Nossa Cidade

Em 10 anos, Banco de Alimentos atende mais de 40 mil pessoas

A Prefeitura de Hortolândia realiza, nesta quinta-feira (27/04), às 14h, evento comemorativo aos 10 anos do Banco de Alimentos, órgão do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. O evento acontecerá na sede do órgão, localizada na rua Maria Catarina Vasconcelos Pinheiro, 65, no Parque Odimar. De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, ao longo de uma década, o Banco de Alimentos complementou a alimentação de mais de 40 mil pessoas.

Criado em 2006, na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini, por meio de convênio firmado com o então Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o órgão fornece alimentos para cerca de 40 entidades assistenciais cadastradas, que distribuem para a população carente de diferentes faixas etárias (crianças, jovens, adultos e idosos). Atualmente, 3.900 pessoas recebem alimentos do Banco. De acordo com Alessandra Sarto, nesses 10 anos, o órgão distribuiu mais de 3,3 mil toneladas de alimentos.

Anuncio


[ad id=”14221″]

Além de distribuir alimentos, o Banco também realiza atividades para orientar a população a ter uma alimentação mais saudável, reaproveitar integralmente os alimentos para evitar desperdício, entre outros temas. “Nesses 10 anos, o Banco realizou 850 atividades, entre cursos, oficinas e palestras, sobre Educação Alimentar. Essas atividades contaram com a participação total de 27 mil pessoas”, informa Alessandra Sarto.

Os produtos da agricultura familiar representam 80% dos itens que entram no Banco de Alimentos. Pelo menos 12 toneladas de alimentos são adquiridas semanalmente de 160 agricultores que fornecem frutas, verduras e legumes. Os outros 20% são de doações de empresas e campanhas realizadas com a comunidade.

Nesses 10 anos, o Banco de Alimentos se tornou referência internacional. Um exemplo disso é que o órgão recebeu, no dia 18 deste mês, a visita de uma comitiva de prefeitos de cidades de El Salvador, Honduras e Guatemala. O grupo veio a Hortolândia conhecer a experiência bem sucedida que a Prefeitura desenvolve por meio do órgão.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo