Connect with us

Nossa Cidade

Duas Motos e um carro se envolvem em acidente no Parque do Horto

Portal Hortolândia

Publicado

em

Um acidente na tarde deste sábado(07), envolvendo duas motos e um carro, deixou três visitams feridas no Parque do Horto.

O acidente aconteceu na rua dos Cravos e o SAMU foi acionado imediatamente.

Os dois pilotos e o garupa ficaram feridos, sendo que um motociclista foi encaminhado para o Samaritano e as outras duas vítimas para o UPA do Nova Hortolândia.

Ainda não se sabe como aconteceu o acidente.

Além do SAMU e da Motolância, a PM esteve no local para apoio da ocorrência.

Nossa Cidade

Viveiro Municipal retoma doação de mudas de árvores ao público nesta segunda (02/03)

Prefeitura

Publicado

em

Após pausa temporária para recompor os estoques, o  Viveiro Municipal Antonio da Costa Santos, órgão da Prefeitura de Hortolândia, retoma o serviço de doação de mudas de árvores ao público, a partir desta segunda-feira (02/03). No órgão, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além da doação de mudas, é feita a distribuição de adubo orgânico e também a solicitação de poda e corte de árvores (veja cronograma de atendimento abaixo), serviços que não foram afetados pela medida.

O Viveiro está localizado na Rua Stefano Dilo, 350, no Loteamento Adventista Campineiro, e funciona em dias diferentes para a prestação destes serviços. De segunda a sexta-feira,  é possível solicitar poda e corte de árvore. Já de quarta a sexta-feira, pode-se fazer a retirada de mudas e de adubo orgânico. Em ambos os casos, o horário de funcionamento é o mesmo: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h. No caso de retirada de mudas, cada munícipe poderá levar, gratuitamente, uma muda de árvores frutíferas ou de espécie para arborização, a cada dois meses, por endereço. No caso da compostagem, serão disponibilizados 40 kg por endereço, a cada dois meses.

A parada temporária do serviço de doação de mudas aconteceu no dia nove de setembro passado. Segundo a diretora do Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Luiza Araújo, a suspensão foi necessária para recompor o estoque, afetado por dois fatores: a grande demanda verificada no ano, tanto de plantios quanto de doações a munícipes, bem como o prejuízo na produção própria causado pela estiagem de 2019. “Conseguimos adquirir algumas mudas e já temos condição de voltar a doar à comunidade. Os munícipes poderão retirar as mudas ideais para o plantio que desejam fazer, seja na calçada, seja no quintal de casa. Lá no Viveiro, poderão ser orientados sobre a espécie ideal para o plantio que deseja fazer”, explica Luiza.

Recomposição de estoques

Apesar da retomada do serviço, quem quiser auxiliar na ampliação dos estoques pode procurar o Viveiro e doar qualquer tipo de mudas de árvores, nativas ou exóticas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3897-2926.

Confira os dias e horários de atendimento:

Retirada de mudas e compostagem: de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h.

Espécies para arborização e frutíferas – 1 muda a cada 2 meses/ por endereço

Compostagem: 40 kg a cada 2 meses/por endereço

Solicitação de Poda e Corte de árvore: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sarau “Aqui Trem Poesia” terá banca de troca de livros para alimentar gosto pela literatura

Prefeitura

Publicado

em

Entre uma declamação e outra no sarau “Aqui Trem Poesia”, o público poderá alimentar o espírito literário na banca de troca de livros da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura. O sarau será, na próxima terça-feira (03/03), às 19h, no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, localizado na rua Rosa Maestrelo, 2, Vila São Francisco.

De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antônio da Silva, serão disponibilizados cerca de 400 títulos, de diferentes gêneros literários, para as trocas. Somente poderão ser trocados livros em bom estado de conservação, sem rasuras, rabiscos ou partes amassadas. A troca será feita no esquema 1 por 1, ou seja, um livro por outro livro. O público também poderá levar CDs e DVDs para trocar. “Não serão aceitos livros didáticos, enciclopédias ou obras reproduzidas em fotocópia. Também não serão aceitas revistas e livretos”, explica Silva. 

O coordenador explica que os livros passarão por triagem e avaliação antes de fazer a troca. Os livros serão divididos em quatro categorias, cada uma identificada por uma cor: vermelha (literaturas estrangeira e juvenil), azul (literaturas brasileira, portuguesa e religiosa), verde (biografias, livros sobre autoajuda, culinária, informática, filosofia, matemática, entre outros temas de interesse geral), laranja (literatura infantil e gibis) e lilás (CDs e DVDs). A banca funcionará das 19h às 21h.

A banca não aceitará doações de livros. Quem deseja fazer doação de livros, pode levá-los, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na própria biblioteca municipal, que fica no piso inferior do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Os livros a serem doados também passam por triagem e avaliação. O sarau terá ainda praça de alimentação.

MENSAL

Neste ano, o sarau passará a ser mensal, realizado por meio de parceria entre governo estadual, Prefeitura de Hortolândia e IFSP (Instituto Federal São Paulo) – Câmpus Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Cultura, o sarau foi um dos projetos contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) – Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Tradicional,Urbana, Negra Indígena e Plural.

A Prefeitura de Hortolândia criou o sarau “Aqui Trem Poesia” em 2019, quando foram realizadas duas edições (agosto e outubro). O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura, e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as duas edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou evento para cinco escolas públicas da cidade.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Ação do DPBEA sobre guarda responsável de animais domésticos no CarnavAU Pet é neste sábado (29/02)

Prefeitura

Publicado

em

Neste sábado (29/02), a Prefeitura de Hortolândia fará ação de orientação aos tutores de animais domésticos sobre guarda responsável. A ação do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal) acontecerá das 10h às 12h, durante o “1º CarnavAU Pet Premiatta e Shopping Hortolândia”, no estacionamento coberto do centro comercial, localizado na Rua José Camilo de Camargo, 5, no Remanso Campineiro. O evento tem o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Servidores municipais conversarão com os presentes sobre castração e também sobre o FUMBEA (Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal), que busca captar e aplicar recursos, visando o financiamento, o investimento, a expansão, a implantação e o aprimoramento das ações voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais no município.

Segundo os organizadores, haverá desfile de fantasias, feira de adoção de animais da ONG Cão Feliz e pintura facial para crianças. Inscrições para o desfile e outras informações podem ser obtidas por meio do site https://www.sympla.com.br/carnavau-pet-premiatta-e-shopping-hortolandia__791382.  Já os interessados em adotar um animal podem ligar para (19) 99103-3928 ou mandar e-mail para

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


.

SERVIÇO:

“1º CarnavAU PET Premiatta e Shopping Hortolândia”

Data: sábado, 29/02/2020

Hora: das 10h às 12h

Local: estacionamento coberto do Shopping Hortolândia, Rua José Camilo de Camargo, 5, Remanso Campineiro

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo



Max Milhas