Connect with us

Nossa Cidade

Emeief Jd Santa Emília será de tempo integral

imagem 109

 

A Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jd. Santa Emília, que hoje funciona em regime parcial, passará a ser escola de tempo integral em 60 dias. O anúncio foi feito pelo prefeito Angelo Perugini, nesta segunda-feira (26/02), durante entrega de uniformes e material escolar. Com a ação, a escola, que atende 184 alunos em turmas de Minigrupo, Maternal, Jardim 1 e 2, passará a ser a primeira unidade de Educação Infantil a compor o programa, ao qual já aderiram outras 15 unidades de Ensino Fundamental. Perugini também visitou outras três escolas: as Emefs Prof. Cláudio Roberto Marques, no Jd. Santana, e Viva Mais, no Jd. Santa Clara II; e a Emei Novo Cambuí.

Anuncio

Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil, Simone Locatelli, o projeto de adaptação da escola, em elaboração, prevê que as crianças atendidas em creche (Minigrupo e Maternal) permaneçam o dia todo aos cuidados da equipe, enquanto as maiores, de Jardim, realizem atividades pedagógicas no contra turno. Somente neste ano, o programa Escola de Tempo Integral, retomado pela Prefeitura em 2017, beneficiará 2.419 mil alunos, em 15 escolas. A meta é que, em 2020, 28 Emefs participem dele, oferecendo a 4.210 alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões. Na semana anterior, Perugini anunciou projetos de ampliação e melhorias para duas Emefs na região do Jd. Rosolen, Fernanda Graziele Resende Covre e Armelinda Espúrio da Silva.

“Queremos eliminar a escola de meio período. Criança que vê TV duas horas por dia perde o gosto pela leitura. A mente fica preguiçosa. Nas cidades grandes, como Hortolândia, se a gente trancar a criança dentro de casa, ela vai ficar na TV. Por isso, sonho com a Escola de Tempo Integral”, afirmou Perugini, destacando a promoção de políticas públicas que viabilizam o programa, tais como a nova merenda escolar e a entrega dos kits escolares. Cerca de 24,6 mil crianças, jovens e adultos serão beneficiados com a entrega dos kits até o final deste mês. O investimento da Administração Municipal com os uniformes é de R$ 1,5 milhão e com os materiais escolares, R$ 3,2 milhões.

Advertisement

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, a proposta da Escola Cidadã, desenvolvida no município, estimula a parceria entre Prefeitura e comunidade escolar. “Esta é a construção de um trabalho. A Prefeitura teve a coragem de escolher organizar a educação. Mas a escola é de vocês. A participação dos pais é muito importante. Os kits de uniforme e materiais foram pedagogicamente pensados para oferecer o melhor aos nossos alunos. O material escolar é tão importante quanto os conteúdos. É ferramenta de gestão de políticas públicas na educação. Uniforme é segurança, identidade, igualdade. E não há lugar melhor para aprender estes valores que a escola”, destacou. 

Mãe de Monique, de 9 anos, estudante do 4o ano na Emef Prof. Cláudio R. Marques, a costureira Nilceia dos Santos também entende a relação família-escola-Prefeitura como parceria necessária. “A entrega de uniforme e materiais é um retorno de tudo, dos impostos que pagamos. É importante para que todas as crianças fiquem iguais. É também uma economia de roupa. Agora, eu posso comprar, mas sei que tem alguns pais que não podem comprar roupa nova pros filhos, assim como tem outros que não podem comprar roupa de marca e a criança fica constrangida. Eu quando criança, em São Paulo, passei por isso no infantil e recordo até hoje, porque minha família não podia comprar o uniforme. Hoje vejo na escola todo mundo igual. É muito bom. O material também ajuda bastante”, comenta. Para a dona de casa Cristiane Colombari Costa, mãe de Evelin, de 10 anos, aluna do 5o ano, e Alice, de 5 anos, no Jardim 2, “a entrega do uniforme é interessante e importante para a família, por economizar roupa de casa. As cores do uniforme estão mais bonitas. Dá mais segurança quando a criança usa, porque todo mundo sabe que estuda na escola pública”, afirma Cristiane.

Na Emef Prof. Cláudio Roberto Marques, a apresentação de ginástica rítmica, feita pela aluna do 4o ano, Júlia Lira de Figueiredo, de 9 anos, encantou a plateia. Além de estudar em escola da rede, a jovem ginasta treina em outro órgão municipal, o ginásio Gino Bernardini, ao lado do campo do Rosolen.

Investimento em qualidade

Advertisement

Neste ano, a Prefeitura entrega nas escolas municipais kits de material já montados, o que agiliza o processo de distribuição aos estudantes. Antes, os materiais eram comprados em lote, o que exigia a montagem de cada conjunto. Ao todo, são 13 kits individuais diferentes, além de agenda diária para todos os estudantes. Todos os materiais foram avaliados e aprovados pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Entre os itens distribuídos estão lápis de cor e de escrever, borracha, cadernos variados e tesourinha sem ponta, de acordo com a idade e a série do aluno. Com esta ação, a Administração Municipal reafirma o compromisso assumido em 2005, no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini, de garantir material escolar gratuito e de qualidade, de forma integral, para atender os alunos ao longo de todo o ano.

A Prefeitura comprou também itens de uso coletivo, que serão entregues para as escolas. São diversos tipos de papéis, como sulfite, canson, cartolina e crepon, por exemplo, além de durex e demais materiais usados como apoio às atividades pedagógicas. Estes produtos, normalmente, são incluídos na lista de material escolar. Com a entrega gratuita, a economia proporcionada às famílias é ainda maior.

Além da agenda e dos materiais de uso individual e coletivo, a Prefeitura distribui também uniformes de verão: duas camisetas e uma bermuda, confeccionados pelas aprendizes do curso de Costura Industrial. A novidade fica por conta das cores do conjunto. As roupas são em branco e azul, numa composição de visual leve e moderno.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

mega-sena mega-sena
Nossa Região8 horas ago

Aposta de Campinas leva mais de 5 milhões na Mega-Sena 2717

Nesta quinta-feira, 25 de abril, os olhares dos apostadores se voltaram para São Paulo (SP), onde foi revelado o tão...

julia zanatta julia zanatta
Brasil8 horas ago

Comparação entre SC e Maranhão gera controvérsia na política

A deputada federal Júlia Zanatta foi recentemente alvo de críticas após comparar os estados de Santa Catarina e Maranhão em...

Vagas de emprego na Nestlé Vagas de emprego na Nestlé
Cursos8 horas ago

Nestlé e coliga anunciam cursos de gastronomia gratuitos para jovens de todo o Brasil

A Co.liga – escola digital de cursos gratuitos no campo da economia criativa – e a Nestlé se uniram em...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil9 horas ago

Sorteio da Mega-Sena 2717: confira os números premiados

Na noite desta quinta-feira (25), foram divulgados os números sorteados da Mega-Sena concurso 2717. Os números premiados são: 06 –...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Cidade12 horas ago

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região...

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade15 horas ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

sp101 sp101
Nossa Região16 horas ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

Advertisement
cinema

Populares