Nossa Cidade

Empresa Confibra realiza campanha Julho Amarelo

A empresa Confibra em parceria com a equipe do UBS Ghiraldeli e o AMDAH(Ambulatório de HIV e HEPATITES virais de Hortolândia) levou até os funcionários os testes rápidos de HIV e Hepatites, na campanha do “Julho Amarelo”.

Mais de 100 testes foram realizados nos funcionários da empresa que apoiaram a campanha.

Anuncio


No Domingo(15) a Campanha Julho Amarelo foi na Feira, onde a equipe do AMDAH distribuiu kits de prevenção e orientou a população a realizar os testes.

O município de Hortolândia convida toda população para realizar os TR, este mês estamos com ênfase nas Hepatites Virais.
Você encontra o Teste no Centro de saúde mais próximo de sua casa ou no AMDAH localizado na rua Ernesto Bergamasco 262 no Vila Real, atrás da Igreja matriz.

divulgacao julho amarelo na feira

Hepatites

Considerada um problema mundial de saúde pública, a hepatite pode levar a problemas hepáticos graves causando a morte. A estimativa da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) é de que no país há entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas com hepatite, mas só cerca de 300 mil sabem que têm a doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que – em todo o planeta – 400 milhões de pessoas estejam infectadas pelos vírus da hepatite B e C, número dez vezes maior que o de pessoas contaminadas pelo HIV, mas a maior parte dos portadores sequer sabe que está doente. Segundo a OMS, apenas uma em cada 20 pessoas com hepatite viral sabe que está doente e só uma em cada 100 com a doença está recebendo tratamento.

No Brasil, a situação não é diferente. Segundo o Ministério da Saúde, milhões de brasileiros são portadores do vírus B e C e não sabem. Além do risco que correm se a doença evoluir e causar danos irreversíveis ao fígado, como cirrose e câncer, os infectados também podem transmitir a doença para outras pessoas.

O diretor de Comunicação da SBI, infectologista David Urbaez, explicou que as hepatites costumam ser silenciosas e a falta de sintomas pode retardar a busca por tratamento, o que agrava o quadro da doença. “O modelo de doença faz com que a pessoa não fique sabendo e não procure ajuda médica, pois não apresenta sintomas. A maior parte dos diagnósticos ocorre já na cirrose, aí se faz redução de danos, mas é irreversível”.

Urbaez também alertou para a necessidade de os médicos se habituarem a pedir o exame com maior frequência. Ele esclareceu que, em poucos casos, as pessoas ficam com os olhos e pele amareladas, sintoma comumente atribuído à doença.

“Isso só ocorre em casos de hepatite aguda sintomática, que acomete um percentual muito pequeno de pacientes”, disse. Quando aparecem, os sintomas podem incluir urina escura, fezes claras, dor abdominal, tontura, enjoo, vômito, cansaço, febre e mal-estar.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo