Nossa Cidade

Equipe do Samu realiza parto domiciliar em Hortolândia

 

A equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Hortolândia fez um atendimento inusitado, nesta terça-feira (30/01): um parto domiciliar foi realizado, no Jd. Novo Ângulo, com apoio do técnico de enfermagem Bruno Finotelli e do condutor de ambulância Atila Fiori. O bebê, do sexo masculino, nasceu saudável. De acordo com informações do Hospital Municipal Mário Covas, para onde mãe e filho foram levados logo após o parto, o bebê pesa 3.535 quilos. A mãe, uma jovem de 19 anos, também está em boas condições de saúde e amamenta a criança. Eles têm previsão de alta para esta quinta-feira (01/02).

Anuncio


O socorro do Samu foi acionado por volta de 10h30, para socorrer uma gestante que estava em trabalho de parto. No loca, os profissionais constataram que não daria tempo de encaminhar a mulher ao Hospital e resolveram fazer o parto ali mesmo. Finotelli é técnico de enfermagem há 11 anos e atua no Samu há cinco anos. Apesar de todo este tempo na profissão, este foi o primeiro parto que ele acompanhou.

“Foi maravilhoso participar deste momento, uma sensação única. Sou pai de duas crianças e me senti emocionado”, relata. Ele conta que para a família e emoção também foi grande, assim como a surpresa. “A mãe esperava uma menina. Na hora que nasceu, foi surpreendida com um meninão. Pedi para escolher o nome da criança, já que ela não tinha ideia de que nome colocar. Sugeri Paulo, porque é o nome do meu filho. Mas não sei se a mãe vai registrar a criança assim mesmo”, comentou o técnico.

“Temos um índice de cerca de quatro partos, por ano, realizados pelo Samu. Normalmente, estas ocorrências acontecem na ambulância, a caminho do Hospital. Em casa é mais raro ainda, até porque nossa equipe evita esta situação pelo risco que representa. O ideal é conduzir o mais rápido possível para um serviço de saúde, onde há médicos e o ambiente é seguro para a realização do parto”, afirma o coordenador do Samu de Hortolândia, Renato Lopes Machado.

Samu completa 10 anos salvando vidas em Hortolândia

O Samu de Hortolândia completou seu 10º aniversário de implantação em Hortolândia, na última semana. Há uma estimativa de que cerca de 200 mil atendimentos tenham sido realizados neste período. O serviço foi conquistado pelo município, em 2008, no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini e, desde então, a equipe se aperfeiçoa e oferece um atendimento cada vez melhor à população. A equipe de socorristas pode ser acionada pelo telefone de emergência 192.

O serviço conta atualmente com sete veículos em condições de circulação, todos com equipamentos adequados aos primeiros socorros de vítimas de acidentes, sendo inclusive uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva)-Móvel, necessária para estabilizar pessoas em estado grave.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo