Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Empresários de Hortolândia unem forças para retomada do setor fitness

Redação

Publicado

em

Proprietários de academias, box de CrossFit, Centros de lutas e profissionais do segmento iniciam campanha de retomada das atividades.

Publicidade

Para evitar o colapso socioeconômico do setor de educação física de Hortolândia, interior de São Paulo, mais de 40 empresários da cidade decidiram se unir em busca de soluções para atendimento ao público, conforme as medidas estabelecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

A pandemia decorrente do COVID-19 atingiu fortemente o setor fitness no país, ocasionando demissões em massa e prejuízos na escala de bilhões. O CREF – Conselho Regional de Educação Física estima que o setor gera aproximadamente 38 mil empregos diretos e indiretos, mas que uma grande fatia, já encontra-se desempregada. Somente em Hortolândia, sete academias encerraram suas atividades desde o início da pandemia.

Apesar de ser visto como um dos “vilões” no processo de retomada, o setor de educação física é um dos mais passíveis de controle e essencial na prevenção e recuperação do COVID-19.

“Temos total consciência da batalha enfrentada em nosso país para assegurar a saúde da população e unimos forças exatamente por isso. Estamos juntos em prol do retorno de nossas atividades, de forma organizada, saudável e segura”, comenta Ricieri Renato de Oliveira, proprietário da Academia Geração Saúde.

Na última sexta-feira integrantes do grupo se reuniram, de forma presencial e online, para discussão de ideias, estratégias e medidas, além da avaliação dos protocolos de reabertura, conduzidos e orientados pelo CREF.

Durante a reunião foi eleito um comitê que representará todas as empresas do setor fitness da cidade de Hortolândia, para contatos e reuniões com representantes da prefeitura e governo, tendo em sua composição: Edinaldo Airton Cordeiro da Elity Fitness, Lucas Vanderlei da CrossFit XRhydon,
Mariana Lopes da Panobianco Academia e Thiago Somera da Smart Fit.

Sobre os resultados da retomada dos setores, conforme faseamento definido pelo governo, o grupo destacou que os impactos gerados precisam de avaliação.

“Desde o início do isolamento social abraçamos a causa e nos posicionamos solidários às ações. Agora porém, temos visto uma retomada um tanto quanto desorganizada em gestão, gerando aglomerações em comércios, igrejas e transportes públicos, que além de facilitarem o contato e aproximação física,
estimula a troca de vírus e bactérias por contato, o que nos leva a questionar quão segura e controlada tem se mostrado a reabertura dos setores enquadrados nas primeiras fases”, destaca Daniela Quintana, proprietária da CrossFit XRhydon.

Segundo o grupo, o objetivo principal da união do setor é demonstrar aos órgãos governamentais, bem como à prefeitura da cidade e governo do estado de São Paulo, a importância da reabertura do segmento, não apenas por aspectos econômicos, mas por se enquadrar como essencial para a saúde.

“Conseguimos de maneira extremante fácil controlar a quantidade de frequentadores em nossos espaços, através de agendamentos antecipados e check-in’s, intensificamos a higienização de equipamentos, delimitamos espaços, dispomos tapetes higienizadores e dispositivos de álcool gel, além de demais medidas exigidas pela OMS, enfim, estamos preparados para receber nossos alunos de forma segura e confortável”, explica Alexsandro Benato, Gerente Geral na Academia Corpus Gym.

De acordo com a CREF, medidas como o limite de quantidade de clientes, higienização constante dos aparelhos, controle de acesso com medição de temperatura, utilização de máscaras, disponibilização de álcool em gel, são cientificamente eficazes para que as academias possam funcionar com absoluta segurança, sem que representem qualquer risco aos usuários.

“Impedir a prática de atividade física orientada contribui para comorbidades que agravam ainda mais a situação de pessoas que estão em grupos de riscos, como obesos ou cardiopatas, ou mesmo para pessoas saudáveis, ou os que já tiveram COVID. Nosso objetivo é contribuir com a saúde de todos, intensificando a resistência, o bem-estar e saúde mental das pessoas”, finaliza Jhou Camargo, proprietário do Reduto da Luta.

O grupo tem realizado campanhas de conscientização em redes sociais, lives com profissionais e empresários da área e reuniões frequentes sobre preparos para a retomada. Dentre as empresas participantes estão:

Academia Autoestima, Academia Bio Fitness, Academia Eros Musculação, Academia Geração Saúde, Academia P4 Personal, Box 28, Box 88, Corpus Gym, CrossFit XRhydon, CF Hortolandia, CrossGT CrossTraining, CrossLife, Centro de Treinamento Sem Limites, Dynamic Fitness, Elity Fitness, Falcon Academia, Fit Treino, Furquim Academia, Hiit Fit Academia, LP Pilates, Olimpo Fitness, Reduto da Luta, Strutura Academias, Panobianco Academia.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Vias do Jardim Rosolem recebem reforço na sinalização de solo

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Jardim Rosolem recebeu, nesta terça-feira (20/10), mais uma etapa dos serviços de reforço e implantação da sinalização de solo, realizados pela Prefeitura de Hortolândia. O trabalho aconteceu entre as ruas Jorgina de Souza Francisca, Ercílio Antônio Meira e Benedito Leite, localizadas próximas ao Supermercado Pague Menos. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, esta ação na região tem o objetivo de oferecer mais segurança ao grande número de pedestres que circulam por estes locais.

Publicidade

Equipes da Administração Municipal reforçaram a pintura das faixas duplas amarelas contínuas, faixas de pedestres e de retenção, lombofaixas, paradas obrigatórias, faixas seccionadas amarelas e alertas como “PEDESTRES” e “DEVAGAR”. O trabalho no bairro e em outras regiões da cidade continua, nos próximos dias.

“Pedimos a colaboração dos motoristas nesta região. Muitos pedestres circulam pelas ruas por ali e, além de redobrar a atenção, os motoristas devem seguir os limites de velocidades e as leis de trânsito para preservar a vida de todos. O interesse para a melhoria da segurança viária em Hortolândia é de todos. A implantação e o reforço da sinalização de solo são etapas importantes no trabalho de melhoria da segurança viária”, afirma o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Ciclista colide contra carro estacionado na Estrada do Panaino, na região do Novo Ângulo

Redação

Publicado

em

Por

Um ciclista ficou ferido após colidir contra um carro que estava estacionado na Estrada do Panaino, na tarde desta terça-feira (20) , na região do Jardim Novo Ângulo.

Publicidade

De acordo com testemunhas a bicicleta teria perdido os freios, vindo a colidir violentamente contra o Fiat/Pálio, que estava estacionado.

Trabalhadores do canteiro de obra no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que chegou rapidamente para prestar socorros.

Diante da gravidade dos ferimentos, o SAMU acionou o Águia da Policia Militar, que encaminhou a vítima para o Hospital de Clinicas da Unicamp. O real estado da vítima não foi informado.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Incêndio atinge moradias de madeira no Jardim Boa Esperança

Redação

Publicado

em

Por

Um incêndio atingiu três moradias na noite desta segunda-feira (19), no Jardim Boa Esperança. Em setembro um incêncendio já havia atingido sete moradias da mesma região.

Publicidade

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o fogo. As causas do incidente não foram confirmadas. Ninguém ficou ferido.

O incêndio teria comecado em um barraco vazio, enquanto que os outros dois foram desocupados antes de serem tomados pelas chamas.

A Secretaria de Inclusão foi até o local para fazer a triagem das famílias que vão precisar de acolhimento.

Em setembro, ao menos 7 barracos já haviam pegado fogo e os moradores que estavam no local foram levados para um abrigo improvisado na escola municipal do bairro Jardim Boa Esperança.

De acordo com a Prefeitura de Hortolândia o local é uma área de preservação ambiental e registra ocupação desde janeiro.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares