Nossa Cidade

Em 2018, Prefeitura investirá em tecnologia para escolas municipais

A fim de viabilizar o uso pedagógico das redes sociais nas escolas municipais de Hortolândia, a Prefeitura investirá em recursos tecnológicos, tais como laboratórios móveis, roteadores, dispositivos de WiFi (internet sem fio) e softwares, em 2018. O anúncio foi feito pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, na abertura do 2º Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia para a Educação, realizado nesta quinta-feira (26/10), no Iatec (Instituto Adventista de Tecnologia), no Parque Ortolândia.

O evento, que debateu o “Uso das redes sociais nas práticas pedagógicas”, mobilizou cerca de 230 pessoas, dentre elas estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), profissionais da educação e vereadores. O secretário de Segurança, Luís Leite de Camargo, também esteve presente ao debate.

Anuncio


O tema foi abordado por dois palestrantes: o diretor-geral do Iatec, pastor Eliezer Marques, que tratou da evolução das tecnologias na vida do homem e mencionou o caso específico do instituto, recém-implantado na cidade; e o diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto, que abordou as redes sociais na educação.

Amaro motivou os professores a utilizarem mais as redes sociais em sala de aula, com finalidades pedagógicas. “Procurei desmistificar o uso da tecnologia na escola, pois verificamos que eles ainda têm dificuldade de incluir Twitter, Facebook, YouTube, WhatsApp e outras redes sociais, no dia a dia, com os alunos”, destacou.

Durante a abordagem do tema, Amaro deu exemplos de como pode ser este uso, no processo ensino-aprendizagem: distribuição de conteúdo extra para grupos via Facebook e WhatsApp; Links de matérias e conteúdos por Twitter; criação e utilização de canal no YouTube para registrar atividades que os alunos fazem na escola e vídeos explicativos sobre as matérias abordadas.

Debate constante

Em junho deste ano, a Prefeitura realizou o 1º Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia, com três dias de programação, que reuniu cerca de 850 profissionais da educação e trouxe ao município grandes nomes da comunicação, como o jornalista e escritor Caco Barcellos, bem como da Educação, como o escritor e presidente da APL (Academia Paulista de Letras), Gabriel Chalita, e o Prof. Dr. José Armando Valente (Unicamp e PUC/SP). Na ocasião, os temas enfocados foram “Caminhos para uma aprendizagem inovadora”, “Do virtual ao real: entre redes ou paredes?” e “Comunicação e tecnologia: desafios da educação na Era da Informação”.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo