Connect with us

Nossa Cidade

Emeief Jd Santa Emília será de tempo integral

imagem 109

 

A Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jd. Santa Emília, que hoje funciona em regime parcial, passará a ser escola de tempo integral em 60 dias. O anúncio foi feito pelo prefeito Angelo Perugini, nesta segunda-feira (26/02), durante entrega de uniformes e material escolar. Com a ação, a escola, que atende 184 alunos em turmas de Minigrupo, Maternal, Jardim 1 e 2, passará a ser a primeira unidade de Educação Infantil a compor o programa, ao qual já aderiram outras 15 unidades de Ensino Fundamental. Perugini também visitou outras três escolas: as Emefs Prof. Cláudio Roberto Marques, no Jd. Santana, e Viva Mais, no Jd. Santa Clara II; e a Emei Novo Cambuí.

Anuncio

Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil, Simone Locatelli, o projeto de adaptação da escola, em elaboração, prevê que as crianças atendidas em creche (Minigrupo e Maternal) permaneçam o dia todo aos cuidados da equipe, enquanto as maiores, de Jardim, realizem atividades pedagógicas no contra turno. Somente neste ano, o programa Escola de Tempo Integral, retomado pela Prefeitura em 2017, beneficiará 2.419 mil alunos, em 15 escolas. A meta é que, em 2020, 28 Emefs participem dele, oferecendo a 4.210 alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões. Na semana anterior, Perugini anunciou projetos de ampliação e melhorias para duas Emefs na região do Jd. Rosolen, Fernanda Graziele Resende Covre e Armelinda Espúrio da Silva.

“Queremos eliminar a escola de meio período. Criança que vê TV duas horas por dia perde o gosto pela leitura. A mente fica preguiçosa. Nas cidades grandes, como Hortolândia, se a gente trancar a criança dentro de casa, ela vai ficar na TV. Por isso, sonho com a Escola de Tempo Integral”, afirmou Perugini, destacando a promoção de políticas públicas que viabilizam o programa, tais como a nova merenda escolar e a entrega dos kits escolares. Cerca de 24,6 mil crianças, jovens e adultos serão beneficiados com a entrega dos kits até o final deste mês. O investimento da Administração Municipal com os uniformes é de R$ 1,5 milhão e com os materiais escolares, R$ 3,2 milhões.

Advertisement

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, a proposta da Escola Cidadã, desenvolvida no município, estimula a parceria entre Prefeitura e comunidade escolar. “Esta é a construção de um trabalho. A Prefeitura teve a coragem de escolher organizar a educação. Mas a escola é de vocês. A participação dos pais é muito importante. Os kits de uniforme e materiais foram pedagogicamente pensados para oferecer o melhor aos nossos alunos. O material escolar é tão importante quanto os conteúdos. É ferramenta de gestão de políticas públicas na educação. Uniforme é segurança, identidade, igualdade. E não há lugar melhor para aprender estes valores que a escola”, destacou. 

Mãe de Monique, de 9 anos, estudante do 4o ano na Emef Prof. Cláudio R. Marques, a costureira Nilceia dos Santos também entende a relação família-escola-Prefeitura como parceria necessária. “A entrega de uniforme e materiais é um retorno de tudo, dos impostos que pagamos. É importante para que todas as crianças fiquem iguais. É também uma economia de roupa. Agora, eu posso comprar, mas sei que tem alguns pais que não podem comprar roupa nova pros filhos, assim como tem outros que não podem comprar roupa de marca e a criança fica constrangida. Eu quando criança, em São Paulo, passei por isso no infantil e recordo até hoje, porque minha família não podia comprar o uniforme. Hoje vejo na escola todo mundo igual. É muito bom. O material também ajuda bastante”, comenta. Para a dona de casa Cristiane Colombari Costa, mãe de Evelin, de 10 anos, aluna do 5o ano, e Alice, de 5 anos, no Jardim 2, “a entrega do uniforme é interessante e importante para a família, por economizar roupa de casa. As cores do uniforme estão mais bonitas. Dá mais segurança quando a criança usa, porque todo mundo sabe que estuda na escola pública”, afirma Cristiane.

Na Emef Prof. Cláudio Roberto Marques, a apresentação de ginástica rítmica, feita pela aluna do 4o ano, Júlia Lira de Figueiredo, de 9 anos, encantou a plateia. Além de estudar em escola da rede, a jovem ginasta treina em outro órgão municipal, o ginásio Gino Bernardini, ao lado do campo do Rosolen.

Investimento em qualidade

Advertisement

Neste ano, a Prefeitura entrega nas escolas municipais kits de material já montados, o que agiliza o processo de distribuição aos estudantes. Antes, os materiais eram comprados em lote, o que exigia a montagem de cada conjunto. Ao todo, são 13 kits individuais diferentes, além de agenda diária para todos os estudantes. Todos os materiais foram avaliados e aprovados pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Entre os itens distribuídos estão lápis de cor e de escrever, borracha, cadernos variados e tesourinha sem ponta, de acordo com a idade e a série do aluno. Com esta ação, a Administração Municipal reafirma o compromisso assumido em 2005, no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini, de garantir material escolar gratuito e de qualidade, de forma integral, para atender os alunos ao longo de todo o ano.

A Prefeitura comprou também itens de uso coletivo, que serão entregues para as escolas. São diversos tipos de papéis, como sulfite, canson, cartolina e crepon, por exemplo, além de durex e demais materiais usados como apoio às atividades pedagógicas. Estes produtos, normalmente, são incluídos na lista de material escolar. Com a entrega gratuita, a economia proporcionada às famílias é ainda maior.

Além da agenda e dos materiais de uso individual e coletivo, a Prefeitura distribui também uniformes de verão: duas camisetas e uma bermuda, confeccionados pelas aprendizes do curso de Costura Industrial. A novidade fica por conta das cores do conjunto. As roupas são em branco e azul, numa composição de visual leve e moderno.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

concurso concurso
Brasil12 minutos ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil58 minutos ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região2 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes13 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade16 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade18 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade19 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

Advertisement
cinema

Populares