Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Escola de Educação Integral de Hortolândia é apresentada na Unicamp

Prefeitura

Publicado

em

A experiência de Hortolândia na implantação do Programa da Educação de Tempo Integral, promovido pela Prefeitura, foi apresentada, nesta quarta-feira (31/07), na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), durante o “III Seminário de Educação Integral: concepções e práticas na Educação Básica Pública no Século XXI”. A integração com o Programa Viva Mais e a participação de agentes educacionais foram aspectos destacados pela secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, em sua fala na mesa de abertura.

Realizado no Centro de Convenções da instituição, o evento foi promovido pela Ceformi (Central de Formação e Mídias) da Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo e Faculdade de Educação da Unicamp e reuniu pelo menos 11 municípios da região. Além da secretária, participaram do Seminário servidores que compõem o Departamento de Educação Integral. A equipe apresentou um banner ilustrado, confeccionado artesanalmente, com fotos de atividades da Educação Integral no município, tais como as oficinas rotativas.

Sandra relembrou os primórdios do programa, entre 2010 e 2011, quando a Prefeitura já se preparava para implantar a Educação Integral no município, por meio da contratação de professores de música, via concurso, e da ampliação do número de aulas de artes e de educação física na rede municipal.

“Trouxe duas ações que desenvolvemos e são desafiadores, porque estamos em fase de ampliação da educação integral no município. Atendemos hoje mais de 3.000 crianças no Ensino Fundamental. Uma delas é que, além dos professores efetivos concursados, neste ano, começamos a fazer o chamamento público para agentes educacionais. Com isso, além de professores, temos artistas da cidade, outros pedagogos e estudantes de Pedagogia para compor conosco atividades mais diversificadas no horário do contraturno e também no horário regular”, afirmou a secretária. 

Segundo ela, outra ação importante para a educação integral em Hortolândia é o Viva Mais, programa intersetorial que prima pela qualidade de vida do cidadão e, agora, integra a educação como matriz curricular. “São 12 diretrizes, que norteiam o nosso trabalho. Uma delas é educação como ferramenta de pertencimento. Essas diretrizes norteiam o trabalho que é realizado tanto com as crianças quanto com as famílias. Nós realizamos rodas de conversa, que acontecem sempre no final da tarde ou à noite, o horário que a escola achar melhor, envolvendo as famílas, fazendo um debate em que elas podem falar um pouco sobre a qualidade de vida delas. Neste primeiro semestre, falamos especificamente da importância de a família estar junto na escola, da vida escolar de seus filhos e estarem conosco entendendo que a escola integral é trabalhar a integralidade da criança. Para isso, temos que ter a família junto. Não é só ter a criança mais tempo na escola. Se a família não tiver a compreensão disso, não podemos avançar. Finalizamos com uma frase do Paulo Freire, em que nós acreditamos muito: ‘A escola será cada vez melhor na medida em que cada ser se comportar como colega, como amigo e como irmão.’ Esse é o espírito que tem norteado a educação integral em Hortolândia”, afirmou Sandra, ressaltando a surpreendente participação dos pais e a distribuição de material didático sobre o Programa.

Educação Integral

Criado pelo governo Angelo Perugini, em 2011, o Programa de Educação Integral foi retomado em 2017. A iniciativa oferece a alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões. Para isso, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia promove nas escolas participantes estações de vivência em quatro áreas: linguagens artísticas; recreação e lazer; protagonismo juvenil; e orientação de estudos. Atualmente, há 21 escolas participantes do programa, que beneficia 3.500 estudantes municipais.

Viva Mais

O “Programa Viva Mais” tem como objetivo principal promover a melhoria e elevação da qualidade de vida e longevidade da população de Hortolândia, de forma intersetorial por meio da integração de todas as secretarias municipais e sociedade como um todo, levando a execução de ações e projetos em consonância com os fundamentos e pilares do programa.

Sua missão é transformar em ações concretas todos os fundamentos e diretrizes do programa para proporcionar uma vida saudável aos munícipes, atuando com parceria e comprometimento de todos os órgãos da Administração Pública Municipal.

O objetivo é transformar Hortolândia, num horizonte de dez anos, em cidade inteligente e saudável, com pessoas centenárias, felizes, interativas, com excelência na qualidade de vida.

 

Confira as diretrizes do programa Viva Mais:

1.Educação como ferramenta de pertencimento

2.Atividade Física, Cultural e Lazer

3.Habitação / Moradia Digna

4.Estrutura Familiar e Amizade

5.Alimentação Saudável / Segurança Alimentar

6.Qualidade do Sono

7.Abstinência de Substâncias Nocivas

8.Fé e Confiança

9.Cultura da Paz

10.Segurança

11.Zelo pelo Meio Ambiente

12.Trabalho Prazeroso

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 3784 casos confirmados, 3581 curados e 132 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(18) mostra que o município teve 3784 casos confirmados, 3581 curados e 132 óbitos.

Casos confirmados: 05 pacientes internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 10 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos: 06 casos internados em UTI’s fora do município; 04 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 433 em isolamento domiciliar.

3694 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

A partir de 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

90% das vagas de emprego do Assaí atacadista são preenchidas por moradores de Hortolândia

Redação

Publicado

em

Por

Hortolândia dá mais um importante passo para a retomada do crescimento econômico. Um novo empreendimento comercial, o atacadista Assaí, inaugurou, nesta sexta-feira (18/09), sua nova loja no município. Dos 500 novos empregos, diretos e indiretos, gerados no município, 90% das vagas foram preenchidas por moradores da cidade. As informações são da rede atacadista. Hortolândia conquistou a filial no ano passado, quando a empresa anunciou sua intenção de abrir uma loja na cidade em reunião com representantes da Prefeitura.

Para auxiliar os interessados no cadastramento e preenchimento do currículo, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, ofereceu suporte e realizou orientações aos candidatos interessados em concorrer às vagas de emprego divulgadas pela empresa do setor atacadista Assaí. O processo de seleção foi realizado pela internet.

A conquista de novas empresas para a cidade, com geração de emprego e renda, é uma das prioridades da Administração Municipal, que realiza ações e obras, por meio de parcerias com o setor público e a iniciativa privada, para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano de forma planejada e sustentável. Dentre as novas empresas que chegaram à cidade estão Odata (tecnologia), Embalixo (fabricante de embalagens) e Assaí Atacadista (comércio atacadista).

Hortolândia tem grande capacidade de atração de investimentos, o que pode ser constatado pelo crescente número de instalação de empresas no município. De acordo com a base de dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que utiliza informações da Receita Federal, o número total de estabelecimentos na cidade praticamente triplicou, desde 2018, totalizando, em 2020, 8.814 estabelecimentos, o que representa um constante crescimento e desenvolvimento do município. Nos dados divulgados pela Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), somente no mês de agosto, foram registradas a abertura de 61 novas empresas.

“A inauguração do Assaí Atacadista em Hortolândia é mais uma evidência de como o mercado consumidor da cidade está cada vez mais atrativo para novos investimentos. Sua instalação é mais um motivo para que o cidadão gaste na cidade, para que o comerciante possa suprir seu estabelecimento com produtos em valores competitivos e que a economia local se beneficie dessa novidade. Nos seus quase 15 mil metros quadrados o atacadista gerou 300 postos de trabalho diretos impactando positivamente todas essas famílias em momento de acentuada crise. O momento de hoje representa uma grande esperança diante dos momentos difíceis que vivemos com a pandemia e dá mais uma amostra da resiliência da nossa cidade”, enfatizou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet.

MAIS MOBILIDADE E MELHORIAS NO TRÂNSITO

A Prefeitura de Hortolândia trabalha na finalização de um novo viário nas proximidades do atacadista Assaí, na Região Central. No local são realizadas obras de prolongamento de duas novas ruas que vão integrar a rua Luiz Camilo de Camargo ao Jardim das Paineiras. Além de facilitar o tráfego de veículos pela principal área comercial da cidade, o viário inclui ciclovia e calçada para pedestres, ampliando a mobilidade das pessoas. O serviço é realizado com recursos financiados pelo Banco CAF.

A EMPRESA

De acordo com o grupo empreendedor, a primeira loja do Assaí Atacadista surgiu em São Paulo, em 1974, com foco no abastecimento do pequeno transformador. Em 2007, a empresa passou a fazer parte do GPA, uma empresa do Grupo Casino e maior varejista do Brasil. Essa parceria alavancou a história de crescimento e, assim, de 14 o atacadista passou a ter 175 lojas, com geração de mais de 45 mil empregos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Rodovias do Tietê distribui antenas anti cerol na rodovia SP-101 em Hortolândia

Avatar

Publicado

em

Os motociclistas que passam pela Rodovia jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101) na manhã desta sexta-feira (18) no quilômetro 14, em Hortolândia receberam gratuitamente, antenas capazes de cortar linhas de pipa com cerol que foram acopladas ao guidão do veículo. O objetivo da distribuição é evitar acidentes com usuários ao longo da via.

As equipes distribuíram quarenta antenas, na Base de Serviço de Atendimento ao Usuário. Os agentes contaram com o apoio da Artesp e do Policiamento Rodoviário do 4° Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

Toda a ação seguiu os protocolos onde foi respeitado às normas da vigilância sanitária e as equipes devidamente equipadas com EPIs, e os motociclistas abordados de forma aleatória e contida para evitar aglomerações.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares