Nossa Cidade

Equipes das UPAs recebem orientação de socorro à vítimas de infarto

Primeiros socorros são essenciais enquanto atendimento especializado é aguardado
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Hortolândia aplicou, na última semana, treinamento de primeiros socorros à vítimas de ataque cardíaco para servidores das UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) do Jd. Nova Hortolândia e Jd. Rosolen. De acordo com o coordenador do Samu de Hortolândia, Renato Lopes Machado, o objetivo da ação é orientar estes profissionais como proceder até que a equipe de socorristas do Samu chegue à unidade de saúde. O socorro imediato representa maior chance de sobrevivência para pessoas infartadas. Funcionários da UPA-24h do Jd. Amanda também passarão pela mesma formação, na próxima semana.
“Os profissionais recebem instruções de como prestar os primeiros socorros e reanimar uma pessoa infartada, por exemplo, até que o socorro apropriado esteja disponível. O Samu é acionado nestes casos e faz a regulação do paciente, de acordo com a gravidade, para hospitais de referência na região”, destacou o coordenador do serviço. Entre os hospitais para onde estes pacientes graves são encaminhados, estão o Hospital Estadual Sumaré e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que possuem UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Apenas pacientes fora de risco são encaminhados para o Hospital Municipal Mário Covas, que possui leitos semi-intensivos.
“Os primeiros socorros prestados nas UPAs fazem diferença na reabilitação dos pacientes. Muitas vezes, o socorro imediato representa a chance de sobrevivência da pessoa infartada”, descreveu Machado. No caso de identificar alguma ocorrência cardíaca em pessoas na rua, a população pode acionar o Samu por meio do telefone gratuito 192.
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo