Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Educação Integral chega a mais seis escolas municipais

Prefeitura

Publicado

em

 

Publicidade

A partir de agora, a Educação Integral já é realidade em 21 das 28 escolas de ensino fundamental de Hortolândia. Nesta segunda-feira (29/04), mais seis novas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) passaram a ser atendidas, proporcionando a outros 600 estudantes que permanecem o dia todo na escola atividades como dança, música e projetos de estudo e pesquisa, no contra turno das aulas regulares. Com isso, chega a 3.500 o número de alunos inscritos em ações extras, oferecidas em estações de vivência nestas unidades, que promovem a aprendizagem por meio do desenvolvimento da afetividade e sociabilidade. Além disso, graças à parceria com a sociedade civil, surgiram outras 400 vagas, totalizando até o momento 3.900 estudantes municipais beneficiados.

Até 2020, a meta é levar a Educação Integral a 6.000 estudantes da rede municipal. No dia 15 deste mês, coordenadores do programa reuniram-se, no auditório do CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, com seis gestores das novas escolas participantes e 20 agentes educacionais. Na última sexta-feira (26/04), educadores que atuarão na área musical passaram por formação preparatória.

“Esta nova etapa do programa é marcada pela ampliação do número de escolas de ensino fundamental atendidas e pela relação com a sociedade civil. Há também a ampliação das relações, mostrando que a educação integral é um compromisso da cidade e a Prefeitura envolve cada vez mais a sociedade civil e todas as secretarias do governo”, afirma a diretora de Educação Integral, Karin Lucas. Entre as novidades em implantação no programa neste semestre estão, além desta relação mais efetiva com a sociedade civil organizada, a realização de oficinas rotativas nas escolas participantes com artistas e artesãos locais voluntários e o desenvolvimento de projetos de qualidade de viva, alimentação saudável e meio ambiente do programa Viva Mais.

“Nas novas escolas, nosso foco é o atendimento dos alunos de 4º e 5º anos, pois é uma fase de conflitos por causa da adolescência. Por meio das atividades de cada estação de vivência, os alunos se tornam pessoas mais afetivas e sociáveis, além de se desenvolverem no aspecto pedagógico com mais facilidade”, destacou a coordenadora do programa.

“A ampliação no número de escolas beneficiadas pelo programa de Educação Integral representa um avanço significativo em todo o projeto educacional do município, porque, a cada ano, estamos incluindo mais crianças que ficam mais tempo na escola. Então, saímos de um período de cinco horas diárias para uma permanência de nove horas diárias. Mas a nossa maior preocupação é a qualidade dessa permanência das crianças na escola. Por isso que nós mudamos completamente o cardápio escolar, nessa gestão. É um cardápio, além de mais variado e de qualidade melhor, que oferece maior número de refeições. Estamos procurando investir também nos espaços das escolas, para que tenham ambientes mais adequados para a criança, porque ela não pode ter a mesma rotina que teria só no ensino regular. Temos também todo um trabalho com agentes educacionais, que são contratados para desenvolver atividades diferenciadas no contra turno. Esses agentes são pedagogos ou estudantes de Pedagogia, estudantes de Educação Física, dessas áreas afins. Eles fazem todo um trabalho de apoio escolar, atividades esportivas, atividades artísticas, orientações com relação à alimentação. Fazem todo um acompanhamento com as crianças para que elas tenham uma permanência na escola, que seja de muita aprendizagem e, acima de tudo, alegre; que tenha a capacidade de explorar o ambiente, de uma forma saudável também”, afirma a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Mara Fagundes Freire.

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Criado pelo governo Angelo Perugini, em 2011, o Programa de Educação Integral foi retomado em 2017. A iniciativa oferece a alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões. Para isso, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia promove nas escolas participantes estações de vivência em quatro áreas: linguagens artísticas; recreação e lazer; protagonismo juvenil; e orientação de estudos.

PIC

A ampliação do Programa de Educação Integral faz parte das ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê investimentos de cerca R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial, na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego.

Programa Escola de Educação Integral: 

Escolas já participantes

1. EMEB Jd. Interlagos

2. EMEF Viva Mais

3. EMEF Patrícia Maria Capelato Basso

4. EMEF Dayla Cristina Souza de Amorim

5. EMEB Josias da Silva Macedo

6. EMEF Armelinda Espúrio da Silva

7. EMEF Dona Ana Bodini Januário

8. EMEF Jardim Primavera

9. EMEF João Calixto

10. EMEF José Roque de Moura

11. EMEF Nicolas Thiago dos Santos Lofrani

12. EMEF Profª Lilian Cristiane Martins de Araújo

13. EMEF Profª Maria Célia Cabral Amaral

14. EMEF Renato Costa Lima

15. EMEF Villagio Ghiraldelli

Novas escolas

16. EMEF Caio Fernandes Gomes Pereira

17. EMEF Tarsila do Amaral

18. EMEF Taquara Branca Agenor Miranda da Silva

19. EMEF Marleciene Priscila Presta Bonfim

20. EMEF Prof. Cláudio Roberto Marques

21. EMEF Helena Futava Takahashi

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 5028 casos confirmados, 4832 curados e 163 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(27) mostra que o município teve 5028 casos confirmados, 4832 curados e 163 óbitos.

Publicidade

Casos confirmados: 04 pacientes internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 24 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 07 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 01 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 585 em isolamento domiciliar.

6520 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura lança campanha “Hortolândia luz que acolhe”

Prefeitura

Publicado

em

A cidade começa a entrar no clima de Natal. A Prefeitura lança a campanha “Hortolândia luz que acolhe”. O objetivo é incentivar a população a consumir no comércio local durante o final do ano. A campanha começará no dia 5 de dezembro e irá até 6 de janeiro de 2021. A ação envolverá as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Governo, Educação, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Segurança e Mobilidade Urbana. Esta medida integra o plano da Prefeitura para a retomada econômica do munícipio, com responsabilidade no combate à pandemia do Coronavírus.

Publicidade

A campanha também deixará a cidade mais brilhante e bonita. As três principais ruas de comércio do município serão decoradas com enfeites natalinos e receberão iluminação especial. As vias em questão são avenida Brasil, no Jardim Amanda; rua Luiz Camilo de Camargo, na região central; e rua Antônio Fernandes Leite, no Jardim Rosolém.

Em razão da campanha, o comércio terá o tradicional horário especial de funcionamento: segunda a sexta-feira até as 21h, sábado até as 18h e domingo das 10h às 15h. Na véspera de Natal, 24/12, as lojas funcionarão até as 15h e fecharão no dia 25/12. Já no dia 26/12, o comércio abrirá das 12h às 21h. Nos dias 31/12 e 01/01 de 2021 as lojas não funcionarão. A partir do dia 02/01 de 2021 o comércio retoma o horário normal de funcionamento. Esta ação é uma parceria da Prefeitura com a ACIAH (Associação Comercial de Hortolândia).

ENFEITES

A Secretaria de Educação já iniciou o trabalho de confecção dos enfeites que adornarão as três ruas de comércio. Os itens decorativos estão sendo produzidos na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Prof. Claudio Roberto Marques”, localizada no Jardim Santana. Participam da confecção dos enfeites cerca de 20 servidores das Secretarias de Educação e de Cultura. Para a confecção dos enfeites são utilizados materiais recicláveis, tais como pneus e garrafas PET. Serão produzidos bonecos de Papai Noel, árvores e bolas natalinas, presépios, entre outros itens.

Um dos mais belos cartões postais da cidade também será enfeitado para a campanha. O Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, também receberá decoração especial para o período de final de ano.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável iniciou o trabalho de reaproveitamento de enfeites natalinos que foram utilizados nos anos anteriores no próprio parque. O trabalho é realizado pelos agentes do Núcleo de Educação Ambiental. Os enfeites que estão sendo recuperados foram feitos com materiais reaproveitáveis, tais como garrafas PET, CDs, discos de vinil, fitas de presente, lâmpadas usadas, conduíte, entre outros.

LOGOMARCA

Para estimular a adesão do comércio, a Prefeitura disponibiliza a logomarca da campanha para os lojistas. A ideia é fazer com que eles estampem a logomarca em camisetas e máscaras que serão utilizadas em seus estabelecimentos. A logomarca está disponível para download no arquivo anexo abaixo. Além disso, a Prefeitura orienta os comerciantes para que decorem suas lojas para participar da campanha.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, destaca que a campanha já movimenta a cidade. “A ideia é criar uma identidade que demonstre a união de toda a cidade neste ano que foi tão difícil. Disponibilizamos a logomarca da campanha para que os lojistas reproduzam em camisetas e máscaras. Com isso, criamos um sentimento na própria população de como é importante valorizar e comprar na cidade. Esta proposta foi discutida e aceita em reuniões com os empreendedores, que acreditam que estas ações aproximarão as pessoas e farão um Natal bonito e acolhedor em Hortolândia”, destaca Monique.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Caminhão choca-se contra muro no Jardim Boa Vista

Redação

Publicado

em

Por

Um caminhão chocou-se contra o múro de uma chácara, na tarde desta sexta-feira(27), no bairro Jardim Boa Vista.

Publicidade

O motorista do veiculo teria perdido o controle da direcao. Felizmente ele sofreu apenas ferimentos leves.

O acidente aconteceu na rua das Acácias com a rua Damasco. De acordo com internautas os acidentes ali são frequentes.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares