Nossa Cidade

Empresários de Hortolândia unem forças para retomada do setor fitness

Proprietários de academias, box de CrossFit, Centros de lutas e profissionais do segmento iniciam campanha de retomada das atividades.

Para evitar o colapso socioeconômico do setor de educação física de Hortolândia, interior de São Paulo, mais de 40 empresários da cidade decidiram se unir em busca de soluções para atendimento ao público, conforme as medidas estabelecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

Anuncio


A pandemia decorrente do COVID-19 atingiu fortemente o setor fitness no país, ocasionando demissões em massa e prejuízos na escala de bilhões. O CREF – Conselho Regional de Educação Física estima que o setor gera aproximadamente 38 mil empregos diretos e indiretos, mas que uma grande fatia, já encontra-se desempregada. Somente em Hortolândia, sete academias encerraram suas atividades desde o início da pandemia.

Apesar de ser visto como um dos “vilões” no processo de retomada, o setor de educação física é um dos mais passíveis de controle e essencial na prevenção e recuperação do COVID-19.

“Temos total consciência da batalha enfrentada em nosso país para assegurar a saúde da população e unimos forças exatamente por isso. Estamos juntos em prol do retorno de nossas atividades, de forma organizada, saudável e segura”, comenta Ricieri Renato de Oliveira, proprietário da Academia Geração Saúde.

Na última sexta-feira integrantes do grupo se reuniram, de forma presencial e online, para discussão de ideias, estratégias e medidas, além da avaliação dos protocolos de reabertura, conduzidos e orientados pelo CREF.

Durante a reunião foi eleito um comitê que representará todas as empresas do setor fitness da cidade de Hortolândia, para contatos e reuniões com representantes da prefeitura e governo, tendo em sua composição: Edinaldo Airton Cordeiro da Elity Fitness, Lucas Vanderlei da CrossFit XRhydon,
Mariana Lopes da Panobianco Academia e Thiago Somera da Smart Fit.

Sobre os resultados da retomada dos setores, conforme faseamento definido pelo governo, o grupo destacou que os impactos gerados precisam de avaliação.

“Desde o início do isolamento social abraçamos a causa e nos posicionamos solidários às ações. Agora porém, temos visto uma retomada um tanto quanto desorganizada em gestão, gerando aglomerações em comércios, igrejas e transportes públicos, que além de facilitarem o contato e aproximação física,
estimula a troca de vírus e bactérias por contato, o que nos leva a questionar quão segura e controlada tem se mostrado a reabertura dos setores enquadrados nas primeiras fases”, destaca Daniela Quintana, proprietária da CrossFit XRhydon.

Segundo o grupo, o objetivo principal da união do setor é demonstrar aos órgãos governamentais, bem como à prefeitura da cidade e governo do estado de São Paulo, a importância da reabertura do segmento, não apenas por aspectos econômicos, mas por se enquadrar como essencial para a saúde.

“Conseguimos de maneira extremante fácil controlar a quantidade de frequentadores em nossos espaços, através de agendamentos antecipados e check-in’s, intensificamos a higienização de equipamentos, delimitamos espaços, dispomos tapetes higienizadores e dispositivos de álcool gel, além de demais medidas exigidas pela OMS, enfim, estamos preparados para receber nossos alunos de forma segura e confortável”, explica Alexsandro Benato, Gerente Geral na Academia Corpus Gym.

De acordo com a CREF, medidas como o limite de quantidade de clientes, higienização constante dos aparelhos, controle de acesso com medição de temperatura, utilização de máscaras, disponibilização de álcool em gel, são cientificamente eficazes para que as academias possam funcionar com absoluta segurança, sem que representem qualquer risco aos usuários.

“Impedir a prática de atividade física orientada contribui para comorbidades que agravam ainda mais a situação de pessoas que estão em grupos de riscos, como obesos ou cardiopatas, ou mesmo para pessoas saudáveis, ou os que já tiveram COVID. Nosso objetivo é contribuir com a saúde de todos, intensificando a resistência, o bem-estar e saúde mental das pessoas”, finaliza Jhou Camargo, proprietário do Reduto da Luta.

O grupo tem realizado campanhas de conscientização em redes sociais, lives com profissionais e empresários da área e reuniões frequentes sobre preparos para a retomada. Dentre as empresas participantes estão:

Academia Autoestima, Academia Bio Fitness, Academia Eros Musculação, Academia Geração Saúde, Academia P4 Personal, Box 28, Box 88, Corpus Gym, CrossFit XRhydon, CF Hortolandia, CrossGT CrossTraining, CrossLife, Centro de Treinamento Sem Limites, Dynamic Fitness, Elity Fitness, Falcon Academia, Fit Treino, Furquim Academia, Hiit Fit Academia, LP Pilates, Olimpo Fitness, Reduto da Luta, Strutura Academias, Panobianco Academia.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo