Nossa Cidade
Encerramento do curso de deficiência visual dá lição de cidadania
Prefeitura ofereceu formação a profissionais da rede e membros da comunidade para garantir inclusão de pessoas com deficiência visual
A fim de aprimorar o atendimento oferecido na rede municipal de ensino a alunos com deficiência visual e facilitar a inserção destes na sociedade, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, ofereceu, a profissionais da pasta e membros da comunidade, um curso gratuito de 80 horas intitulado “Conhecendo a deficiência visual: da teoria à prática”. Iniciada em março deste ano, a formação foi concluída na terça-feira (29/10), com cerimônia realizada no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, no Remanso Campineiro.
Ministrado pela professora Irene Silva dos Santos, especialista em deficiência visual, o curso apresentou conceitos sobre as deficiências visuais, discutiu as principais patologias que causam o problema, além mostrar novos paradigmas conceituais a respeito das deficiências e da acessibilidade.
Durante o curso, Irene defendeu as necessidades específicas da pessoa com deficiência visual e a importância de ter profissionais qualificados para atuar na alfabetização por meio da linguagem em Braille e do uso de outros recursos pedagógicos adaptados. “Lembro que, quando fui para faculdade, naquela época, era uma máquina de datilografia Braille para 80 professores e nós queríamos aprender para repassar nossos conhecimentos à escola. Hoje o movimento da inclusão está mais forte e acredito que a formação é fundamental para aprendizagem dos alunos que necessitam de sensações, sons, texturas, movimentos, contato e muita para entender o seu mundo da imaginação”, comentou.
Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a proposta teve a finalidade de aprimorar o atendimento a alunos com deficiência visual na rede regular de ensino, facilitando também a inserção destes na sociedade. “Vejo aqui profissionais que buscam conhecimento e desenvolvem na prática o que aprenderam. Isso só acontece com muita sensibilização. Ter esse olhar diferenciado, acolher com carinho os alunos e plantar uma sementinha a cada dia. Vocês estão de parabéns”, destacou.
Os alunos do curso, profissionais da Secretaria de Educação e membros da comunidade fizeram uma exposição de livros adaptados e escritos em Braille, confeccionados durante a formação. “Também fizemos um dia de estágio no CIER e pude perceber o quanto foi importante para mim essa vivência. Passei a enxergar o quanto nós professores precisamos dessa interação”, disse a professora Débora Rosa, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Célia Cabral do Amaral.
Durante o curso, os alunos puderam explorar aspectos que influenciam na aprendizagem da pessoa com deficiência visual, entender a importância da avaliação diagnóstica de habilidades requeridas para aprendizagem da escrita e leitura em Braille, além de refletir sobre as atitudes e sentimentos dos pais/profissionais em relação à pessoa com deficiência visual e também explorar os princípios básicos que orientam a prática pedagógica e a liberdade de expressão, através de: leituras, artes, música, teatro entre outros.
“Uma das coisas que mais me emocionaram no curso era que as pessoas passassem a observar os alunos na escola e conseguimos encaminhar alunos com possíveis deficiências”, ressaltou a professora Irene.
Confira a lista de formandos:
• Aline Cristine Gregório Barros
• Ana Ester Lotti Menezes
• Camila Rodrigues Damasceno Pereira
• Claudiana Pereira Marini
• Débora Candida Rosa
• Emília Nisi Queirós
• Fabiana Barbosa
• Ivone Alves De Souza
• Jéssica Stefani Galusni
• Lilian do Amaral Lopes
• Maria Lúcia Sales dos Santos
• Rita de Cássia Mateus
• Sheila Maria dos Santos
• Teresa Cristina Neubauer
• Viviane de Oliveira Cateli
Veja também a metodologia do curso:
Introdução aos conceitos básicos:
Cegueira
Baixa visão
Causas:
Pré-natal
Peri- natal
Pós natal
Aspectos relevantes que influem no desenvolvimento da pessoa com deficiência Visual
Desenvolvimento Neuropsicomotor
Cognitivo
Sócio afetivo
Histórico e Legislação
Histórico de atendimento para o deficiente Visual
Legislação especifica
Recursos de atendimento para o deficiente Visual
Recursos não ópticos
Recursos ópticos
Recursos eletrônicos
Informática: adaptação digital de material didático e ampliadores de tela.
Utilização funcional do resíduo visual
Confecção de materiais: adaptados e alternativos
Braille
Soroban
Acessibilidade (espaço físico, comunicação)
Orientação e Mobilidade
Escolaridade
Requisitos básicos: Estimulação visual, Orientação espacial, temporal, sentidos (visão, audição, tato, olfato), coordenação motora global e fina, equilíbrio, lateralidade, consciência corporal.
AVD e AVP.
Alfabetização – escrita e leitura adaptada para baixa visão (com foco no tipo de necessidade – periférica ou central e;ou Braille). – O Sistema Braille:
a) Alfabeto
b) Letras acentuadas
c) Sinais auxiliares da escrita: maiúscula, caixa alta, grifo, sinal de número
d) Pontuação
4. Transcrição (do sistema comum para o Braille e vice-versa):
a) Palavras, frases e pequenos textos
b) Parágrafo e centralização de títulos
c) Leitura de textos em interponto
Conceitos matemáticos – uso de material concreto e soroban. Escrita e leitura de números, as quatros operações, resolução de problemas.
Avaliação:
Avaliação das habilidades e das dificuldades da pessoa com deficiência visual dentro do contexto escolar, levando em consideração as diferenças individuais.
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Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade
A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.
Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:
“Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.
Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém
Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.
Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.
Nossa Cidade
Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira
Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.
A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.
No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.
A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.
Nossa Cidade
Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)
Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.
A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).
Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia
Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.
Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.
Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.
Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.
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