leis de trânsito para preservar a vida de todos. O interesse para a melhoria da segurança viária em Hortolândia é de todos. A implantação e o reforço da sinalização de solo são etapas importantes no trabalho de melhoria da segurança viária”, afirma o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Ciclista colide contra carro estacionado na Estrada do Panaino, na região do Novo Ângulo

Redação

Publicado

em

Por

Um ciclista ficou ferido após colidir contra um carro que estava estacionado na Estrada do Panaino, na tarde desta terça-feira (20) , na região do Jardim Novo Ângulo.

Publicidade

De acordo com testemunhas a bicicleta teria perdido os freios, vindo a colidir violentamente contra o Fiat/Pálio, que estava estacionado.

Trabalhadores do canteiro de obra no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que chegou rapidamente para prestar socorros.

Diante da gravidade dos ferimentos, o SAMU acionou o Águia da Policia Militar, que encaminhou a vítima para o Hospital de Clinicas da Unicamp. O real estado da vítima não foi informado.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Incêndio atinge moradias de madeira no Jardim Boa Esperança

Redação

Publicado

em

Por

Um incêndio atingiu três moradias na noite desta segunda-feira (19), no Jardim Boa Esperança. Em setembro um incêncendio já havia atingido sete moradias da mesma região.

Publicidade

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o fogo. As causas do incidente não foram confirmadas. Ninguém ficou ferido.

O incêndio teria comecado em um barraco vazio, enquanto que os outros dois foram desocupados antes de serem tomados pelas chamas.

A Secretaria de Inclusão foi até o local para fazer a triagem das famílias que vão precisar de acolhimento.

Em setembro, ao menos 7 barracos já haviam pegado fogo e os moradores que estavam no local foram levados para um abrigo improvisado na escola municipal do bairro Jardim Boa Esperança.

De acordo com a Prefeitura de Hortolândia o local é uma área de preservação ambiental e registra ocupação desde janeiro.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares