Nossa Cidade

Dicas simples melhoram conforto respiratório em dias secos

A baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos dias, em Hortolândia, elevou a procura dos serviços de pronto atendimento na cidade em 16%. Problemas respiratórios e irritação ocular são as principais queixas, que atingem principalmente crianças e idosos. A Prefeitura de Hortolândia orienta a população como evitar, com medidas simples, os sintomas ocasionados pela secura do ar. As dicas são da médica Regina Happ, que atende na rede municipal de Hortolândia.

A Defesa Civil de Hortolândia realiza medições diárias da umidade relativa do ar. Nesta quarta-feira (13/09), a medição estava em 14,7%, o que significa estado de alerta. Medições abaixo de 12% indicam estado de emergência. “Em dias com esta condição, pessoas que já têm problemas respiratórios, como rinite, bronquite e asma, têm seu estado de saúde agravado. Mesmo quem não tem problema respiratório, sofre com o tempo seco. A boa notícia é que tem formas de evitar estes sintomas, com medidas simples”, destaca a médica.

Anuncio


O uso de umidificadores é uma alternativa bastante eficaz e rápida, já que o ambiente recebe imediatamente ar vaporizado. No entanto, o custo dos aparelhos não é acessível. Para quem procura uma alternativa, a orientação é usar baldes com água dentro dos quartos. “O recipiente pode ser colocado próximo da cama, na hora de dormir. Essa água vai evaporar e umedecer o ambiente, trazendo mais conforto respiratório”, explica Regina. Outra dica é usar toalhas molhadas nos ambientes da casa, penduradas em cadeiras ou na cabeceira da cama.

Além de se aproveitar da evaporação da água, as pessoas devem evitar materiais que acumulam poeira, como tapetes e cortinas. “A casa precisa ficar arejada, longe de objetos que possam causar ou piorar um quadro alérgico. Um cuidado importante deve ser tomado com as roupas. Ás vezes, o tempo esfria e a gente pega um agasalho guardado há alguns meses, mas é preciso deixar esta roupa no sol antes de usar”, indica a profissional da saúde.

Nos cuidados pessoais, a médica orienta a utilizar soro fisiológico para lavar o nariz, várias vezes ao dia, ou usá-lo em inaladores. “Não é preciso colocar nenhuma medicação. Outra alternativa é lavar bem o nariz com água, durante o banho mesmo, promovendo maior hidratação da mucosa nasal”, exemplifica.

Estas medidas simples para aumentar a umidade nos ambientes e melhorar o conforto respiratório, devem ser adotadas em conjunto com uma maior ingestão de água. “Principalmente as crianças e os idosos devem ser incentivados, o dia todo, a beber bastante água”, finaliza a médica da rede de saúde de Hortolândia.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo