Nossa Cidade

Emef Ana Bodini realiza passeata contra dengue nesta quinta-feira (15/05)

A mobilização contra a dengue na cidade será reforçada, nesta quinta-feira (15/05), com a passeata realizada pelos alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) D. Ana José Bodini Januário. O evento acontece das 8h15 às 9h30 e das 16h30 às 17h30. O início do trajeto é na própria unidade escolar, localizada na Avenida Santana, nº 999, Jd. Amanda I. Além de envolver as crianças e os funcionários, toda a comunidade pode participar.

A produção de cartazes, folhetos e instrumentos musicais utilizados na caminhada é dos próprios estudantes. Durante o evento, as crianças farão um “bate-lata”, entoarão gritos de guerra e algumas delas estarão fantasiadas para mostrar a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, propagador da doença.

Anuncio


O trabalho de conscientização sobre a dengue vem sendo executado com frequência nas escolas. Entre as ações da Emef Ana Bodini está o grupo de arrastão formado pelos próprios estudantes, que, semanalmente, procura e elimina possíveis focos do mosquito em toda a unidade. A cada semana uma turma é eleita para a função.

De acordo com o diretor José Luís Menegoro, em sala de aula também são promovidas atividades sobre o tema, visando tornar os alunos aliados contra a doença. “Essa passeata é mais um alerta para a população, que deve ajudar a combater a dengue. A criança, quando instruída, conhece a problemática e transforma-se em agente tomador de decisão. Assim, ela age para eliminar o problema pois vê que isso é bom para todos”, explica.

Para Menegoro, é essencial incluir os alunos nas atitudes tomadas por toda a comunidade. “Eles comentam de problemas vistos no bairro, acontecimentos com vizinhos e ficam assustados com o risco existente”, ressalta.

A caminhada abrange quinze ruas do bairro, no entorno da escola. Segundo José Luis, é importante chamar a atenção para o tema. “Nosso objetivo é mobilizar as pessoas para que sejam agentes parceiros contra a doença”, finaliza.

Todos contra a dengue

Até o momento, Hortolândia tem 461 casos de dengue confirmados. Para combater a doença, a Prefeitura tem trabalhado em conjunto com a população, eliminando focos do mosquito Aedes aegypti e promovendo a nebulização, método pelo qual o inseticida é liberado no ar, agindo de forma eficaz contra o transmissor da dengue.

SERVIÇO:

O quê: Passeata contra a Dengue
Quando: 14/05 – período da manhã: às 8h15; período da tarde: às 16h30
Onde: Início do trajeto na Emef Ana José Bodini Januário – Avenida Santana, nº 999, Jd. Amanda I.

Fonte: Pref.Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo