Connect with us

Nossa Cidade

Emef Nova Europa agora se chama Samuel da Silva Mendonça

Prefeitura

Publicado

em

Em cerimônia emocionante, marcada por lágrimas, a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nova Europa ganhou nova denominação. A partir desta segunda-feira (11/11), passou a se chamar Emef Samuel da Silva Mendonça, em homenagem ao ex-aluno do 5º ano A, morto em 2017, em  acidente de carro. No mesmo acidente, morreu também a mãe, Luzia, grávida de nove meses.O pai, Antonio Marcos Mendonça, e um dos irmãos, sobreviventes do desastre, Felipe da Silva Mendonça, participaram da homenagem e, junto com o prefeito Angelo Perugini; a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, e o presidente da Câmara Municipal, Valdecir Alves Pereira, desceraram a placa comemorativa. 

Em meio às crianças, Perugini dirigiu-se à família do garoto, ressaltando a importância de vivenciar o perdão. “Esta é a palavra mais importante para a vida da gente, capaz de curar toda a maldade que alguém possa fazer contra nós. Quem perdoa cura àquele que nos fez o mal e limpa a nossa alma. Quero, em nome da sociedade, pedir perdão à família do Samuel pelo acidente cometido pelo uso do álcool, porque ao aceitar o uso desta bebida, permitimos essa tragédia. Queremos curar o seu coração. Crianças, vocês não precisam tomar álcool nem usar drogas para serem felizes. Elas são uma fuga da realidade. Agradecemos à família do Samuel por permitir usar o nome dele nesta escola. Será uma escola de felicidade para aprender só coisas boas”, afirmou Perugini, também emocionado.

Segundo Felipe Mendonça, a homenagem represença um recomeço para os familiares. “A alegria que traz este gesto faz com que a gente não se lembre dele mais com tristeza. Lembramos da alegria que a gente tinha dos almoços em família, de rir de bobeirinhas, do que o convívio junto proporciona. Acredito que é um recomeço”, destacou entre lágrimas. O irmão mais velho, Bruno Henrique, foi lembrado durante a cerimônia, mas não pode comparecer por estar no trabalho.

Segundo a diretora, Elis Regina Valim, Samuel era um garoto dócil e quieto, extremamente querido por colegas, professores e profissionais da escola. “Quando recebemos a notícia do falecimento do Samuel, não foi fácil para nenhum de nós. Não foi fácil lidar com a perda nem com as perguntas dos nossos alunos. Nós, adultos, precisamos ser fortes para afagá-los e acalmá-los. Este é um momento triste, mas também muito especial, porque o Samuel jamais será esquecido”, salientou ela. A escola, que funciona junto com a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Nova Europa, tem atualmente 620 alunos matriculados, do Jardim I ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Cercadas pelos estudantes do turno da manhã, crianças entre seis e 11 anos de idade, a secretária Sandra Fagundes Freire explicou aos presentes: “Os nomes das nossas escolas, da rede municipal, são de professores e alunos, de quem ajudou a construir essas escolas. A partir de agora, a escola de vocês vai ter o nome do Samuel. A Emef Samuel é um lugar de alegria, de convivência e construção.Guardem o nome do Samuel como os que conviveram com ele do 1º ao 5º ano na escola, como aparece nestas fotinhas, um menino sereno e alegre”, afirmou ela.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso

Nossa Cidade

Abertas inscrições para cursos profissionais online e gratuitos do programa “Hortolândia Empreendedora”

Prefeitura

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para dois cursos online e gratuitos do programa “Hortolândia Empreendedora”: “Sistema Partida de motores” e “Fabrique e venda cosméticos”. O programa é realizado por meio da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae e visa oferecer qualificação e consultoria para setores econômicos e profissionais do município mais afetados pela pandemia do Coronavírus. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação.

Há 16 vagas disponíveis por curso.  Eles são voltados a pessoas maiores de 18 anos de idade. Ambos têm carga horária de 20 horas, com aulas remotas agendadas para maio (veja abaixo). As inscrições podem ser feitas por meio do link: http://bit.ly/hortolandiacursos ou pelos celulares: (19) 99684.9607 e (19) 97156-8487.

 

Confira abaixo o conteúdo programático de cada curso, bem como as datas de início e término:

“Sistema de Partida de motores”

Carga horária: 20 horas

Turma 1: 10 a 17/05, das 18h às 22h

Objetivo: Desenvolver  competências  necessárias  sobre  técnicas  para  desenvolver  sistemas  de  partida  de motores, de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.

Conteúdo abordado: Componentes comandos elétricos: Dispositivos de proteção; Relés; Sinalizadores; Botoeiras; Contatores. Sistemas de Partidas de Motores: Direta; Direta com Reversão; Estrela Triângulo; Compensadora; Dahlander.

“Fabrique e venda cosméticos”

Carga horária: 20 horas

Turma 3: 24 a 31/05, das 8h30 às 12h30

Turma 4: 24 a 31/05, das 18h às 22h

Conteúdo programático: Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes (RDC n° 48/2013): 

Requisitos básicos de Boas Práticas de Fabricação (BPF);

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Continue Lendo

Nossa Cidade

Mostra Na Lona tem programação variada nesta terça-feira (20/04)

Prefeitura

Publicado

em

A 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona está movimentada nesta terça-feira (20/04), com quatro espetáculos e duas oficinas. Todas as atividades são exibidas nos canais do YouTube da mostra e da Secretaria de Cultura. A mostra vai até este sábado (24/04).  

A programação começa às 13h com a oficina “Formatação de Projetos Culturais”. Os participantes aprenderão como formatar um projeto cultural, quais os requisitos básicos e os meios possíveis para viabilizá-lo com apoio e/ou recursos público-governamentais, como participar de editais, entre outros tópicos. A oficina é para pessoas com idade a partir de 16 anos. Os participantes que quiserem receber o certificado, devem fazer inscrição por este LINK. Depois, às 17h, acontece a segunda parte da oficina “Dança Criativa”.

Já para as crianças, a mostra terá uma atração ao vivo, também às 17h. É o espetáculo “O Circo Sem Teto da Lona Furada dos Bufões”, do grupo Dona Zezinha. Protagonizada pelos palhaços Bufão, Panfeto e Pafim, a peça é uma comédia musical que conta a história de um circo mambembe nordestino que tenta sobreviver no atual mundo midiático. O trio de palhaços toca instrumentos musicais exóticos, fazem gags, mágicas e números circenses para fazer o público se divertir e gargalhar.

Para os apreciadores da dança, a dica é conferir o espetáculo “Mulher Peixe”, que terá exibições às 18h e às 19h. A peça é uma performance que, por meio da dança, busca conscientizar o público sobre a igualdade e a convivência de respeito e tolerância entre os seres humanos.

O clima circense volta a dar o tom no espetáculo “O Melhor Espetáculo de Hoje”, com o grupo Os Barbacas, que será exibido às 20h. A peça busca resgatar a magia, o encanto e a ludicidade do circo, que atualmente corre o risco de desaparecer diante do uso massivo das tecnologias da informação. O espetáculo apresenta música ao vivo, malabares, monociclo, números de equilibrismo, além das clássicas cenas de palhaços. A programação desta terça-feira da mostra terá ainda mais uma apresentação do espetáculo “Dona Julia”, da Cia. São Genésio, às 22h.

Após as apresentações, serão realizados bate-papos ao vivo abertos para o público com os grupos e os elencos de cada peça. Todos os espetáculos terão ainda um “chapéu virtual”, por meio do qual o público poderá colaborar com o cachê e a manutenção dos grupos que participam deste ano da mostra. Mais informações sobre o “chapéu virtual” e a programação completa pode ser consultadas no site da mostra.

MOSTRA NA LONA

A edição deste ano da Mostra Nacional de Teatro Na Lona acontece no formato online em razão do agravamento da pandemia e da prorrogação da Fase Vermelha do governo estadual para evitar aglomeração e conter a disseminação do Coronavírus. O festival é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia. A mostra tem ainda apoio do governo estadual, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB 40/2020, e da Prefeitura de Hortolândia. A organização da mostra é do Centro Cultural Casa de Joana e da produtora City Web.

Ao longo de suas cinco edições anteriores, a Mostra Nacional de Teatro Na Lona ofereceu um panorama das artes cênicas com apresentações de grupos brasileiros e de outros países, trocas de experiências, debates e cursos. Com isso, a mostra tornou-se um evento de referência. Desde a primeira edição, a mostra apresentou mais de 240 espetáculos e registrou público de mais de 40 mil pessoas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Continue Lendo

Nossa Cidade

Nota da Prefeitura com relação à Operação Contágio da Polícia Federal em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Governo, informa que, em relação à Operação Contágio, da Polícia Federal, a Administração Municipal está à disposição da investigação para que sejam apuradas as denúncias e, caso sejam identificadas irregularidades, os responsáveis sejam punidos com o rigor da lei.

A Prefeitura reitera que as contratações municipais obedecem critérios técnicos, passam por auditoria interna e que, mesmo diante da necessidade de ações emergenciais no combate à pandemia, sempre são observadas as determinações da legislação que rege os processos de aquisição de insumos e as contratações de serviços para o poder público.

Será realizada uma coletiva de imprensa no paço municipal que fica na rua José Cláudio Alves dos Santos, nº 585, Remanso Campineiro,  hoje, 20/04, às 14h para atender as demais dúvidas. 



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade31 minutos atras

Abertas inscrições para cursos profissionais online e gratuitos do programa “Hortolândia Empreendedora”

Estão abertas as inscrições para dois cursos online e gratuitos do programa “Hortolândia Empreendedora”: “Sistema Partida de motores” e “Fabrique...

Nossa Cidade4 horas atras

Mostra Na Lona tem programação variada nesta terça-feira (20/04)

A 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona está movimentada nesta terça-feira (20/04), com quatro espetáculos e duas oficinas. Todas...

Policial4 horas atras

Mães de sentenciados enviam drogas para sentenciados da PII de Hortolândia

K4 estava escondida em pares de chuteiras  A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que na manhã de ontem, 19,...

Nossa Cidade4 horas atras

Nota da Prefeitura com relação à Operação Contágio da Polícia Federal em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Governo, informa que, em relação à Operação Contágio, da Polícia Federal,...

Nossa Cidade4 horas atras

Confira os serviços públicos que funcionam no feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira (21/04)

A Prefeitura de Hortolândia manterá os serviços públicos essenciais em funcionamento, durante o feriado de Tiradentes, que acontece nesta quarta-feira...

Nossa Cidade5 horas atras

Em Hortolândia Polícia Federal deflagra a Operação Contágio

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (20/4) a Operação Contágio, para aprofundar investigação sobre desvios de recursos públicos na área...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares